sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CHEGOU A HORA DO ENEM 2010

A expectativa para a realização das provas do ENEM deste ano estão chegando ao final. Amanhã dia 06 e domingo dia 07, os estudantes e todos os inscritos no exame irão realizar suas provas e, dessa forma, buscarem uma vaga em universidades de todo o país.
Em São Pedro a expectativa é grande entre os que se deslocarão até a capital do Estado para se lançarem a este desafio. Esperamos que todos, ou pelo menos, a maioria tenha êxito no exame e consigam dar um primeiro passo em direção a um futuro mais promissor.
É importante lembrar que só poderão serem utilizadas para responder ao teste canetas de tinta preta e material transparente e que acessórios como celulares e relógios não poderão ser levados ao local da prova.
foram registradas 4,6 milhões de inscrições. Os candidatos devem consultar os locais dos exames no cartão de confirmação ou no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Com a mesma estrutura da edição passada, a avaliação será composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. Cada um dos exames terá 45 questões. Os estudantes serão submetidos ainda a uma redação e, pela primeira vez, a questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No domingo, será a vez de Matemática, Linguagens e Códigos e da redação. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada de candidatos que se apresentarem após o horário estipulado.
Será obrigatória, no ato do exame, a apresentação do documento de identificação original, do Cartão de Confirmação da Inscrição e de caneta esferográfica de tinta preta. A falta de qualquer um dos documentos representará a eliminação do candidato. O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até dia 9 de novembro. Os resultados finais estão previstos para ser liberados até 15 de janeiro.
Além de avaliar o sistema de ensino, o ENEM substituirá o processo seletivo de muitas instituições de Ensino Superior. Aproximadamente 47 instituições federais já confirmaram o uso da nota da prova no vestibular 2011. Enquanto algumas substituirão os tradicionais processos seletivos pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado), outras usarão o exame como primeira fase da seleção ou mesmo para compor o desempenho final do candidato. O exame também será utilizado para a distribuição de mais de 70% das vagas disponíveis pelos Institutos Federais de Educação Tecnológica (antigos Cefets).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.