sábado, 12 de setembro de 2015

SUA SAÚDE: VOCÊS SABEM O QUE É BRUCELOSE?

Tenho certeza que muita gente já ouviu falar nesse nome num é mesmo? Pois bem, ele é bem familiar mesmo, mas o quero realmente saber é se vocês sabem o que é a brucelose. Para quem não sabe, eu respondo agora mesmo. Brucelose nada mais é que uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria brucella, no qual é transmitida dos animais para os homens.
A infecção ocorre quando eles entram em contato direto com animais doentes ou ingerem leite cru (não pasteurizado), produtos lácteos contaminados como queijo, manteiga, entre outros e carne mal passada e seus subprodutos. Vale lembrar também que o queijo fresco é particularmente muito perigoso, porque é frequentemente produzido artesanalmente com leite fresco e os consumidores raramente se preocupam em saber se o leite usado foi tratado pela pasteurização.
Nesse caso, a melhor forma de prevenção é pasteurizar o leite e só consumir o leite pasteurizado, além de prolongar o cozimento de carnes em fogo alto. Mas não esqueça que todo leite ordenhado antes de ser consumido deve ser fervido (levado ao fogo), sendo assim, não é recomendado o consumo de leite cru, pois o cozimento e a fervura desses alimentos são medidas eficazes na destruição das bactérias. 
Por Arthur Silva
Nutricionista do Nasf /São Pedro-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.