sábado, 20 de junho de 2020

PARÓQUIA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO COMPLETA 6 ANOS DE FUNDAÇÃO

20 de junho é uma data bastante significativa para o município de São Pedro. Neste dia, no ano de 2014, era fundada a Paróquia de São Pedro Apóstolo com a missa celebrada pelo Arcebispo D. Jaime, o primeiro Pároco, Pe. José Manuel e outros padres.
Hoje, na comemoração de seu sexto aniversário a Paróquia convive com um momento bastante difícil, em virtude da Pandemia, e busca se reinventar. Através da utilização da tecnologia a Paróquia chega aos paroquianos e esta noite teremos a Missa em Ação de Graças e todos podem acompanhar através dos perfis nas redes sociais.
Confira um pouco da história da religião Católica em nosso município de acordo com o livro "História de São Pedro" de autoria de Aluízio Azevedo e de pesquisa realizada pelo professor Francisco Luiz:

"Como toda a história do município de São Pedro, a Igreja Católica tem suas origens na Comunidade de Pedra Branca, onde no início do Século XX já existia uma capela onde foram realizados os primeiros batizados de nossos munícipes.
As atividades religiosas em São Pedro se iniciaram no dia de sua fundação, 12 de setembro de 1927, quando foi realizada a primeira missa em meio à primeira feira realizada no que viria a ser a nossa cidade. A celebração foi realizada pelo Padre Severino Leite Ramalho, vigário da Paróquia de Macaíba.
Coube ao Mestre Sabino, com apoio da comunidade que realizou mutirões, a construção da primeira capela de São Pedro, após a fundação do município. Esta veio a ser demolida para a construção de uma capela maior que atendesse às necessidades do fiéis, no início dos anos 1940. No dia 1º de novembro de 1944 o Monsenhor João da Mata realizou a benção solene da Capela de São Pedro.
Ao longo dos anos a nossa Capela ficou sob a responsabilidade da Paróquia de São Paulo Apóstolo, na vizinha cidade de São Paulo do Potengi. Muitos padres passaram por São Pedro ao longo dos 60 anos seguintes, até 2014 quando a nossa Igreja foi elevada a condição de Paróquia.
No entanto, em 2011, sendo considerada a necessidade de acomodar mais fiéis, a Igreja passou por uma reforma que a ampliou para a frente e promoveu uma renovação total na estrutura.
No dia 06 de abril de 2014 chegava a São Pedro o Padre José Manuel. Ele viria então a ser o primeiro Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, cuja inauguração aconteceu no dia 20 de junho daquele mesmo ano com grande festa realizada com as presenças de um grande número de católicos e do Arcebispo Dom Jaime e outros padres.
No dia 19 de março de 2017 o Padre José Manuel celebrou a sua última missa como Pároco de São Pedro e foi substituído pelo Padre Idalmo César que permanece até os dias atuais".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.