Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo
podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com
formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam
os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa
produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental
Ação Educativa.
A pesquisa avalia, de forma amostral, por meio de
entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de
textos e outras tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita. A
partir dos resultados, a população é dividida em quatro grupos: analfabetos,
alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente
alfabetizados.
Os resultados da última edição do Inaf mostram que
apenas 26% da população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas – mesmo
patamar verificado em 2001, quando o indicador foi calculado pela primeira vez.
Os chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da
população apresenta um nível de alfabetização básico. Informações nominuto.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui é o seu espaço.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.