sábado, 19 de março de 2011

RT: O QUE COMEMORAR NO DIA DA ESCOLA?

Chiquinho, tentei comentar sua postagem sobre o dia da escola, porém não consegui. Então segue ai embaixo o que eu escrevi. Vlw!
Prezado Chiquinho e leitores, o que comemorar neste dia? Eu diria que a universalização do acesso a escola. Hoje só não frequenta uma escola, quem não quer. No tempo dos nossos avôs, uma criança ir a escola era luxo, coisa de rico. Hoje, a escola esta logo ali. Quando fica um pouco distante, tem transporte para levar os alunos. Infelizmente a comemoração pára por ai. Se aumentou a quantidade, a qualidade fica muito a desejar. Eu estou falando das escolas públicas já que as privadas estão em outro patamar e tem níveis variados de qualidade. Quanto mais cara melhor. As nossas escolas públicas, salvo raríssimas exceções, estão sucateadas. É um dos grandes problemas brasileiro. Como ser realmente um pais rico, se nossas escolas públicas estão se tornando cada vez mais depósitos de crianças e adolescentes? Me causa esperança o fato de a educação ter sido tema prioritário dentre as propostas do s candidatos a presidência ano passado e ter sido reafirmada pela presidente Dilma. É incontestável que o investimento em educação aumentou na última década, porém ainda esta longe desse aumento se traduzir em qualidade. Será que os recursos estão sendo bem aplicados? Será que estão sendo revertidos no que realmente interessa? Ou são usados para outras finalidades? 
São questões que a sociedade tem que fazer aos seus gestores. Pais, alunos e professores têm que questionar os gestores sobre o uso destes recursos. Veja o caso de São Pedro. Creio que seja difícil encontrar um local onde a educação seja tão mal tratada. Os nossos bravos professores lutam diariamente contra a falta de apoio, de estrutura, de material, de planejamento e ultimamente até com a falta de salários que estão sempre atrasando. Na escola estadual faltam professores e os poucos que tem, salvo gloriosas exceções, não honram com a nobre missão de ensinar.
Portanto meu caro Chiquinho e leitores, ainda estamos longe de termos escolas dignas para comemorar. Porém é preciso que todos se comprometam: pais, alunos, professores, empresários, políticos e eleitores. Todos. Afinal o futuro passa pela escola!
Por: José Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.