terça-feira, 19 de abril de 2011

TALENTO DA NOSSA TERRA

Artista são-pedrense faz sucesso em Paris
Por Fortaleza
Colaboração Marcos Galdino

Nascido em São Pedro, no ano de 1961, mais precisamente na comunidade de Lagoa do Feijão, Guaraci Gabriel Campos é hoje um cidadão do mundo. Em 30 anos de carreira como artista plástico, Guaraci já apresentou seus trabalhos em vários estados brasileiros e países como Cuba, Argentina, Áustria e França.

Em entrevista ao jornal O Poti, edição do último domingo, Guaraci contou ao repórter Alex Costa detalhes dessa longa trajetória. Segundo ele, sua sensibilidade artística começou a aflorar aos nove anos observando o trabalho das paneleiras de barro da região. Autodidata, começou a confeccionar esculturas em terracota que representavam o cotidiano da fazenda. Para aperfeiçoar-se, frequentava bibliotecas públicas onde pesquisava os  trabalhos dos grandes mestres das artes plásticas. Tornou-se então um grande admirador de Salvador Dali e Picasso. Seu contato mais direto com a arte aconteceu na antiga ETFERN (hoje IFRN) onde foi cursar edificações. A partir dai, com o aperfeiçoamento do seu trabalho, adotou como matéria-prima apenas materiais recicláveis. Em 1998, o seu trabalho intitulado Guerra e Paz entrou para o Livro dos Recordes como a maior escultura do mundo em material reciclável. 
Guaraci estará mais uma vez em Paris entre os dias 18 e 31 de maio, apresentando seus mais novos trabalhos nos jardins do Museu do Louvre.

6 comentários:

  1. É, felizmente temos um ícone na cultura mundial o artista plástico GUARACI GABRIEL.
    Um homem de expressão e fama internacional, que bem poderia ter sido convidado a participar do projeto do pórtico de nossa cidade.
    E não colocarem "AQUILO" goela abaixo do povo e ainda por cima dentro da cidade, pois que se saiba a palavra "PÓRTICO" significa: via de acesso àquilo que é grandioso, portal, entrada...
    Tudo bem, que o poder público não considere o Bairro Boa Sorte como zona urbana, mas colocarem aquela geringonça praticamente no meio da cidade, além de desconfigurar a paisagem do rio Potengi, causa nausea pela falta de criatividade artistica posta naqueles garranchos cruzados.

    ResponderExcluir
  2. na verdade o que falta em sao pedro é emprego,qual a geraçao de emprego que esta cidade tem,alguem me responda,kd a geração de renda,me mostre um emprego criado para a populaçao,p nos trabalha-mos temos que sair da cidade,isso é um absurdo,os politico atuais nao tem compromiço nenhum com desenvolvimento e emprego na nossa cidade,esta na hora de mudar tudo,o que estou vendo ultimamente é pessoas de outras cidades trabalhando aqui, eos daqui sem oportunidade,vamos la pessoal vamos falar mesmo

    ResponderExcluir
  3. parabens por mostra a cidade o trabalho de nosso conterraneo,traz o artista a cidade prefeito,vamos mostra p brasil os frutos de nossa terra,infeslimente o trabalho com a cultura e os artista de sao pedro nao existem,nem o fultebol aqui é valorizado,

    ResponderExcluir
  4. Toda Postagem que rola no Blog esse povo só fala em Politica. Ôoo Povo Besta.

    ResponderExcluir
  5. ZEZO infelizmente é por conta de pessoas como voce que o municipio de São Pedro está do jeito que está, sem Educação, Saude, Esporte, Segurança e tantos outros problemas, mas, voce deve ser daqueles que não enxergam um palmo a frente do nariz.

    Lembre-se! que tudo o que expressamos, falamos e discutimos é a forma mais pura de POLÍTICA, não a partidária, mas a política da conscientização, da liberdade, da expressão direta e de livre arbítrio e principalmente o Direito de cobrar, Daqueles que utilizam o que é nosso como meros administradores para que o façam, mais de maneira sóbria, honesta, publica e sem imediatismo, com fito único de auto beneficiar-se.

    ResponderExcluir
  6. Já que tocaram no assunto, também quero dizer que não entendi porque colocaram aquele pórtico ali no meio da cidade.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.