sexta-feira, 30 de março de 2018

SIGNIFICADOS DA SEMANA SANTA

A Semana Santa é celebrada pelos cristãos como forma de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações tem início com o domingo de ramos onde relembra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo recebido pela população com ramos de palmeira e sendo reverenciado como rei.
Na segunda-feira santa faz menção ao dia em que Jesus foi preso e na terça-feira se relembra as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Relembra ainda o encontro a caminho do calvário entre Jesus e sua mãe. Na quarta-feira os católicos celebram a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Como o mundo já estaria em trevas com a proximidade da morte de Cristo, algumas igrejas celebram o Ofício das Trevas.
Na quinta-feira santa são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-Pés e a instituição do sacerdócio. Lembra ainda a traição de Judas que entregou jesus. Na sexta-feira lembramos a morte de Jesus, crucificado ao lado de dois ladrões. O sábado santo ou sábado de Aleluia é o dia que antecede a ressurreição de Jesus cristo.
A Semana Santa se encerra com o Domingo de Páscoa, data que Jesus Cristo venceu a morte para mostrar o valor da vida.