quarta-feira, 8 de junho de 2011

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Por Guilherme Garcia

Legaliza? Sim? Não?

Fumar maconha deveria ser legal?


Legal no sentindo de lícito e aceito socialmente, como o álcool e o cigarro?

Pergunta difícil.

O fato é que a legalização da maconha é um tema de muitas contradições, visto os interesses ocultos que existem, sobretudo econômicos e sociais.

Se o consumo da maconha fosse legalizado não existiria mais o termo “tráfico de drogas”, e sim empresas qualificadas na distribuição desse produto que agora pagaria impostos para o Estado. Não existindo tráfico, menos pessoas morreriam; milhões de reais gastos todo ano por governos com a repressão a esse tipo de droga poderiam ser investidos em outras áreas; poderia, também, haver redução da criminalidade, pois muitos crimes são cometidos para financiar o tráfico

Entretanto, poderia haver um aumento no número de dependentes, pois as drogas seriam mais acessíveis e as indústrias que iriam produzir investiriam milhões em propagadas incentivando o seu consumo, assim como é com o álcool e o cigarro, fazendo com que o sistema de saúde gastasse mais com o tratamento dos dependentes dessa droga.

Sem contar nos malefícios que a maconha origina no organismo de seus consumidores.

São muitos pontos que precisam ser avaliados.

Na Holanda, por exemplo, após a liberação do uso licito da maconha, o índice de dependentes diminuiu, assim como o da criminalidade.

Drogas legalizadas, no Brasil, como o álcool e o cigarro também causa um grande prejuízo social.

O álcool mata por ano 2,3 milhões de pessoas. Já o cigarro mata 10 milhões.

São números altíssimos para drogas legalizadas.

Portanto se faz necessário pensar numa legalização deslocando o enfoque dado a droga para o sujeito. É preciso que se formem conceitos mais elaborados: como funcionará? Que mecanismos sociais serão utilizados? Quem vai ser beneficiado? Quais serão os critérios para o livre consumo?

A legalização da maconha não abriria portas para legalização de outras drogas mais ferozes, como a cocaína, o OXI e afins?

E você, amigo leitor, é contra ou a favor?

Opine. Comente.

9 comentários:

  1. É uma situação difícil, mas acredito que a legalização não aumentará o número de viciados, ja que a proibição não impede os usuarios cometerem esse ato!

    ResponderExcluir
  2. É verdade mesmo, quem fuma fuma! Não é uma proibição ou legalização que vai mudar isso!

    ResponderExcluir
  3. Será que o cigarro num é mais prejudicial do que a maconha e a cocaína? É uma questão importante a se pensar, principalmente se a legalização da maconha pode ou não predispor da coicaína, crack e outras!

    ResponderExcluir
  4. falta de vergonha isso sim, só o que faltava você na rua se deparar com pessoas fumando maconha e achar que isso é normal

    ResponderExcluir
  5. Liberando a maconha, não vão querer liberar também as outras drogas? Porque drogas são drogas. Acredito que deveria ser proibido as que já estão em circulação, como o cigarro e o álcool e não liberar mais ainda, que será mais uma contribuição para prejudicar a saúde e gastar mais dinheiro público na recuperação dos viciados, não acham? Que esse dinheiro fosse investido em projetos culturais, esportivos, educativos, cursos profissionais para qualificar essas pessoas e inserí-las no mercado de trabalho, ao invés de deixá-los ociosos. Creio que investir na educação geral do povo,desde as séries inicias e suas famílias é que poderemos mudar esse quadro. E sem investimentos nessa área, fica difícil. Os governos precisam repensar essa situação, e fazerem um trabalho intensivo na conscientização da sociedade, ou então não saberemos onde iremos parar com uma idiotice dessas. QUEM ASSISTIU ao filme TROPA DE ELITE, sabe quem se beneficia com isso, né?

    ResponderExcluir
  6. a maconha e todas as drogas ate o cigarro deveria ser proibido..

    ResponderExcluir
  7. a maconha(CANNABIS SATIVASS) é uma erva natural,encontrado na natureza onde é consumido sem alterações quimicas,diferentes das drogas sinteticas(LSD,PONTO,EXTASÊ) e as semis-sinteticas(COCAINA,CRACK,MELA,OXI, ETC) QUE sao fabricadas em laboratorios e que levam a morte,porem vc já ouviu falar ou algum medico ja conseguiu nostra que uma pessoa que fez uso só de maconha morreu,nunca isso foi provado,segundo a ciencia p morrer de overdose de maconha seria mecessario fumar mais ou menos 350 cigarros de maconha em meia hora,é impossivel,agora pessoas cardiacas tem tendecia a morrer devido o alto consumo,diferente das drogas quimicas que matam e acabam com a sociedade, portanto o governo nao libera devido a questao economica ( IMPOSTOS)

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a legalização da Maconha irá solucionar o problema dos tráficos pois, não haveram motivos de contrabando desta droga. Porém, sabemos que o Brasil é um país com altos índices de subdesenvolvimento e com os habitantes sem nenhum tipo de acesso a informação. Há pessoas que não fazem uso da educação nos níveis mais simples como o Ensino Fundamental, na saúde muitas vezes não possuem acesso ao tratamento e prevenção das patologias, por isso, acredito que o governo "assim como foi dito no comentário acima" deve atuar na conscientização das drogas, na prevenção de doenças e desenvolvimento do país, não somente deixar para desenvolver ações no momento do acontecimento pois, haverá mais gastos com os tratamentos ..Todos nós sabemos que assim como os medicamentos produzidos para o tratamento das enfermidades a drogas possuem um mecanismo de ação benéfica e maléfica.É necessário ponderar as diversas situações depois pensar em legalizar um produto para uma sociedade que possa consumir. Para finalizar, o Brasil é um país formado por diversas culturas então será muito dificíl e aceitável legalizar a Maconha ou qualquer tipo de situação que provoque o transtorno a população.

    Fonte: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11294&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/Maconha#mecanismo

    ResponderExcluir
  9. sou contra a legalização da maconha

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.