quarta-feira, 16 de março de 2011

15 DE MARÇO: DIA DA ESCOLA

O QUE COMEMORAR NO DIA DA INSTITUIÇÃO POR ONDE PASSAM TODOS: DO PRESIDENTE AO MENDIGO?
Conversando com colegas professores ouvi uma frase que me chamou a atenção: "E existe o dia da escola? Nunca ouvi falar!".
É isso, nem os próprios professores lembram, ou sequer sabem, que há um dia dedicado a este espaço onde passaram presidentes, governadores, artistas, pais, mães, ladrões, mendigos, anônimos....
Precariedade de algumas escolas atuais
E na prática, onde está a escola que um dia todos estivemos e onde nossos filhos estão hoje? Na maioria sucateadas, sem condições de trabalho e que não podem ser consideradas espaços de ensino e aprendizagem.
O sonho da escola do futuro.
Existem algumas, até públicas,  que, fisicamente, poderiam ser consideradas como modelo. Modelo do que precisamos e pretenderíamos ter como regra geral. Mas infelizmente, essas são a grande minoria.
Porém a escola não é apenas prédios, paredes. Existem uma estrutura e um corpo humano que a compõem e são essenciais. Comente respondendo a nossa questão inicial: O QUE COMEMORAR NO DIA DA INSTITUIÇÃO POR ONDE PASSAM TODOS: DO PRESIDENTE AO MENDIGO?

2 comentários:

  1. Olá, Chiquinho! Eu também sei que existe o dia da escola e conversei com os alunos sobre isso...kkkkkkkkkkkkkk... Eles nem sabiam dessa data comemorativa, mas cabe a nós pesquisarmos e estimulá-los também a fazerem isso e, assim, ficarem mais bem informados a tudo que ocorre ao nosso redor. As pessoas precisam desenvolver o hábito da leitura, pois através dela, podemos viajar no mundo da imaginação, e sem dúvida nenhuma,aprendermos muitas coisas que levaremos para a vida inteira. Lembremos que o conhecimento é uma das coisas que adquirimos, senão, a única, que ninguém pode retirar de nós. Devemos ter a consciência de que nunca saberemos tudo!E sempre teremos muito a aprender, ou então, correremos o risco de parar no tempo!!!Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chico! Boa pergunta:o que comemorar no dia da escola? Vamos agradecer o pouco que já temos, mas não nos conformarmos com isso. Claro que desejamos uma escola bem estruturada, melhores condições de trabalho, uma escola digna! Mas, na verdade, quem está preocupado com isso? Só ouvimos falar que vai melhorar isso ou aquilo, e nada acontece. Olhemos para nossas escolas, necessitadas de tudo...e aí? E olhe, que os alunos cobram as promessas...nós também, você sabe...não pense você,que quem passou por uma escola assim, e hoje esteja numa situação favorável, vai lembrar...inclusive os políticos...se tivessem consciência pelo menos, saberiam a importância que tem a escola na vida das pessoas ou deveria ter...kkkkkkkk...simplesmente esquecem!Ouvimos muito eles falarem dessa importância da escola,da educação, mas a ideia que fica, é que falam dos dentes pra fora, porque investimento que é bom...Hoje, só acredito nas promessas de Deus! Se nos dias atuais, não acreditarmos Nele, estaremos perdidos de vez...kkkkkkkk...

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.