sexta-feira, 24 de abril de 2020

MORO PEDE DEMISSÃO E GOVERNO BOLSONARO PERDE SEU PRINCIPAL NOME

Casamento BolsonaroxMoro chega ao seu final!
Juiz da Lava-Jato, odiado por uns e amado por outros, Sérgio Moro ganhou notoriedade ao agir energicamente e condenar o ex-Presidente Lula. Esse talvez tenha sido o seu grande feito que deu visibilidade ao trabalho que desenvolveu ao longo de sua vida.
Com a eleição de Jair Bolsonaro, Moro foi o seu grande trunfo no Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao qual prometeu carta branca e até poucos dias vinham formando uma parceria que incomodava. Porém, com a decisão do Presidente da República em exonerar o comandante da Polícia Federal, Moro se sentiu desprestigiado e pediu exoneração do cargo na manhã desta sexta-feira.
A queda de Moro significa uma grande perca para o Brasil, porém, pode significar o surgimento de um novo nome para a Presidência nas eleições 2022, inclusive com o apoio da esquerda que já o crucificou bastante, mas, pode ver a oportunidade de voltar ao poder apoiando o ex-Juiz e ex-Ministro.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

RN VOLTA A DECRETAR CALAMIDADE PÚBLICA POR 180 DIAS


A governadora Fátima Bezerra declarou “Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Norte” nas áreas dos municípios potiguares em razão da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, e pelo aumento exponencial de casos no estado.
O Governo já havia decretado estado de calamidade, no dia 19 de março, que foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do RN, por meio do Decreto nº 29.534, este novo decreto busca reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, junto à União para atrair recursos federais para o Estado.
O Decreto Nº 29.630 que instaura do Estado de Calamidade Pública, com validade de 180 dias a contar da data de publicação, está na edição extraordinária no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 22 de abril de 2020, e leva em consideração a grave crise de saúde pública causada pela pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que afeta todo o sistema de saúde pública, estruturado nacionalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

APOSENTADOS PODEM CONSULTAR VALOR DA PRIMEIRA PARCELA DO 13º


Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem checar o valor da primeira parcela do 13º salário no site Meu INSS, na aba “Extrato de Pagamento do Benefício” ou pelo telefone 135.
A consulta para o valor da segunda parcela será liberada em data mais próxima do pagamento.
A ligação pode ser feita de segunda a sábado, das 7h às 22h, e é gratuita para telefone fixos e tem custo de uma ligação local caso seja feita por celular.
O pagamento do benefício foi antecipado pelo governo federal devido à pandemia do novo coronavírus e começará a ser feito na sexta-feira (24). A expectativa do INSS é que antecipação injete R$ 47,2 bilhões na economia brasileira.

RN TEM 646 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19, COM 289 RECUPERADOS


A ocupação dos leitos disponíveis para atendimento na rede hospitalar estadual aos casos de contaminação pelo novo Coronavírus chegou a 33% nesta quarta-feira, 22. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli, na entrevista coletiva para atualização dos dados epidemiológicos e ações e medidas do Governo do RN no combate à Covid-19.
Os números mostram que contaminação continua evoluindo. O RN tem agora 646 casos confirmados, 3.089 suspeitos, 2.643 descartados, 29 óbitos, 9 óbitos em investigação, 289 recuperados. E entrou na fase da contaminação doméstica que chegou a todo o RN.
"A Covid-19 tem tempo longo de internação em UTI em relação a outras patologias. São 14 dias de UTI por isso a situação é muito preocupante. Há dois dias era 21%, ontem passou a 28% e chega hoje a 33% dos leitos ocupados. O Governo do RN continua empenhado em abrir mais leitos, mas é preciso reduzir a contaminação e a ocupação de leitos", afirmou Petrônio.
O secretário enfatizou que o comportamento social é que vai orientar se o RN entra ou não em colapso do sistema de saúde. "O isolamento social e o uso de máscara são medidas fundamentais. Ampliar a proteção aos idosos, às pessoas com comorbidades também é fundamental. Precisamos manter o isolamento em 60% e reduzir a ocupação de leitos a 30% os próximos dias".

RN CONTABILIZA 800 MIL EM DOAÇÕES


O Governo do RN criou dois programas para centralizar diferentes tipos de doações e donatários: o RN+Unido e o RN+Protegido. Ambos procuram amenizar os efeitos colaterais provocados pelo coronavírus e têm contado com ampla participação da sociedade, em especial de empresas.
Durante coletiva oficial realizada na Escola de Governo nesta segunda-feira (20) foi divulgado o valor estimado das doações ao programa RN+Protegido. São R$ 800 mil em equipamentos de proteção individual (máscaras, álcool, luvas, etc) e materiais destinados a hospitais. Grande parte do material foi doado por empresas, entidades sindicais e associativas.
O primeiro balanço das doações de alimentos e material de limpeza e higiene pessoal, correspondentes ao programa RN+Unido, será publicado na quarta-feira (22).

JUSTIÇA SUSPENDE COBRANÇAS DE CONSIGNADOS DE APOSENTADOS DO INSS


A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que os bancos suspendam temporariamente a cobrança dos empréstimos consignados tomados pelos aposentados brasileiros. A medida vale por quatro meses e tenta ajudar os idosos a enfrentarem a pandemia do novo coronavírus.
Com a suspensão da cobrança do crédito consignado, os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) não terão as parcelas negociadas com os bancos descontadas da sua aposentadoria nos próximos meses. E os bancos não poderão cobrar quaisquer juros ou multas por conta desse adiamento do pagamento.
Procurado, o Banco Central disse que não comenta ações judiciais em curso. Já a Febraban criticou a decisão da Justiça Federal. Para a federação que representa os bancos brasileiros, a "decisão gerará, como consequência imediata, insegurança jurídica e um quadro ainda maior de incertezas, o que prejudicará os próprios aposentados".

GOVERNO PRORROGA SUSPENSÃO DE AULAS ATÉ 31 DE MAIO

O Governo do RN publicou, na edição 14.650 do Diário Oficial do Estado, a renovação do Decreto de enfrentamento ao Covid-19. Além de flexibilizar o funcionamento de várias atividades de serviços no Estado, o Decreto aponta a continuidade da suspensão das atividades escolares presenciais até 31 de maio de 2020.
O Decreto Nº 29.634, de 23 de abril de 2020, "prorroga até dia 5 de maio as medidas saúde para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), decretado no âmbito do RN". Clique AQUI e confira a íntegra do Diário Oficial desse dia 23 de abril, e do Decreto nas Páginas 1 e 2.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

DATAS COMEMORATIVAS: SEMANA SE INICIA COM IMPORTANTES DATAS A SEREM LEMBRADAS

Imagem ilustrativa da chegada dos portugueses ao Brasil
O mês de abril é marcado pela lembrança de alguns dias especiais, especialmente nesta semana que iniciou com o dia  Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, em alusão ao nascimento do maior produtor de material nessa direção que foi o escritor Monteiro Lobato.
No dia 19 foi comemorado o dia do Índio e do Exército Brasileiro e no dia 21 a Inconfidência Mineira foi relembrada na história de Tiradentes, seu maior mártir, que foi morto para servir de exemplo para os seus companheiros de luta não continuarem buscando os objetivos da luta.
Neste dia 22 se celebram os 520 anos da chegada dos portugueses ao Brasil o que, para muitos, significa o descobrimento do nosso país, isso se não levarmos em conta a existência de povos no território e tivermos como foco a chegada e a nova forma de civilização direcionada pelos conhecimentos dos europeus.

FUTEBOL: SÃO CAETANO ANUNCIA DESISTÊNCIA DA SÉRIE D

As indefinições no Esporte continuam gerando situações difíceis para os clubes brasileiros. Com as paralisações e e incerteza de que e quando teremos o retorno ao futebol, um dos tradicionais clubes brasileiros desiste de esperar e anuncia o seu pedido de afastamento e consequente ausência na Série D 2020.
Em nota oficial o São Caetano comunicou a sua decisão: "Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol Clube Ltda encaminhou ofício nesta quarta-feira, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando a sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro. Competição que estava programada para iniciar em maio", escreveu o clube em sua Página Oficial no Facebook.
Os principais clubes do RN, ABC, América e Globo ainda aguardam as decisões futuras, porém, não tem qualquer perspectiva do que pode acontecer.

CAMPANHAS DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS SE MULTIPLICAM

Imagem ilustrativa
A solidariedade anda em alta em todo o nosso país, apesar de todas as discussões e o medo que os brasileiros enfrentam diante da Pandemia do Covid-19. Em lives através das redes sociais os cantores fazem seus shows e arrecadam toneladas de alimentos para serem distribuídos com as famílias carentes e instituições que atendem pessoas em situações de necessidades.
Em nosso município já foi realizada a arrecadação através da Igreja Católica que partiu na frente e, em breve, deverá realizar a distribuição, porém, não deve parar por aí. Há a possibilidade de distribuição dos itens da merenda escolar pela Prefeitura e, possivelmente, pela Escola Estadual em breve. Estaremos acompanhando todas as novidades e divulgando aqui na Página.

GOVERNO DO RN DEVERÁ PRORROGAR MEDIDAS ATÉ DIA 5 DE MAIO

A Governadora do RN, Fátima Bezerra, já deu mostras de que deverá prorrogar as medidas de enfrentamento ao coronavírus até 5 de maio, quando será novamente analisada a situação e vistas as possibilidades de retorno gradativo.
O Decreto em vigência tem data final para esse dia 23 de abril e deverá ser renovado através de publicação de um novo Decreto ainda nesta quinta-feira. A situação vem dividindo opiniões e, muito provavelmente, deveremos ter ainda muita discussão sobre o tema. Nosso Blog fica de olho.

BOLETIM COVID-19 NO DIA 21 DE ABRIL

O RN tem hoje 29 óbitos confirmados tendo como causa o Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. Confira o Boletim atualizado em 21 de abril.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

DADOS DO CORONAVÍRUS EM 19 DE ABRIL


Segundo os dados divulgados neste último domingo, última atualização dos órgãos responsáveis, a Covid-19 apresenta os seguintes dados:
No RN houveram 45 novos casos de sábado para o domingo. Agora são 561 casos confirmados com 27 mortes espalhadas por 12 municípios. No total há 96 pessoas internadas entre suspeitas e confirmados;
No Brasil chegou-se a 2.462 mortes em 38.654 casos confirmados, o que representa uma taxa de letalidade de 6,4%. São Paulo ultrapassou a quantidade de 1.000 mortos e já tem mais de 14 mil infectados confirmados;
No mundo são 2.418.000 casos com mais de 165.000 mortos sendo os Estados Unidos o país com maior número de mortos, mais de 40.000 pessoas. A Europa já passou dos 100 mil mortos.

MEC VAI RECORRER DE DECISÃO SOBRE ADIAMENTO DO ENEM 2020


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou sua conta no Twitter para informar que o governo federal vai recorrer da decisão judicial que determina o adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em sua sentença, a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, acolheu os argumentos apresentados pela Defensoria Pública da União (DPU) em ação civil pública, determinando que a União e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não só “procedam à adequação do calendário e do cronograma do Enem à realidade do atual ano letivo”, como estendam por mais 15 dias o prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem e de apresentação da justificativa de ausência no exame de 2019.

APÓS PRESENÇA DE BOLSONARO EM ATO, REAÇÕES SE MULTIPLICAM PELO BRASIL

A presença do presidente JairBolsonaro em um protesto em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, fez com que ministros do Supremo, parlamentares e governadores repudiassem  a sua participação.
No ato, os manifestantes utilizaram cartazes e gritos de ordem para expressar demanda inconstitucionais, como uma intervenção militar, o fechamento do Congresso e do STF e um novo AI-5, ato que marcou o início da fase mais violenta da ditadura militar. Entre os principais pedidos estava também a retomada de atividades econômicas não-essenciais, interrompidas por prefeitos e governadores como forma de combater o avanço do novo coronavírus.
Uma nota pública assinada por 20 governadores foi divulgada para defender o Congresso.Adversário político de Bolsonaro, João Doria fez menção direta à atitude do presidente e cobrou respeito às instituições brasileiras.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que é preciso lutar contra o “vírus do autoritarismo”. E o ministro Marco Aurélio disse ao GLOBO que o ato é uma atitude de "saudosistas inoportunos":

FEIRA LIVRE E PREVENÇÃO À COVID-19 EM SÃO PEDRO

A feira livre de São Pedro, nesta segunda-feira (20), contou com um bom número de pessoas entre vendedores e consumidores. A novidade foi a presença de orientações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde que divulgou estas recomendações no final de semana e o nosso Blog foi conferir a sua efetivação.
Muitas pessoas utilizando máscaras, equipe da saúde fazendo panfletagem e colando cartazes, uma pia instalada em meio à feira para que as pessoas pudessem lavar as mãos e a precaução e cuidados de algumas pessoas, foram os pontos positivos observados.
Por outro lado observamos que muitos feirantes não utilizaram máscaras, não vimos ninguém com luvas, as máscaras sendo utilizadas debaixo do queixo ou penduradas nas orelhas, algumas aglomerações e ainda algumas bancas vendendo comidas para serem consumidas na rua, além da falta de fiscalização e uma orientação mais direcionada por parte dos órgãos competentes.
É importante destacar os esforços realizados e a consciência de muitas pessoas e reforçar que todos precisam se cuidar e cuidar dos seus para evitarmos situações indesejáveis.

domingo, 19 de abril de 2020

RN TEM 25 MORTES POR COVID-19 CONFIRMADAS

O crescimento da proliferação do Vírus causador da Covid-19 no Rio Grande do Norte vem sendo lento e felizmente o número de mortes causadas seguem o mesmo ritmo. Segundo algumas pessoas o fato se deve às poucas realizações e demora na entrega dos resultados dos testes.
Neste domingo (19), aconteceu a 25ª morte diagnosticada como causada pelo Coronavírus. A vítima é da cidade de Touros que passa a ser a 12ª cidade do Estado a registrar morte pelo Covid-19. Mossoró (8), Natal (5), São Gonçalo do Amarante e Tenente Ananias (2), Assu, Apodi, Canguaretama, Cerro Corá, Encanto, Lagoa de Pedras, Taipu e Touros (1), são as quantidades de mortes por município.

GOVERNO FEDERAL DIVULGA POSSÍVEIS LOCAIS PARA HOSPITAL DE CAMPANHA NO RN


O Ministro da Economia Paulo Guedes vai encaminhar um ofício ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, com uma relação de 81 imóveis que poderão ser utilizados como hospitais de campanha federal em todo o país. A instalação dos hospitais será analisada pelos Ministérios da Defesa e da Saúde, de acordo com a necessidade de cada região.
A lista foi divulgada pelo canal CNN Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte foram selecionados três locais, dois em Natal e um em Mossoró. Veja:
1 – Terreno de 19 mil m² em Natal, localizado na rua Sátiro Dias/Nova Central, no bairro Alecrim. Próximo à via férrea, com acesso aos municípios da região metropolitana, distante 550 metros do Hospital da Marinha. Bairro comercial, com alto fluxo de circulação de pessoas.
2 – Terreno de 4,1 mil m² em Natal, localizado na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, S/N, no bairro Tirol. Localizado em região central, próximo ao maior hospital do estado (Walfredo Gurgel). Bairro comercial, com alto fluxo de circulação de pessoas.
3 – Terreno de 14,2 mil m² em Mossoró, localizado na RNBR 110, 330, no bairro Alto de São Manuel. Mossoró é a segunda maior cidade do estado, localizada entre Natal e Fortaleza (CE).

PRESIDENTE VAI A PROTESTO E DISCURSA PARA DEZENAS DE PESSOAS AGLOMERADAS


O presidente Jair Bolsonaro discursou neste domingo (19) durante um ato em Brasília que defendia uma intervenção militar. Vale lembrar que Intervenção é um ato que não está previsto na nossa Constituição.
Dezenas de simpatizantes se aglomeraram para ouvir o presidente, contrariando as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação do coronavírus, o que vem ocorrendo desde o início dos efeitos da pandemia em nosso país.
Do alto de uma caminhonete, Bolsonaro disse que ele e seus apoiadores não querem negociar nada e voltou a criticar o que chamou de "velha política". Na imprensa, em sua maioria, o Presidente recebeu muitas críticas, porém, seus apoiadores reforçaram discursos em seu apoio nas redes sociais.

FEIRAS LIVRES E OS CUIDADOS COM A PROLIFERAÇÃO DO CORONAVÍRUS

Aos poucos as feiras livres nos municípios que foram suspensas vão sendo liberadas com os devidos cuidados para evitar que pessoas contaminadas venham a espalhar o vírus causador da Covid-19, mesmo que involuntariamente, pois, é possível que uma pessoa com o vírus não apresente sintomas e possa repassar a outras pessoas.
O distanciamento entre as bancas, usos de máscaras e outros acessórios que diminuam os riscos e orientações para que as pessoas fiquem apenas o tempo necessário, não sendo orientada a presenças de pessoas dos grupos de riscos nos ambientes, são os cuidados principais que estão sendo tomados.
A feira da cidade de Bom Jesus vem sendo exemplo na região pelos cuidados que vem sendo tomados pela equipe da Prefeitura Municipal. 

IMAGEM DO SANTÍSSIMO NAS RUAS DE SÃO PEDRO

No final da tarde deste domingo (19), o Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, Padre Idalmo, acompanhado de uma pequena parte de sua equipe saiu nas ruas levando a imagem do Santíssimo e abençoando as pessoas que foram convidadas a colocarem seus altares improvisados nas portas de casa.
A caminhada que vinha acontecendo nas noites de quintas-feiras foi realizada neste domingo como ponto de encerramento da Semana de Oração que foi promovida pela Paróquia com o tema "Minha Casa, Minha Igreja Doméstica", que foi realizada durante toda a semana com as celebrações dos terços nos inícios de noites.
Nas calçadas os fiéis católicos colocaram seus altares em pedido de oração pelo fim da Pandemia.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

ENCONTRE NOSSAS POSTAGENS NO FACEBOOK

O nosso Blog está sendo atualizado diariamente no Facebook. Ao clicar AQUI você será direcionado para a nossa Página e poderá continuar conferindo o trabalho de comunicação desenvolvido continuamente. Continue conosco. Curta, siga e receba as notificações de tudo que acontece em tempo real.