quarta-feira, 19 de maio de 2021

ENEM 2021: PEDIDO DE ISENÇÃO PODE SER FEITO ATÉ 28 DE MAIO

O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começou na manhã desta segunda-feira, 17 de maio. Os interessados poderão solicitar a gratuidade do valor até o próximo dia 28, exclusivamente pela Página do Participante.

Quem pode pedir a isenção do Enem 2021?

A isenção do Enem 2021 pode ser solicitada pelos seguintes participantes:

Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;

Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;

Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos). 

E quem pode justificar ausência?

A justificativa do Enem 2020 só é aceita em alguns casos, os quais devem ser comprovados por alguma documentação. Veja:

Assalto ou furto; Acidente de trânsito; Casamento ou União Estável; Morte na família; Maternidade ou paternidade; Acompanhamento de cônjuge ou companheiro; Privação de liberdade; Internação ou repouso médico ou odontológico; Trabalho ou deslocamento a trabalho; Intercâmbio acadêmico; Atividade curricular.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas serão divulgados em 9 de junho. O Inep aceitará recursos entre os dias 14 e 18 seguintes. 

A resposta será dada aos participantes em 25 de junho. Todos que tiverem seus pedidos aprovados (antes ou após recursos) terão que se inscrever normalmente no Enem 2021, em prazo que ainda será informado pelo Inep. 

A concessão da isenção não significa que o participante esteja inscrito no Enem. Todos terão que se inscrever de 28 de junho a 9 de julho

Mais informações no edital de isenção do Enem, pelo site do Inep, na Página do Participante e pelo 0800 616161. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.