terça-feira, 31 de março de 2015

PAULO SALVIANO SE DESPEDE DA CÂMARA MUNICIPAL

Nos últimos quatro anos quem chegou à Câmara de Vereadores poderia até não encontrar um vereador, no entanto, um personagem se fixou como representante da casa e sempre recebeu a todos com a mesma atenção e respeito que lhe é peculiar. O secretário Paulo Salviano realizou, desde janeiro de 2011, um grande trabalho auxiliando os vereadores em uma das funções mais importantes da casa. Aprovado no concurso público de São Pedro para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, Paulo se despediu ao final da sessão desta terça-feira e deu lugar à jovem Elaine Faustino.
Em seu facebook ele agradeceu a confiança depositada em sua pessoa e relembrou momentos marcantes de sua jornada como Secretário da Câmara. Confira:
"Dever cumprido! Este é o meu sentimento nesse momento, após 4 anos e 3 meses exercendo o cargo comissionado de secretário geral do quadro de servidores da Câmara Municipal de São Pedro-RN. Quero agradecer a Deus e a minha família por tudo, em especial aos Presidentes que convivi por este período: Lindbergh (Serrinha), Adailson (Prefeito) e José Costa (Dedé de Titico) e aos vereadores das duas legislaturas que vivenciamos ao longo desse tempo, foi uma experiência incrível. Agora após aprovação no concurso público exercerei em breve minha nova função de Agente comunitário de Saúde, cargo efetivo da Prefeitura do meu Município São Pedro. Obrigado a todos."  Facebook

Do Blog: Quero, em nome do Blog Atualidadesp, agradecer a Paulo Salviano pela presteza nos momentos em que buscamos informações na casa, mantendo sempre a ética profissional e o respeito ao trabalho jornalístico que fazemos. Desejamos boa sorte na sua nova função e que continue lendo e contribuindo com nosso meio de comunicação.

3 REQUERIMENTOS APROVADOS NA SESSÃO DA CÂMARA ESTA NOITE

A Câmara Municipal de Vereadores de São Pedro voltou a se reunir esta noite e, contando com 8 vereadores, Marília faltou novamente, aprovou 3 requerimentos. Confira:
Requerimento 013/2015 (vereador Clovis): solicitou a reinstalação da iluminação do Estádio Paulo César Cajueiro e que o carro que desgota as fossas fosse enviado à comunidade de Lagoa do Sobrado. Segundo o vereador alguns moradores da comunidade o procuraram.
Requerimento 014/2015 (vereadora Crinaura): solicitou que a Prefeitura providencie a presença do carro fumacê em nossa cidade.
Requerimento 015/2015 (vereador Marcio Graciano): solicitou que fossem realizados reparos na passagem molhada sobre o rio Potengi e que fossem instalados na cidade as lixeiras fixas e banheiros públicos.
Além das votações houveram as discussões de interesse pessoal dos vereadores, muito bem classificadas pelo vereador Adilberto, como inoportunas e que não interessa ao público, do qual os edis são representantes escolhidos pelo voto.

AULAS EM SÃO PEDRO SÓ VOLTAM NA SEGUNDA-FEIRA (06)

Passagem molhada apresenta riscos para veículos
A Secretaria de Educação de São Pedro informou que suspendeu as aulas desta tarde e noite em função da impossibilidade dos transportes de alunos não poderem transitar pela passagem molhada do rio Potengi. Com os estragos causados pelas chuvas de ontem e como a maioria dos estudantes vem do outro lado do rio, ficou definido que não teríamos aulas hoje.
A Secretaria informou, no entanto, que mesmo sem aulas, os professores deverão ir à escola para realizarem atividades pedagógicas e organizarem seus planejamentos. Se tudo ocorrer dentro do que está determinado, todas as escolas retornarão na segunda-feira e teremos, enfim, o desenvolvimento das aulas normalmente.

RIO POTENGI COM CHEIA EM SÃO PEDRO

O rio Potengi também chegou com cheia em nossa cidade. A passagem molhada volta a ser destaque por estar em dificuldades para o trânsito de veículos. Veja imagens que circulam nas redes sociais:

DISCUSSÃO DO PME: PROFESSORES CONVIDADOS

Durante a realização da Jornada Pedagógica de São Pedro, em 2015, foi realizado o desejo de alguns educadores que vinham solicitando a inclusão de seus nomes na equipe de organização e sistematização das Metas do Plano Municipal de Educação do nosso município. Foi aberta a possibilidade de todos participarem e, aproximadamente, 20 profissionais deram seus nomes.
Na tarde desta terça-feira, no Centro de Ensino Rural, terá início uma jornada que se prolongará até o dia de amanhã onde todos estão convidados a comparecer para contribuir nas discussões. A Secretária de Educação, Jaíra Garcia, reforçou a importância da participação de todos, diante da urgência para elaboração do Plano e informou que aguarda, ansiosa, que todos estejam presentes.
A reunião começará às 14 horas e nós estaremos lá para conferir o desenrolar das atividades registrando os principais fatos. É hora de contribuir para definir o futuro e os passos que a nossa Educação irá dar nos próximos anos. Não fique de fora.

segunda-feira, 30 de março de 2015

AÇUDES CHEIOS EM SÃO PEDRO

Açude do bairro dos Fiéis que estava seco
Foto: Blog do Adil
A chuva que banhou São Pedro nesta segunda-feira, que segundo informações que nos foram cedidas pela Secretaria de Agricultura do município alcançou 45,5 mm, trouxe água aos dois principais açudes da cidade.
O açude do Bairro Boa Sorte, entrada da cidade para quem vem de Natal, já estava com água e a alegria foi pela belíssima sangria. Já o do Bairro dos Fiéis, que encontrava-se praticamente vazio, surpreendeu pelo grande volume de água acumulado.
Ainda segundo a Secretaria de Agricultura, as chuvas que caíram em São Pedro, não contabilizando a chuva de hoje, chegou aos 293,2 mm durante o mês de março. Um acumulado que supera a média em nosso município e que fica acima da expectativa que se tinha diante do que ocorreu nos últimos meses.
Bela sangria do açude do Bairro Boa Sorte. População aproveitou para pescar.

APROVADA PELO SENADO LEI QUE ACABA COM AS COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS

A Proposta de Emenda Constitucional que acaba com as coligações proporcionais entra em uma fase decisiva. Após ser aprovada pelo Senado, a votação na Câmara dos Deputados, que deverá ocorrer após a Semana Santa, é determinante para mudar as regras para escolha de deputados federais, estaduais e vereadores.
O consultor e professor universitário Gaudêncio Torquato avalia que o fim das coligações proporcionais torna o pleito mais democrático. “As coligações proporcionais são instrumentos de negociação, meandros de um fisiologismo e criam disfunção bastante forte no conjunto da política”, analisou, chamando atenção que pelo sistema atual nem sempre os mais votados se elegem e deputados com votações menores terminam conseguindo o mandato. “O sistema democrático pressupõe voto na maioria”, ressaltou.
Entenda como funciona o Sistema Proporcional.

MUITA CHUVA EM SÃO PEDRO

Um dia de espetáculo da natureza em nossa cidade. A chuva tão esperada banhou todo o município e trouxe alegria aos agricultores e às pessoas que aproveitam para tomarem o tradicional banho nas ruas demonstrando toda a sua alegria e satisfação com o bem divino que é a chuva. Mesmo trazendo alguns prejuízos a algumas pessoas a chuva é muito bem-vinda e esperada pela população. Confira as imagens feitas pelo blog e enviada pelos nossos leitores:
Na rua Getúlio Vargas as ruas ficaram alagadas e as pessoas fizeram a festa
No Conjunto João XXII a passagem molhada foi atração para a população (Imagens: David Moura).
Na rua Manoel Félix (rua das escolas), o lixo colocado diminuiu um pouco a beleza 
Mande suas imagens para o Blog.

domingo, 29 de março de 2015

PT SE REÚNE PARA FORMAR COMISSÃO PROVISÓRIA

Informações e imagem JSP NOTÍCIAS
O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Pedro reuniu parte de seus membros hoje (29) pela manhã para a formação da nova Comissão Provisória que irá gerir o partido até outubro, quando haverá as eleições gerais para a eleição do novo diretório com mandato de 3 anos. Foi escolhido como novo presidente, o professor Antônio Félix (Toinho). Os demais cargos foram preenchidos por José Eduardo (Secretário), Fortaleza (Tesoureito), Márcia Nogueira (Secretária de Formação). Além desses, fazem parte como membros da executiva, Graça Ribeiro, Jeconias e Jeanne Nogueira.
Além de filiados locais, representantes do Diretório Estadual estiveram presentes e avaliaram outras questões, como a saída do partido da Secretaria de Agricultura e a posição do partido para as eleições do ano que vem. 

PAIS E ESTUDANTES RECLAMAM DE MAIS UMA SEMANA SEM AULAS NA EEPPA

Calçada foi concluída...
Mas, banheiro emperrou...
A Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino continuará mais uma semana sem aulas. A reforma que está sendo realizada na mesma, com recursos de projeto de acessibilidade, entra na terceira semana e continua impossibilitando a continuidade das aulas. O fato não está agradando os pais e estudantes que não entendem como os profissionais não conseguiram construir um banheiro em uma semana de trabalho.
Ao todo serão dez dias letivos perdidos e, praticamente, três semanas sem aulas. Para piorar a situação, diante da falta de aulas a Escola também ficou sem atendimento e, praticamente, todos os funcionários se deram férias. Não foi possível encontrar pessoas para solicitar documentos ou qualquer informação da escola.
Muitos pequenos problemas poderiam ser solucionados aproveitando o tempo sem aulas, porém, a Direção da Escola não mobilizou o corpo de funcionários e o abandono foi visível. Alguns acreditam que ainda dá para aproveitar o tempo durante esta semana e colocar alguns detalhes em seus lugares, no entanto, é necessário que se mude a forma de agir. A escola precisa recuperar a sua credibilidade.

7 SUSPEITOS DE EXPLOSÕES DE CAIXAS ELETRÔNICOS FORAM MORTOS PELA POLÍCIA

Ação eficiente da Polícia
Sete suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em explodir caixas eletrônicos foram mortos por homens do Batalhão de Operações Especiais - BOPE da Polícia Militar (PM) e do grupo de Combate ao Crime Organizado – DEICOR, da Polícia Civil na madrugada deste domingo, 29, em Currais Novos, na região do Seridó do Rio Grande do Norte/RN. 
A operação foi coordenada pela delegada Daniela Filgueira, do DEICOR.
Segundo a PM, o grupo estava em dois veículos, um Gol e um Corsa, quando reagiu com tiros após serem perseguidos e acabaram morrendo no confronto. Uma oitava pessoa que estava com a quadrilha foi detida. Ele alegou que era taxista, e foi forçado a dirigir para o bando.
De acordo com a polícia, o confronto aconteceu por volta das 2h da madrugada, na BR-226, na entrada da cidade próximo a uma distribuidora. A intensa troca de tiros assustou moradores da região. 
Com os elementos foram encontrados um arsenal composto por 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e vários explosivos.
O Serviço de Inteligência da Polícia Civil monitorava a quadrilha que planejava explodir os terminais eletrônicos de agências bancárias de municípios da região do Seridó.
Os corpos foram encaminhados para o Hospital Regional de Currais Novos, e em seguida quatro serão transferidos para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) de Caíco e três serão encaminhados para exames em Natal.
Após o trabalho em Currais Novos, os policiais retornaram para a Grande Natal, onde estariam fazendo buscas por mais suspeitos do mesmo bando.
De acordo com a assessoria, a Secretaria de Segurança Pública do Estado realizará uma entrevista coletiva ás 10h da manhã de segunda-feira (30), em Natal, onde repassará detalhes da operação, denominada de Hefesto.

A Polícia Civil está empenhada na investigação, afim de descobrir a origem dos criminosos e como eles agiam.
Veja as IMAGENS FORTES

sábado, 28 de março de 2015

CONSIGNADOS DE SERVIDORES DO ESTADO ESTÃO SUSPENSOS

Servidores do RN que tentaram realizar empréstimos consignados nas últimas horas se surpreenderam com a decisão do governador, Robson Faria, em suspender o serviço.
A notícia desagradou várias categorias, principalmente a dos militares, que receberão o novo aumento de 9% e estão se sentindo diretamente prejudicados com a medida.

Em contato com a secretaria de finanças do estado, servidores souberam que o governo suspendeu os consignados porque abrirá licitação e em 60 dias o serviço se normalizará.

GOVERNO DECRETA EPIDEMIA DE DENGUE NO RIO GRANDE DO NORTE

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, decretou epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no início da tarde desta sexta-feira (27), no gabinete do Secretário. Diante desse quadro, Ricardo Lagreca informou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensificará as ações de combate à doença.


Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados 7 casos suspeitos, dos quais um foi confirmado. 

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DE PREGÃO PRESENCIAL PARA COMPRAS DE PEIXE E ARROZ

Produtos serão entregues
na semana santa
RESULTADO DA LICITAÇÃO A Prefeitura Municipal de São Pedro/RN, através da Pregoeira Oficial do Município, torna público o resultado do Processo nº. 04030002/15 na modalidade Pregão Presencial nº. 000016/15, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE PEIXE E ARROZ PARA DISTRIBUIÇÃO DURANTE A SEMANA SANTA, no qual a empresa INDÚSTRIA CRUZ DE PESCADOS LTDA (CNPJ: 09.015.680/0001-91), saiu vencedora do ITEM 01 com valor total de R$ 28.770,00 (vinte e oito mil setecentos e setenta reais) e a empresa KM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTA (CNPJ: 06.096.117/0001-05), saiu vencedora do ITEM 02 com valor total R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais).
São Pedro/RN, 25 de março de 2015.
PRISCILA MABEL ARAÚJO BRÁZ
Pregoeira Oficial do Município

sexta-feira, 27 de março de 2015

ATUALIZANDO: SÃO PEDRO

INDEFINIÇÃO DA HORA ATIVIDADE
Já chegamos ao final do mês de março e nada ficou definido. Após a decisão da Prefeitura de só negociar após a retirada de ação que encontra-se na justiça, estamos no aguardo que o Coordenador Luciano Costa obtenha um posicionamento da Regional do Sinte para marcar uma Assembleia. Aos professores que buscam essa informação a espera é de que, até o início da próxima semana, tenhamos uma decisão sobre a realização da assembleia.

PROFESSORA CONCURSADA ACUSA PREFEITURA DE RECUSAR RECEBIMENTO DE DOCUMENTAÇÃO
A professora Walleska Andrade Fortaleza de L. Carvalho, aprovada em segundo lugar no concurso para a prefeitura de São Pedro, se disse injustiçada pela postura tomada pela prefeitura que sequer quis receber sua documentação. Em comentários nos blogs da cidade a professora demonstrou sua indignação. Confira.

PREFEITURA AMPLIA TEMPO PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO
Por outro lado, a informação que vem da Prefeitura é de que foram enviadas comunicações aos concursados convocados que não se apresentaram, prorrogando por 5 dias o prazo para que apresentem-se com documentação. Caso contrário, serão convocados outros que foram aprovados fora das vagas.

OBRAS NA EEPPA E RETORNO DAS AULAS
A informação que temos é que as obras que estão sendo realizadas na EEPPA só terminarão na próxima quarta-feira, no entanto, em contato com a direção da Escola, a notícia é de que neste sábado teremos uma definição se as aulas retornam realmente na segunda-feira ou não. Traremos as informações. Fiquem de olho no blog.

HENRIQUE ALVES DEVE SER NOVO MINISTRO DO TURISMO

A cúpula do PMDB chegou a um consenso em torno do nome do ex-presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para ocupar o Ministério do Turismo. Ele irá para a vaga que hoje é ocupada pelo ministro Vinicius Lage, afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros. A expectativa é que o nome de Henrique Alves seja o próximo ser anunciado para integrar o primeiro escalão de Dilma. Alves já escolheu até um apartamento para alugar em Brasília.

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação, Renato Janine Ribeiro é professor aposentado da Universidade de São Paulo com doutorado em filosofia. Ele ensinou por 20 anos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com ênfase em ética e filosofia política. Renato Janine Ribeiro foi anunciado novo Ministro da Educação nesta sexta-feira (27). Ele vai tomar posse dia 6 de abril.

CONVITE MISSA DE UM ANO DE VIDA ETERNA DE "PAJUÁ"


JUNINA SEU PEDO TERÁ ENSAIO NESTE SÁBADO

A pouco menos de 3 meses para o período de festejos juninos a Junina Seu Pedo que vem de dois anos de muita movimentação, tenta iniciar as atividades visando se organizar para representar, mais uma vez, nosso município.

Neste sábado haverá um ensaio geral na quadra de Esportes Izabel Moura, próximo ao Estádio Paulo César Cajueiro, às 14 horas. Todos os que estiverem interessados em participar basta comparecer e fazer sua inscrição na hora deste que é o primeiro ensaio.

O convite está aberto a todos os jovens que gostam dos arraiás e tem o desejo de participar. A organização aguarda que tenhamos bastante jovens.

quinta-feira, 26 de março de 2015

PROFESSORA SE MOSTRA BASTANTE ANIMADA PARA DESENVOLVER ATIVIDADES FISICAS PARA OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Professora de Educação Física e Personal Traine Lizandre Dayane aprovada em primeiro lugar no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de São Pedro, RN esteve recentemente em nossa cidade, e conversando com algumas pessoas a mesma se mostrou bastante animada e empenhada para desenvolver várias atividades para seus futuros alunos, ela que vai ministrar a disciplina de educação física nas escolas da rede municipal de ensino, falou para à Coluna Saúde e Nutrição, do nosso blog, que esta muito animada e feliz em fazer parte do quadro docente do município e que seus alunos serão os principais beneficiados, pois suas aulas serão bastante inovadoras e que a educação física vai muito, mas além do que jogar bola, vôlei ou correr.
A Professora também falou que seus professores da universidade a elogiaram muito, pois sua nota no concurso foi a maior entre os oito municípios que realizaram o certame naquela data para a vaga de licenciatura em educação física, ou seja, em qualquer município que ela tivesse feito à prova teria sido aprovada em primeiro lugar na sua área, escolheu fazer em São Pedro devido sua família (tias e primos) serem moradores dessa cidade há muito tempo. Lizandre Dayane é recém-formada em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e passou também dois anos estudando Educação Física em Portugal.

Por Arthur Silva

ENCONTRO PARA DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Na próxima segunda-feira (30), acontecerá o encontro para discussão do Plano Municipal de Educação de São Pedro. Com início à tarde e continuidade pelos dias de terça e quarta-feira, o encontro é destinado aos professores que se prontificaram a ajudar na elaboração do plano na última reunião pedagógica.
As discussões ocorrerão nos três turnos na Creche Menino Jesus, para que possa atender a todos os professores que deverão se organizar observarem a possibilidade de comparecer em turnos diferentes daquele em que estarão em sala de aula com os alunos. Todos estão convidados a darem as suas contribuições, uma vez que a cada dia fica mais curto o prazo para elaboração do PME.

CURSINHO VESTPOTENGI VAI PREPARAR ESTUDANTES PARA ENEM E IFRN

Estudantes da UFRN, graduandos, estão investindo em um novo projeto na região Potengi. Trata-se do VESTPOTENGI. Um cursinho que terá duração de 7 meses e acontecerá aos sábados, duas vezes ao mês, com carga horária de 4 horas ao dia.
O principal idealizador do projeto, Júnior Oliveira, esteve em São Pedro e confirmou para o nosso blog que já fechou acordo com a direção da EEPPA para poder utilizar as dependências da Escola para realização das aulas que tem como foco principal a preparação de pessoas para o ENEM e para o IFRN.
Para maiores informações é possível entrar em contato através do e-mail vestpotengi@gmail.com ou pelos telefones 99211872 e 91632690. As mensalidades custam 30 reais e o material (cópias) estão inclusos. Os professores são estudantes de licenciatura da UFRN e as matrículas podem ser realizadas com Rosineide na Drogaria Brandão.
Em Barcelona as aulas já terão início no dia 28 de março, na Escola Municipal Pedro Azevedo Maia, às 9 horas da manhã. Em São Pedro só após a semana santa, durante o mês de abril.

PREFEITO VAI À CÂMARA, ALTERAR PROJETO PARA GARANTIR PISO SALARIAL AOS PROFESSORES CONTRATADOS

O prefeito de Bom Jesus, Edmundo Aires de Melo Júnior, esteve hoje na Câmara Municipal reunido com os vereadores de sua bancada para alterar o projeto de lei que autoriza a contratação temporária de professores e outros prestadores de serviço. A alteração se fez necessária pela necessidade de enquadrar o salário dos professores no piso nacional estipulado pela lei federal.    
O projeto estava com um salário inferior e o prefeito achou por bem, enquadrar também os professores contratados no piso de acordo com a carga horária.    
“Se a legislação determina um piso nacional que já pagamos aos efetivos, nada mais justo que os nossos professores contratados tenham o mesmo direito, por isso fiz questão de vir à Câmara Municipal para corrigir o projeto junto com os vereadores de nossa Bancada.” Afirmou o chefe do executivo municipal.

quarta-feira, 25 de março de 2015

PREFEITURA NOMEIA CONCURSADOS

Dos 40 convocados na primeira chamada do Concurso, a Prefeitura de São Pedro já publicou, no Diário Oficial do Município, portarias de nomeação de 6 pessoas. Todos os nomeados são professores e, alguns, já estão em atividades em sala de aula. Hoje, com o final do prazo, teremos a definição de quantos convocados deixaram passar a oportunidade. Confira abaixo as portarias, nomes e funções dos nomeados.


Portaria de Nomeação nº 024 /2015: Jeane Paixão da Silva, para assumir o cargo de Professora do Ensino Fundamental I;
Portaria de Nomeação nº 025 /2015: Hugo Renann Nascimento de Macedo Silva, para assumir o cargo de Professor de História dos Anos Finais do 6º ao 9º ano;
Portaria de Nomeação nº 026 /2015: Izabel Cristina de Souza Nunes, para assumir o cargo de Professora do Ensino Fundamental I;
Portaria de Nomeação nº 027 /2015: Milena Gomes do Rosário Duarte dos Santos, para assumir o cargo de Professora do Ensino Fundamental I;
Portaria de Nomeação nº 028 /2015: nomeia Angela Giselda Vicente da Silva, para assumir o cargo de Professora do Ensino Fundamental I;
Portaria de Nomeação nº 029 /2015: Erirobson Dantas de Lima, para assumir o cargo de Professor de Português dos Anos Finais do 6º ao 9º ano;
Portaria de Nomeação nº 030 /2015: Woslley Ítalo Ferreira Melo, para assumir o cargo de Professor de Matemática dos Anos Finais do 6º ao 9º ano.


terça-feira, 24 de março de 2015

ATENÇÃO CONCURSADOS: PRAZO ENCERRA AMANHÃ

Os concursados convocados pela Prefeitura de São Pedro terão até esta quarta-feira, 25 de março, para se apresentarem com documentação e exames exigidos pelo edital do concurso. Desde a divulgação da convocação vive-se a expectativa de que, após a data limite, seja ampliado o número de convocados, e aqueles que não conseguirem cumprir o prazo cederão seu lugar para aqueles que estão na espera.
Um dos maiores problemas está sendo com relação aos professores que, apesar de estarmos no final do prazo, ainda há alguns que não compareceram e outros que desistiram, o que vem causando dores de cabeça nas escolas que não possuem professores em número suficiente e que já estão enfrentando as cobranças dos pais de alunos.
Na próxima quinta-feira já deveremos ter uma caracterização real da situação e a necessidade deverá ser anunciada. Vamos aguardar e, por enquanto, todos fiquem conscientes de que ainda não será agora que teremos as situações normalizadas nas escolas e em outros setores.

ASSASSINATOS DIÁRIOS NO BRASIL SUPERAM QUEDA DE AVIÃO NA FRANÇA

A queda de um avião na França, com 150 mortos, comove o mundo, inclusive nós brasileiros. No entanto, apesar de nos associarmos às dores das famílias, é preciso observarmos que aqui, bem pertinho de nós, no Brasil, a média de mortes por assassinatos foi de 153 pessoas ao dia no ano passado. Em outras palavras, é como se caísse um avião por dia no Brasil, sem que ninguém se importasse com isso. Virou paisagem. Alguns até dizem: "o Brasil não é tão violento assim... É um exagero o que dizem. É complexo de vira-lata."
No ano de 2014 o total de assassinados no Brasil no ano passado foi de mais de 56 mil brasileiros, uma média de 153 assassinatos por dia; mais do que o Estado Islâmico foi capaz de degolar, mais do que os assassinatos no Iraque, na Síria e no Afeganistão juntos. Nenhum desses mata mais que se mata no Brasil.


ADALIA LIEGY PARTICIPOU DE REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

A Diretora da Escola Estadual Professor Pedro alexandrino, Adália Liegy, participou da reunião realizada na 4ª DIREC com o Secretário de Educação do Estado. Segundo suas palavras o Secretário repassou confiança e vontade de resolver as situações. Ele reforçou que o grande problema que vem enfrentando ainda é a falta de professores e confirmou que em breve serão convocados mais seletistas e concursados.
Em uma rede social Liegy declarou: "o Secretário tem competência e boa vontade, acho que podemos confiar". A confiança aumenta ao ponto que a Escola, apesar de estar com as atividades paralisadas pelas obras que estão sendo realizadas, hoje conta com, praticamente, seu quadro de professores completo.

AVIÃO COM 150 PESSOAS CAI NA FRANÇA

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24). A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Düsseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 150 pessoas a bordo – 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.
O QUE SE SABE ATÉ AGORA:
– Um avião Airbus A320, da companhia Germanwings, caiu na manhã desta terça-feira (24), no sul da França;
– O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha;
– O avião decolou com meia hora de atraso, mas a companhia ainda não sabe informar o motivo;
– A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes;
– Não há sobreviventes, disse o governo francês;
– A aeronave descolou às 9h55 locais (5h55 de Brasília);
– Segundo a empresa, a queda durou oito minutos;
– Destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude;
– Segundo o ministro do Interior francês, uma caixa-preta do avião foi encontrada;
– A Direção Geral de Aviação Civil da França negou que um pedido de socorro teria sido emitido pelo avião antes da queda;
– A aeronave passou por manutenção de rotina um dia antes do acidente;
– Ainda não se sabe o que causou o desastre.
Logo após a notícia do acidente, o Ministério do Interior francês informou que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press.
Um helicóptero que pousou no local constatou que não havia sobreviventes, disse o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, segundo a agência France Presse.
Pouco antes da confirmação, o presidente francês, François Hollande, já havia comentado que eram poucas as chances de ter sobreviventes.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO EM SÃO PAULO DO POTENGI

Foto e informações: Blog do Silvério Alves
O Secretário Estadual de Educação e Cultura, Chagas Fernandes, está em São Paulo do Potengi. O Secretário esteve à tarde, na sede da 4ª DIREC, onde se reuniu com o diretor daquela instituição, Silvério Alves, e os diretores das escolas estaduais jurisdicionadas. Em seguida, Chagas visitou as Escolas Estaduais em São Paulo do Potengi, o Maurício Freire e o Dinarte Mariz.
E a agenda do Secretário, à noite, continua sendo em São Paulo do Potengi. Às 18h30, ele concedeu entrevista na Rádio Potengi, no Programa Destaque Político, apresentado por Silvério Alves, e em seguida, desde as 19h, ele profere palestra no I Seminário Municipal de Educação, promovido pelo PT municipal, na Câmara de Vereadores.

NOITE DE CHUVA E MANHÃ GELADA EM SÃO PEDRO

Amanheceu um dia gelado em São Pedro. Após uma noite inteira de chuvas abençoadas, a terça-feira chegou com ruas molhadas e uma friezinha convidativa a se ficar na cama. Para os agricultores esse tipo de clima deve ser a realização plena.

Felizmente a nossa região vem registrando chuvas nos últimos dias e isso vem mudando o cenário e a esperança do povo. É a natureza cuidando de si própria e lavando toda a sujeira praticada pelo ser humano sobre ela.

Com a chegada do período chuvoso, a proliferação de besouros e, consequentemente, sapos, aumenta e cuidados devem ser tomados pela população, especialmente, para evitar problemas, principalmente com crianças.

segunda-feira, 23 de março de 2015

AMÉRICA CAMPEÃO

O América enfrentou o Alecrim na noite de ontem na Arena das Dunas na decisão do Primeiro Turno do Campeonato Potiguar 2015, ano do centenário dos três maiores clubes do RN. Jogando pelo empate o time rubro teve sua vida facilitada logo nos primeiros minutos quando o goleiro adversário foi expulso.

Cascata, no primeiro tempo, acertou um belíssimo chute e marcou o primeiro gol da partida. No segundo tempo, já nos minutos finais, o sumido, mas, sempre perigoso Max, recebeu cruzamento na área e não perdoou. 2 a 0 e vagas garantidas nas Copas do Nordeste e do Brasil em 2016.
Confira os gols da vitória rubra no vídeo ao lado.

ATUALIZANDO: EDUCAÇÃO EM SÃO PEDRO

REDE MUNICIPAL SEGUE NORMALMENTE
A rede municipal de Ensino segue normalmente, e dentro das condições, com as aulas. A Escola Municipal Izabel Moura de Andrade já começou receber novos professores, porém, segue com horário especial à tarde e à noite. A Direção da Escola espera que até o final de semana cheguem os professores que estão dentro das necessidades e que as aulas se normalizem.

EEPPA REDEFINE DATA DE RETORNO
Em conversa esta manhã com os responsáveis pelos serviços que estão sendo realizados na escola ficou definido que as aulas só retornarão na próxima segunda-feira, 30 de março. Durante toda a semana as atividades realizadas não permitirão que os estudantes estejam nas dependências da Escola.

TRANSPORTES DEVERÃO IR ÀS COMUNIDADES
A Secretaria de Educação nos repassou a informação de que os transportes escolares deverão cumprir seus horários e rotas. Portanto, para os estudantes da rede municipal, que dependem dos transportes, fica a segurança de que chegarão à escola normalmente.

domingo, 22 de março de 2015

ESCOLA ESTADUAL CONTINUARÁ SEM AULAS

A EEPPA continuará sem aulas, pelo menos, nos próximos três dias. Continuam nesta segunda-feira (23), os trabalhos de reforma que estão sendo realizados no prédio da Escola. Desta vez serão os banheiros que estarão sendo reformados e construído outro banheiro adaptado à acessibilidade.
A Direção informou que espera a compreensão da comunidade, visto que é uma obra de extrema importância e que não possibilita a realização com as aulas em desenvolvimento. Porém, para poder informar melhor e levar os pais a conferirem o que está sendo realizado, convidam a todos os pais e responsáveis para estarem presentes nesta segunda-feira, 23, a partir das 8 da manhã em importante reunião na própria escola.

TARDE DE CHUVA EM SÃO PEDRO E FUTEBOL NO PAULO CÉSAR CAJUEIRO

A tarde de domingo em São Pedro está bastante convidativa para uma boa cama, um lençol quentinho, aquele chocolate quente e boa companhia. A chuva que ameaçou vir durante toda a manhã resolveu aparecer e nesse momento banha tranquila a nossa cidade.
No entanto, algumas pessoas não pensam assim e aproveitam para tomar banho nas ruas, adultos e crianças. Já no Estádio Paulo César Cajueiro tem futebol. O América de Adelson recebe uma equipe de Santa Maria e, apesar do temporal, a garotada está presente. Já a torcida... Bem, aí já seria pedir demais.

ATUALIZANDO

EM NATAL HOMEM É ENGOLIDO POR TUBULAÇÃO
Aconteceu na comunidade de Mãe Luiza, quando um homem de 33 anos, tentando desobstruir uma boca de lobo foi sugado pela tubulação que tem profundidade de aproximadamente 20 metros. Os bombeiros não acreditam que o mesmo possa ser retirado com vida.

ZAGUEIRO ASSALTANTE
O zagueiro Thiago Potiguar, do Palmeira de Goianinha, foi preso ao final da partida contra o Baraúnas, na tarde de ontem. A Polícia Civil prendeu o jogador por denúncia de participação em assalto à casa de um policial na praia de Barreta. O jogador negou conhecimento sobre o caso.

LÍDERES VÃO PARA PRESÍDIO FEDERAL
Os dezesseis detentos apontados pelo Ministério Público (MP) como os líderes das rebeliões do Rio Grande do Norte foram transferidos na manhã deste sábado. Eles saíram do sistema estadual e foram levados para o Presídio Federal de Mossoró, a 280 quilômetros de Natal. Segundo o juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, a permanência dos presos na prisão federal será por seis meses ou um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período em função do comportamento de cada detento.

ORDEM DE SERVIÇO DEIXARÁ NATAL 100% SANEADA
O governador Robinson Faria e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinaram as ordens de serviço que sanearão as zonas Norte e Sul de Natal, elevando a cobertura sanitária na capital potiguar para 100%. O processo foi iniciado no ano passado mas só agora a solução definitiva foi garantida pela atual gestão do Governo do Rio Grande do Norte. O serviço está orçado em R$ 504 milhões, com recursos do PAC 2, do Governo Federal, e beneficiará diretamente 1,2 milhão de habitantes de Natal e Grande Natal.

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
A presidente Dilma Rousseff analisa o nome de Gabriel Chalita, que está à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para comandar o Ministério da Educação. O deputado federal do PMDB assumiu a Secretaria de Educação este ano, indicado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que já foi ministro da Educação. Chalita esteve na quinta-feira em Brasília e se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP).

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), foi instituído para lembrar a importância do benefício e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos no planeta. O tema deste ano é ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.
Celebrada desde 1993, a data é resultado da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

sábado, 21 de março de 2015

I ENCONTRO DE VEREADORES E PREFEITOS DO RN

Aconteceu na tarde, e início de noite, desta sexta-feira (20), na Escola de Governo, Centro Administrativo do RN, o 1º Encontro de Vereadores e Prefeitos do RN. Além dos mais 980 vereadores e 136 prefeitos, estiveram presentes Deputados Estaduais e Federais, o Governador Robinsn Faria. o Senador Garibaldi Filho e o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Logo em sua chegada o Ministro foi até um grupo de manifestantes dos sem-terras e acalmou os ânimos dos mesmos, em seguida se dirigiu ao auditório acompanhado do Governador, quando foi dado início à solenidade que também marcou a posse dos novos dirigentes da FEMURN E FECAMRN, e a entrega do título de cidadão norte-riograndense ao Ministro.
Além de mostrar os interesses dos Prefeitos e vereadores em buscar as ajudas do Governo e do Ministério para resolver questões básicas das cidades, um dos principais pontos em discussão foi a ampliação dos mandatos atuais por dois anos e as eleições unificadas em 2018. Os presidentes da FEMURN, Francisco José (Prefeito de Mossoró) e da FECAMRN, Jório Nogueira (Vereador em Mossoró), expuseram os motivos para o pedido das unificações das eleições e destacaram o papel fundamental do vereador como a maior autoridade do município. Robinson Faria falou de orçamento participativo e fez um breve relato das ações do seu Governo ao longo dos primeiros dois meses de mandato.
O nosso município foi representado no encontro pela Prefeita Robenice e os vereadores Marcio Graciano e Crinaura, que foram em comitiva. Além deles, também esteve presente o vereador Zé da Caçamba.




FUTEBOL DO RN

ABC ELIMINA BOA VISTA
Sem sustos. O ABC carimbou a classificação para a próxima fase da Copa do Brasilna noite desta quinta-feira, quando derrotou o Boavista por 2 a 0, em partida realizada no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela partida de volta. No jogo de ida, o Elefante já havia vencido por 1 a 0 e apenas liquidou a fatura.

AMÉRICA E ALECRIM DECIDEM PRIMEIRO TURNO DO ESTADUAL
O confronto entre Alecrim x América e que vai apontar o campeão do Primeiro Turno será na Arena das Dunas, às 18:45. Este jogo seria no estádio Ninho do Periquito, mas o estádio ainda não tem o laudo liberatório.

CBF MUDA DATA DE AMÉRICA X VITÓRIA
A Confederação Brasileira ta)de Futebol (CBF) confirmou a alteração do primeiro confronto entra América x Vitória-BA pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste. Anteriormente marcado para o dia 25 (quarta), o jogo passou para o dia 26 (quinta), às 21h30 na Arena das Dunas, em Natal. Já a segunda partida permanece para o dia 29 (domingo), às 16h no estádio Barradão, em Salvador.

sexta-feira, 20 de março de 2015

ATUALIZANDO: GIRO DO BLOG

POLÍTICA
PREFEITÁVEIS já chegam a quatro ou cinco nomes de possíveis concorrentes à Prefeitura de São Pedro. Embora ainda esteja muito distante, as discussões já começaram. Acompanhemos.
VEREADORES de oposição reprovam solicitação de sigilo de Projetos e prometem buscar manter a população informada. O povo precisa saber o que seus "empregados" do legislativo irão votar.
COMUNIDADES tem sido destaques nos requerimentos dos vereadores. Estádio em Lagoa de Fora, estradas e outros setores tem sido lembrados nas solicitações dos vereadores.
POLÍCIA
MOTO encontrada em São Pedro havia sido levada a três dias e foi abandonada intacta, inclusive com capacete que fora levado junto.
TRABALHO competente vem sendo realizado pela equipe da Polícia Militar que tem tirado de circulação algumas pessoas que traficam drogas e realizado rondas constantes na cidade.
PARCERIA entre PM e direções de escolas deve facilitar o trabalho e evitar que práticas criminosas comuns em outras cidades cheguem à nossa. Escolas deverão receber visitas da PM.
SAÚDE
HOSPITAL de São Paulo do Potengi foi manchete em vários blogs da região nos últimos dias em função de sua situação muito difícil. Cidades buscam apoio para recuperação do mesmo.
NASF continua em plena atividade. Nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga estão à disposição dos são-pedrenses. A vaga de psicóloga está aberta a algum tempo.
FONOAUDIÓLOGA atenderá crianças da Escola Municipal Izabel Moura de Andrade nesta sexta-feira. O atendimento será na própria escola. Professores e funcionários deverão comparecer ao posto de saúde para solicitar atendimento.
MAIS
CONCURSADOS convocados pela Prefeitura de São Pedro tem até dia 25, próxima quarta-feira, para se apresentarem com exames e documentos exigidos. Olhos abertos para não perder o prazo.
OVOS de Páscoa são as novidades do momento. Várias pessoas aproveitam o período para fazer e vender os produtos de chocolates. O espaço do blog está aberto para anúncios. É gratuito.
PRAÇAS esportivas estão merecendo nossa atenção. Falta de algumas estacas no alambrado do Estádio Municipal e parte da tela na Quadra do Izabel Moura serão destaques em breve no blog.

quinta-feira, 19 de março de 2015

ESCOLA MUNICIPAL TAMBÉM TEVE AULAS SUSPENSAS

A Escola Municipal Izabel Moura de Andrade também suspendeu parcialmente suas aulas. Aproveitando a suspensão das aulas nos dois dias na EEPPA, a direção foi autorizada pela Secretaria Municipal de Educação a suspender as aulas dos alunos dos turnos vespertino e noturno, do 6º ao 9º, em função das dificuldades que vem enfrentando com a falta de professores.
Esse tempo será aproveitado para organizar o horário, adequando ao número de professores que a escola possui atualmente, enquanto os concursados se apresentam, e resolver algumas situações internas. A próxima semana deverá ser de soluções na Escola e a direção espera poder oferecer o melhor a seus alunos.

PROFESSORES DE GEORGE AVELINO ENCERRAM GREVE APÓS PREFEITURA REIMPLANTAR O TERÇO DE HORA



Os professores da rede municipal de George Avelino encerraram o movimento grevista após a Prefeitura prometer reimplantar o terço de hora atividade. A Coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, comemora e lembra que esta conquista só foi conseguida porque os educadores do município cruzaram os braços e decidiram não iniciar o ano letivo de 2015.
O prefeito entendeu que a categoria não abriria mão desta conquista e resolveu acatar a exigência do SINTE. Foi a partir da decisão do Sindicato e a união da categoria que reconquistamos a hora atividade para os professores de George Avelino”, avalia a sindicalista.