terça-feira, 12 de junho de 2018

ESPAÇO DO LEITOR NO CLIMA DE SÃO JOÃO

POEMA: O BALÃO VAI SUBINDO NOS FESTEJOS JUNINOS

Quando chega o mês de junho no nordeste só tem animação, é todo mundo comemorando os santos do sertão, como: Santo Antônio, São João e São Pedro com muitos festejos e muita gratidão porque são os santos de devoção.

As pessoas cantam, dançam e fazem comidas de milho, além de soltar foguetões e assarem muito milho na fogueira de São João é só animação. Todas as pessoas gostam de quadrilha e de forrozão.

Ainda existe um santo que é de muito poder, pois muitas moças da cidade vão a ele recorrer para conseguir um casamento com a sua permissão e o nome dele é Santo Antônio o casamenteiro do povão.

O nordeste têm o seu encanto e valor nas pessoas e em toda região de plantação, além do litoral de grandes belezas e riquezas no sertão. Porém, é no mês junino que vem gente de toda região dançar o nosso forró com o pé no chão e principalmente o nosso baião.

A chuva quando cai é uma riqueza de muito valor, pois alegra o povo que no roçado trabalhou e têm a certeza que a plantação de milho e feijão já ganhou. Viver como nordestino é viver diferente porque não tem luxo nem riqueza na vida e na mente, mas tem na alma uma alegria sem fim e vive muito bem assim...

Autora: Vânia Maria da Silva