quinta-feira, 9 de maio de 2013

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO AVALIA COMO POSITIVA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO


O“1º Seminário de Sensibilização e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Família, na Escola, no Ambiente de Trabalho e na Comunidade: Conhecer para ajudar", realizado nesta quarta-feira (08) contou com a participação de diversas entidades, porém, foi idealizado pela Secretaria de Educação do município. Após sua conclusão, a Secretária Jaíra Garcia falou ao blog e afirmou que foi muito positivo e que espera colher bons frutos deste trabalho que está apenas começando.

O evento ocorreu dentro da sua expectativa?
Jaíra Garcia ao lado de Sonali Rosado
Tudo foi como planejado. A única coisa que me deixou mais pensativa foi a questão da participação. Os convites foram feito com antecedência, eu não quis colocar carros de som na rua porque o seminário era para os representantes de cada entidade. O objetivo era sair daqui com encaminhamentos. Poderia ter convidado toda a população, mas para isso precisaria de um local maior, que ainda não dispomos no nosso município, para reunir mais pessoas. Mas, na verdade, o objetivo foi a sensibilização. Então a gente precisava sensibilizar as entidades primeiro através de seus representantes para que depois a gente possa fazer um seminário bem maior.
De onde surgiu essa ideia de realização do seminário?
Eu sempre tive esse desejo. Dirigi escolas em Natal e sempre pensei em levar o PROERD, mas infelizmente nunca consegui. Agora estou realizando um sonho, pois até as escolas particulares de Natal estão trabalhando com o PROERD, e, hoje, como Secretária, estou muito feliz. É isso que eu quero fazer, é aqui que eu me encontro.
E as expectativas, foram alcançadas?
Sim. Eu tinha consciência do pessoal que estava trazendo e acredito que foram além do esperado. O seminário foi muito bom, fiquei bastante satisfeita e acredito que vai dar certo.
O que esperar agora em termos de ações concretas após esse primeiro passo?
Que a gente possa esclarecer à comunidade a importância do dever de cada um. Quando convidada a Secretaria parte dessa estratégia: primeiro mobilizar as entidades e depois chamar a comunidade e envolve-la. É isso que vai ocorrer.
O que a SME pretende realizar em termos concretos com relação ao combate às drogas no município?
Vamos realizar a capacitação dos professores em convênio com a Secretaria Estadual de Educação, criar o Conselho Municipal de Politicas de Controle às Drogas e buscar alternativas, criação do grupo de escotismo e a vinda do PROERD.  Como professores podemos de devemos fazer muita coisa e às vezes a gente se omite. No primeiro momento já percebemos que há o acompanhamento das demais Secretarias (saúde e assistência) e está ocorrendo um relacionamento muito bom entre a nossa secretaria e as demais e isso é muito importante. Vamos fazer um planejamento para que a gente possa realizar as ações evitando cometer erros.
Sua mensagem aos educadores, diante de tudo que foi discutido durante todo o dia.
Convocar a todos que tomem conhecimento da sensibilização que ocorreu hoje e possam participar. Como secretária estou buscando e espero que cada educador reflita e possa participar para dar a sua contribuição à sociedade. Assim poderemos dizer, futuramente, que ajudamos a diminuir o número de drogados em nossa cidade.
E o que dizer à população?
Que a população em geral reflita e que possam cuidar de seus filhos. Não deixem que outras pessoas façam isso por você. A gente vê depoimentos de pessoas que gostaria que todos pudessem ter conhecimento do que ocorreu para evitar enquanto há tempo. Eu convido a todos que reflitam e possam participar. Agora com o PROERD e com o grupo de escoteiros os pais podem procurar as escolas ou a Secretaria que estarão contribuindo.

11 comentários:

  1. em nenhum momento a secretaria de educação, afirmou que a palestra era só para representantes, isso é uma desculpa, visto que a populaçao jovens nao compareceu, foi mais um coffe-black para os contrastados, se foi para os representante digo: kd os representante dos vereadores, das igrejas, das comunidades, do sá, entre outros, senhora secretaria de educação esse seminario nao alcançou seu objetivo nao,

    ResponderExcluir
  2. seminario fraco, a prefeitura tem que realizar esses eventom com a populaçao,

    ResponderExcluir
  3. Esse seminário desde o inicio foi pensado para os representantes ate por que essa é a dinâmica usada pela equipe do RNVIDA do governo do estado, acredito que os representantes das Igrejas, das comunidades, foram convidados do SAR não sei por se tratar de uma entidade que acompanha grupos de São Pedro e ate onde sei não temos representantes aqui em nossa cidade da entidade, e sim grupos acompanhados grupos esses que foram convidados, e a ate onde eu sei o Vereador Presidente da Câmara ele é o representante legal dos vereadores esse se fez presente. Só lembrando não sou organizador do evento só participei e ta na carra que essas perguntas feitas acima qualquer um participante pode dar as respostas devidas...

    ResponderExcluir
  4. O Núcleo municipal dos trabalhadores em Educação não foi convidados.Representamos uma categoria que pode contribuir muito com as atividades e projetos que possar ser implementados em nossa cidade e município.

    ResponderExcluir
  5. nós evengelicos tb não.

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo...não foi convidado.
    projeto que possam...

    ResponderExcluir
  7. Quem esteve presente sabe o quanto foi proveitoso o seminário e a secretaria de educação está no caminho certo vamos aguardar PROERD E ESCOTEIROS.Parabéns secretaria precisamos de pessoas de coragem, que tenha vontade de fazer.

    ResponderExcluir
  8. essa palestra deveria ter sido feita nas escolas, nao existem lugar melhor, onde a concetrasção de jovens sao grandes, e é esse o grupo de maior risco com as drogas, agora fazer palestra para contratados, ai nao dar, essa secretaria esta aéria. se situa.

    ResponderExcluir
  9. combate as drogas tem que ser um trabalho continuo, nao uma mera apresentação. vcs acham que essa palestra trouxe beneficio contra o uso de drogas? tem que ir diretamente no foco. secretaria a v. exl. esta mal assesoriada.

    ResponderExcluir
  10. escotismo nas escola é o caminho certo, fui escoteiro muitos anos e sei o quanto foi fundamental para minha vida.

    ResponderExcluir
  11. C casa do SINTA em São Pedro fica onde? Quem da expediente lá? A casa do sinte ou os representantes do sinte se misturam com os eventos da Prefeitura? Não, só criticam! É como minha vó diz: "Por que eu só jogam pedra?

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.