sábado, 16 de janeiro de 2021

21 ANOS DA MORTE DE MONSENHOR EXPEDITO, O "PROFETA DAS ÁGUAS"

Nascido a 13 de dezembro de 1916, Expedito Sobral de Medeiros recebeu o nome de "Profeta das Águas" por sua constante luta pela chegada dos recursos hídricos às pessoas mais necessitadas do interior do Rio Grande do Norte. Monsenhor Expedito morreu em 16 de janeiro de 2000 na cidade de São Paulo do Potengi após uma vida dedicada ao sacerdócio e às lutas populares sempre em defesa dos menos favorecidos.

Expedito foi pároco por 56 anos em São Paulo do Potengi, no interior do Rio Grande do Norte, após passar pelas paróquias de Jardim do Seridó, São Rafael e Touros. Aliás, foi o primeiro pároco daquela paróquia, que só deixou quando faleceu, por insuficiência respiratória decorrente de um câncer.

Instado pelo Arcebispo para assumir a Catedral de Natal, razões de saúde contribuíram para que lhe fosse atendido o pedido de permanecer onde estava. Porém, assumiu o cargo de Vigário Episcopal para o Clero, residindo em São Paulo do Potengi.

Ele fazia parte dos que iniciaram a Sindicalização Rural em nível nacional, a Campanha da Fraternidade, pequenas comunidades surgidas e assentadas em torno de receptores cativos da Emissora de Educação Rural, as Escolas Radiofônicas, as Maternidades, as Escolas de nível médio, a Ação Católica Rural, a Formação de Líderes, o Plano de Pastoral, a elevação do padrão cultural do Clero para melhor servir aos irmãos.

Sua luta pelo acesso democrático aos recursos hídricos começou na década de 50, mais precisamente após um episódio ocorrido em 1953, quando, acompanhado de outros padres, ele ouviu de um trabalhador a frase "monsenhor, tira nós dessa escravidão", durante uma visita a uma comunidade rural. A partir de então, passou a se empenhar pela elaboração de projetos definitivos para o problema das águas.

Mas os frutos só foram colhidos quatro décadas depois, com a implementação do programa estadual de adutoras, durante o governo do amigo de infância, Garibaldi Alves Filho. Conseguiu que este assinasse em 1° de julho de 1996 a lei que criou o Programa de Recursos Hídricos.

Informações colhidas junto a WIKIPEDIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.