segunda-feira, 21 de setembro de 2020

RN EXPORTA PRIMEIRA CARGA DE MELÃO PARA A CHINA APÓS A DECLARAÇÃO DE PANDEMIA


A primeira carga exportada de melão do Brasil para a China desembarcou na cidade de Xangai na última sexta-feira (18), segundo confirmou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, foram 3,5 toneladas de melão pele de sapo produzidas em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Em novembro do ano passado, após reunião bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, dentro da XI Cúpula do Brics, em Brasília, o Brasil fechou acordo com a China para viabilizar a exportação de melão. O acordo é o primeiro relacionado a frutas com o país asiático.
Em janeiro deste ano, a Administração Geral de Aduana da China (GACC) - órgão responsável pela sanidade vegetal e animal - inspecionou o melão produzido no Rio Grande do Norte e no Ceará e em seguida publicou a autorização para importação de melão do Brasil.
Para a ministra da agricultura, Tereza Cristina, a abertura desse mercado é um feito histórico, já que o país asiático é o maior produtor e consumidor de melão. “É um marco importante para o Brasil. É a primeira fruta fresca importada pela China e o primeiro país do mundo a exportar melão para China”, disse.
A China é considerada uma grande consumidora de melões. Em 2017, o país foi responsável pelo consumo de aproximadamente 17 milhões de toneladas, quase metade da produção mundial.
Matéria completa no G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.