SÃO PEDRO - RN

Vista da comunidade de Pedra Branca e da cidade de São Pedro (do alto do Monte Sant'Ana)

São Pedro, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Agreste potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 6.235 habitantes. Tendo uma área territorial de 195,237 km² uma densidade demográfica de 31,94 habitantes por km². 

No início do século XX já existia à margem esquerda do rio Potengi o povoado de Pedra Branca. Ali havia um comércio regular, constituído de casas comerciais, com sua feira semanal. Havia ainda: capela, cemitério e escola.

Com o desentendimento entre o Sr. Antônio Guedes de Mesquita, que morava em Pedra Branca, e o Sr. Francisco Cúrsio Marinho, de Macaíba, mas com influência social destacada na região, houve a idéia da fundação de uma povoação do outro lado do rio.

A partir de 1927 começaram as construções de casa comerciais, capela, escola e demais instituições que viriam a transformarem-se na cidade de São Pedro.

As terras que, até 1943, integravam os municípios de Macaíba, pela margem direita do rio Potengi, e de São Gonçalo, pela margem esquerda, passaram a constituir o território de São Paulo do Potengi naquele ano, e só em 11 de maio de 1962, passaram a compor o nosso município.

Apesar das tentativas anteriores, foi o projeto de Lei do Deputado Aluizio Bezerra, apresentado ao plenário da Assembléia Estadual no dia 25 de abril de 1962, que deu origem ao processo nº 060/62, criando assim, o município de São Pedro.

Dentre as pessoas que cooperaram com o processo de criação do município, quatro são considerados seus fundadores: Francisco Cúrcio Marinho – idealizador do ato deu o primeiro grande passo; Francisco Cabral da Silva – incentivador e construtor. Deram apoio moral e financeiro: Manoel Félix de Lima – doador do terreno e Júlio Ferreira de Souza (comerciante).

O atual prefeito do município é João de Deus Garcia de Araújo tendo com Vice Rodrigo Ribeiro.


Hoje a cidade conta com o [http://atualidadesp.blogspot.com/ Blog Atualidades], que se tornou importante pela seriedade e respeito com que informa essa população.


Pórtico na entrada da cidade

Rua Francisco Cabral (rua principal) 
Prédio da Prefeitura do Município
Câmara Municipal (antiga)
Câmara Municipal (atual) 

Estádio de futebol
Quadra de esportes (antes)


Quadra de esportes (atual)
Mercado público
Praça de trás da Igreja Católica
Novo Hospital
Posto de Saúde
Abrigo rodoviário na entrada da cidade
Matadouro Público
Escola Municipal Izabel Moura de Andrade
Igreja Universal (antes)
Igreja Universal (atual)

Igreja Católica (antes)


Igreja Católica (atual)
Assembléia de Deus (antes)
Assembleia de Deus (atual)
Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino (antes)


Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino (atual)
Rio Potengi

 
 
Monte Sant'Ana

Escolinha de Dona Dilma

Delegacia de polícia

Casa Paróquial

Agência dos Correios

Prédio da Antiga Telern
Centro de Eventos Ambrósio S. de Brito (Risca Faca)

SIGA-NOS NO E-MAIL