quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

REUNIÃO ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PREFEITURA E SINTE

Luciano Costa (núcleo), Ilden Rocha (Regional)
e Jaíra Garcia (Secretária de Educação de São Pedro)
Aconteceu esta manhã, na gabinete da prefeita Robenice, uma importante reunião entre Secretaria de Educação, Prefeitura e Sinte. Estiveram presentes a própria Prefeita, a Secretária de Educação, Jaíra Garcia, e os professores Albertina Trigueiro, Simone Fortaleza, Luciano Costa e Francisco Luíz, representando a categoria no município, e o professor Ilden Rocha, representando a Regional Potengi do Sinte-RN. Veja abaixo os principais pontos colocados em discussão:
HORAS ATIVIDADES: o Sinte foi comunicado de que a partir do início do ano letivo de 2014 todos os professores, inclusive os de 1º ao 5º anos, deverão ter sua carga horária adequada ao que manda a Lei do Piso. Em contra partida os horários de aula serão ampliados e o quinto dia deverá ser de atividade na escola. Quando ao saldo devedor referente ao período entre abril e dezembro de 2013, a Prefeitura solicitou que fosse repensado, uma vez que entende que os professores não cumpriram o horário que deveriam estar em sala.
PROJETOS 13 E 17 DE 2013: O Projeto 13 de 2013, enviado pela Prefeitura à Câmara não deverá mais ser colocado em votação e o Sinte solicitou que o artigo 38 do Projeto 17 seja excluído ou modificado.
SITUAÇÕES DAS ESCOLAS: O Sinte comunicou que, além de lutas pelos direitos dos trabalhadores em educação, busca também acompanhar as situações das escolas e condições de trabalhos. A boa notícia é que a Secretária afirmou que os trabalhos na escola do Sobrado já estão sendo realizados e a Prefeitura convidou um representante do Sinte a fazer uma visita junto com os representantes do executivo para acompanhar a situações e propor soluções.
AS FALTAS: As faltas colocadas nos profissionais que participaram da Parada em São pedro foi questionada pelo Sinte e a Secretária respondeu que foi uma posição tomada para que se percebesse que a Prefeitura não deixaria as situações ocorrerem sem uma forma de reação. Os educadores questionaram a falta colocada apenas no dia da parada, inclusive em uma professora que estava de atestado no dia, enquanto que outros professores faltam e não recebem a mesma punição. A Secretária afirmou que a situação deve-se à falta de comunicação dos diretores sobre a ausência dos funcionários e prometeu que a situação seria analisada, inclusive o pedido de abono da falta.
AVALIAÇÃO: A Secretária Jaíra Garcia demonstrou satisfação com a conversa. Afirmou que sente-se mais firme para começar um novo ano com a certeza de que abriu um elo de comunicação entre a instituição e a categoria, o que é de fundamental importância. Já o coordenador do Núcleo municipal do Sinte afirmou que percebeu uma nova forma de recepção e que torce para que os resultados da conversa surtam os efeitos esperados e que aja um novo momento para a nossa educação em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.