segunda-feira, 19 de setembro de 2022

RN TEM PIOR IDEB DO BRASIL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, nesta sexta-feira (16), o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Inep) de 2021, o principal indicador da qualidade da educação no País.

Os dados indicaram pouca variação em relação aos de 2019; no entanto, estão distorcidos, de forma não intencional, por terem sido colhidos no contexto da pandemia da covid-19. A constatação foi feita pelo próprio Inep e pelo movimento Todos pela Educação.

O Rio Grande do Norte teve, em 2021, a pior nota do País no Ensino Médio Público da rede estadual, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Estado obteve apenas 2,8 como média. O desempenho terminou abaixo das médias brasileira  e do Nordeste para o mesmo recorte, que ficaram em 3,9 e 3,8, respectivamente.  O Paraná obteve o melhor desempenho do Brasil entre estudantes de escolas estaduais, com nota 4,6, ou seja, 1,8 ponto a mais do que o registrado no RN. Estados nordestinos como Paraíba, Alagoas, Sergipe e Piauí também atingiram números bem acima do Estado potiguar: 3,9, 3,5, 39 e 4,0, respectivamente.

O QUE É E COMO FOI CALCULADO O IDEB EM 2021

O Ideb é um indicador de qualidade do ensino fundamental e médio. Em uma escala de 1 a 10, ele cruza duas informações:

- Taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);

- Notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

O índice é divulgado a cada dois anos, em várias escalas: nacional (em cada etapa escolar), por rede (dos municípios e dos estados) e por escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.