quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOB A DIREÇÃO DE JAÍRA GARCIA

Jaíra Garcia: "Contar com o compromisso de
todos é o nosso principal objetivo".
"Compromisso". Essa foi a palavra mais utilizada na nossa conversa com a nova Secretária de Educação de São Pedro, Jaíra Garcia de Araújo. Hoje, 02/01, ao chegarmos à Secretaria já a encontramos em plena atividade e rodeada pela equipe que começa a ser formada e que deverá mostrar a cara de sua administração em breve. Praticamente não tivemos novidades nos nomes e a grande expectativa deverá ser a forma de trabalho a ser desenvolvida pela nova gestora.
O CURRÍCULO DE JAÍRA
Funcionária da Educação Estadual a 29 anos ela começou seu trabalho em São Pedro como professora (1983). Logo em seguida foi para Natal onde foi, além de professora e coordenadora, gestora de quatro escolas: E. E. Potiguaçú; E. E. 15 de Outubro; E. E. Luiz Soares e; E. E. 12 de Outubro. Na Secretaria Estadual de Educação foi Coordenadora do Programa de Formação do Professor da Educação Infantil - ProInfantil - e, atualmente estava trabalhando na própria SEEC, no Fundo Estadual, no Setor de Repasse da Merenda.
OBJETIVOS
Mudar a cara da Educação local focada no trabalho e compromisso de todos. Jaíra nos afirmou que deverá investir especialmente na Alfabetização para poder mudar a situação e elevar os índices locais nas avaliações do MEC.
TRABALHO E PROJETOS
No primeiro dia de trabalho a nova Secretária já pensa no planejamento da Semana Pedagógica, pretendendo inclusive, desenvolver novidades que favoreçam o melhor aproveitamento deste momento inicial com palestras e outras atividades. Um de seus projetos iniciais é investir na implantação de uma turma de sexto ano na comunidade de Lagoa do Canto para atender estudantes das comunidades vizinhas.
EQUIPE DE TRABALHO
Equipe tem apenas, como novidade, o nome de Izabel
Calixto na direção da EMIMA
Na Secretaria ela conta atualmente com três profissionais: Edivan Varela, Ivani Rocha (Lili) e Joadelson Faustino. Estão também definidos os diretoras municipais: Izabel Calixto (E. M. Izabel Moura de Andrade); Júlio César (E. M. Luiz Varela); Maria Marques (Centro de Ensino Rural) e; Luana Monick (Creche Menino Jesus). Segundo Jaíra, futuramente, pretende contar com mais dois técnicos na Secretaria.
PREPARAÇÃO
Preparando-se para assumir o cargo a nova secretária visitou todas as Escolas do município com o intuito de conhecer suas potencialidades e necessidades. Falando sobre a diminuição no número de alunos ela afirmou que conta com o compromisso dos educadores para buscar novos estudantes, uma vez que isso é a garantia de que as escolas continuem funcionando e que os mesmos não tenham que se deslocarem para outras comunidades.
PRIMEIRAS PALAVRAS COMO SECRETARIA
Em primeiro lugar quero desejar feliz ano novo a toda a comunidade escolar. Vim pra desenvolver um trabalho, mas também vim aprender com todos os profissionais. Pois todos tem um pouco a contribuir e que essa contribuição seja sempre. Possamos juntos resolver problemas que não resolvemos de uma hora pra outra nem sozinhos. Precisamos estar de mãos dadas para que as coisas possam acontecer. Vontade e compromisso são coisas que precisamos ter para a educação. Melhorar é o meu intuito e pra isso precisamos de compromisso porque eu sozinha não posso fazer nada. Precisamos mudar o quadro da educação que não é só aqui, mas em todo o Brasil. Quanto aos alunos, precisamos investir no esporte, e estamos conversando com a prefeita para que nossos alunos possam se sobressair como acontece em outros municípios.

Um comentário:

  1. parabens mestra por sua trajetoria muito bem aceita... !!!*

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.