terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SAÚDE VOLTA A SER DESTAQUE

No dia 28 de julho de 2012 coloquei aqui no blog uma postagem com o título O CAOS DE NOSSA SAÚDE. Na oportunidade apresentei a minha indignação com a falta de assistência na nossa saúde municipal. Lógico que compreendo que este é um problema a nível nacional, prova disso são as inúmeras reportagens apresentadas diariamente nas grandes redes de comunicações nacionais.
Contei casos vivenciados por mim onde, se não tivesse a possibilidade de pagar um transporte para levar familiares aos hospitais poderia te-los perdido. Tudo isso porque nos finais de semana contávamos apenas com uma ambulância para dar assistência transportando doentes para os hospitais de São Paulo do Potengi, Macaíba ou Natal. Caso precisássemos atender dois casos em intervalos pequenos a segunda pessoa ficaria sem alternativas.
No último sábado na comunidade de Telha um Senhor de 72 anos passava mal e ao ligarem para o Posto de Saúde de São Pedro a informação foi de que a ambulância havia sido liberada para atender uma urgência, que nada poderia ser feito e que os familiares tentassem providenciar um transporte por perto para leva-lo ao hospital. Passados, aproximadamente, 40 minutos, o senhor veio a óbito em sua própria residência.
Pela distância entre a cidade e a localidade e, logo após, até um dos hospitais, Macaíba, São Paulo do Potengi ou Natal, provavelmente não houvesse tempo necessário para se evitar a morte do idoso, porém, se esse socorro tivesse sido prestado, ou tivéssemos um atendimento em nossa cidade a população se sentiria bem mais segura.
O blog está apenas alertando para que outros casos não venham a ocorrerem e que, mesmo com todas as dificuldades, sejam pensadas alternativas para se dar um mínimo de assistência e condições de segurança aos habitantes do município de que terão a quem recorrer na hora da doença. Se não temos como promover um plantão médico, pelo menos coloquemos à disposição da população meios de locomoção aos hospitais regionais. Fica o nosso registro e a esperança de que tenhamos uma resposta positiva em breve. O próximo poderá ser um de nós.

13 comentários:

  1. CIDADÃ QUE BUSCA SEUS DIREITOS22 de janeiro de 2013 às 18:31

    NO DIA QUE EU PRECISAR DO SERVIÇO DA AMBULÂNCIA,E NÃO TIVER NEM UM TRANSPORTE PARA A MINHA PESSOOA OU ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA PODE FICAR CIENTES A SECRETÁRIA DE SAÚDE E A PREFEITA QUE EU VOU DIRETAMENTE NA IMPRESA E FAREI TODO O RELATO LEVANDO PROVAS DO DESCASO QUE EXISTE NA PRESTAÇÃO DE ATENDIMENTO MÉDICO EM SÂO PEDRO.VAMOS ACABAR COM ESSA FALTA DE RESPEITO COM QUEM PRECISA DO ATENDIMENTO É OBRIGAÇÃO DE VOCÊS DÁ ESSE MÍNIMO DE ASSISTÊNCIA.FAZEM ISSO PQ NÂO PRECISAM DO ATENDIMENTO LOCAL ,NO MÍNIMO TEM PLANO DE SAÚDE.NO MÍNIMO A FAMÍLIA DO IDOSO ERA PARA LEVA ESTE CASO PARA JUSTIÇA.IMAGINE SE ESSE IDOSO FOSSE O PAI DESSES INRESPOSÁVEIS QUE SE OMITIRAM DE PRESTAR O SERVIÇO. SE NÃO ESTAVA COM A AMBULÂNCIA DISPONÍVEL ALUGA-SE UM CARRO E DESSE ASSISTENCIA AO ANCIÃO .A VIDA É PRIORIDADE ,INJUSTIÇA NÃO.

    ResponderExcluir
  2. ACONTECER TUDO ISSO PQ O POVO TEM MEDO DE BUSCAR SEUS DIREITOS.MAIS DEIXO BEM CLARO COMO CONHECEDORA DO ESTATUTO DO IDOSO E DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ISSO É NEGRIGÊNCIA E QUE A FAMÍLIA NÂO DEVE TER MEDO DE BUSCAR SEUS DIREITOS,CORAGEM NÂO SE DEIXEM SEREM LEZADOS PELOS IMCOMPENTETES QUE EXISTEM NO BRASIL E ESPECIFICAMENTE EM SÂO PEDRO/RN.GESTOTORES É BOM VOCÊS LEREM,INTREPRETAREM E O MAIS IMPORTANTE POR EM PRÁTICA O QUE É DE LEI.

    ResponderExcluir
  3. acredito eu que partir de março, essa historia ira mudar...grandes mudanças ocorreram, e a assistência municipal a saúde será mais complexa.

    ResponderExcluir
  4. profissional da saúde22 de janeiro de 2013 às 21:13

    Concordo plenamente com vocês que tem a coragem de expor sua posição diante dos problemas que frequentemente ocorre em nosso município.

    ResponderExcluir
  5. Venho me solidarizar com mais essa família em SP e que Deus conforte a todos. A alguns dias atrás tb faleceu em nossa cidade uma jovem no alger de sua vida, ela procurou por assistência médica e encontrou, porém, não se foi dado a importância necessária ao caso e a jovem chegou a óbito. É lamentável que as pessoas façam saúde em nossa cidade contando com a sorte dos pacientes e com a solução que as famílias possam dar ao problema. Não quero aqui de forma nenhuma acusar a nova prefeita de omissão, porém não se pode deixar de cobra atitudes mais eficaz, respeitosa e responsável no que diz respeito ao atendimento médico da nossa população, essa falha já vem se alastrando a anos nessa gestão, não posso deixar de ligar uma gestão a outra já que foi discurso da prefeita que seria o seu trabalho continuidade do outro e que a continuação desse trabalho seria preciso para melhoria da nossa comunidade portanto é dela que devemos cobra o antes e o atuante não tem porque ser diferente afinal esse foi seu discurso de campanha. Mas torço pra que a nova prefeita diante das dificuldades que agora ela estar vivenciando possa entenda que continuação desse trabalho e dessa assistência e tudo que nossa população não precisa e ainda continuo acreditando no que ela dizia que era uma mulher calada mas de atitude, infelizmente saúde é um setor que não se pode aguardar muito como a educação pois se lida com vidas. Boa sorte a nova prefeita que ela consiga mudar essa forma de gestão já ultrapassada, e principalmente boa sorte a todos nós moradores de São Pedro.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo:22 de janeiro de 2013 20:43. Você disse que vai mudar a partir de março, pois fique sabendo que vai sim, não por causa da nova gestão, mas pelo povo que não aguenta mais ficar de braços cruzados, esperando por melhoras na assistência a saúde de nossa cidade, na minha família ja precisou de ambulância e também estava em uma urgência, meu parente não faleceu por causa de uma carona que lhe foi dada pelo um colega, isso é uma vergonha, essa cidade pequena acontecer essas coisas e outra coisa não é mudando secretário que vai melhorar, ninguem assumi um cargo tão importante que é secretaria de saúde que não tenha um pensamento de melhorar radicalmente é preciso que o sistema de autonomia e condições de trabalho ao profissional e aceite suas opiniões e você profissional não cruze os braços porque seu profissionalismo esta em jogo perante a população, não pense só no cargo em si, em outro lugar você poderá ser reconhecida e colher bons frutos. Falo tudo isso porque vivenciei trabalhando na saúde em vários setores no RN e aqui se você é bom o sistema lhe coloca na rua.

    ResponderExcluir
  7. Caro's colegas,ainda no começo do ano passado resolví voutar a minha amada terra,na esperança de dias melhores,principalmente na saúde.Ví os dias se passando e nada de novo acontecia e como tenho dois filhos pequenos não podia ficar aí correndo o risco de meus filhos adoeserem e eu não ter como prestar um Socorro.Por vezes minha filha adoeseu e eu trouxe-a para o serviso público daquí de natal,que estava ruin mais ainda funcionava.Voutei ainda no més de junho passando aí só os fins de semana.Quando aconteceu a morte da jovem Naiany esposa de meu sobrinho Janiel,reclamei no face a fauta que fazia o tão sonhado hospital.Ela realmente foi até o posto mas se tivesse atendimento adequado ela teria sido socorrida sem precisar ir pra outro lugar.Augumas pessoas se chatearam com meu comentário mas é verdade.Quando se tem vontade politica se faz como o prefeito daquí que pegou a prefeitura o caos e no segundo dia de mandato ja colocol o pronto socorro infantil pra funcionar.Quando se quer se faz.

    ResponderExcluir
  8. Sabe pq se chatearam Rosa?
    Pq nunca perderam um filho assim...
    Por falta de assistência médica!
    Acredito que ganham muito bem pra ficar babando esses políticos corruptos!
    Que indignação! mas, ainda acredito que dias melhores virão!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Franciso Luíz por essa bela matéria, espero que ela traga algum fundamento após lida pelas nossas autoridades!
    Precisamos de mais pessoas comprometidas com o povo, como você!
    Chega de descaso!

    ResponderExcluir
  10. ESSA É PARA VOCÊ ROSA , QUE DEVE ESTA COM PROBLEMA DE MEMÓRIA...SABE PORQUE?

    VOCÊ ESQUECEU ...de dizer que no dia que ela faleceu ,pela manha compareceu na unidade de saúde se queixando de dor, foi atendida pela Dr.a clarissa maranhão, onde tinha apresentado um eletrocardiograma (também realizado na unidade de saúde de são pedro) no qual acusou arritimia e a mesma foi orientada procurar um cardiologista.

    VOCÊ TAMBEM ESQUECEU... de falar que no atestado de obito a principal causa foi RUPTURA DO BAÇO orgão proximo ao figado que sofreu essa grave lesão devido um acidente de moto a alguns dias atrais e que não tratado corretamente pela paciente...

    VOCÊ TAMBEM ESQUECEU ... de procurar um NEUROLOGISTA!
    FICA A DICA PARA QUEM FALA SÓ A METADE DA HISTORIA.

    ResponderExcluir
  11. Fico indignado, qdo vejo essas postagens de gente babona...
    Puts, vidas partindo e o pessoal discutindo por causa de política!
    Que Deus abençõe tds de sua casa q defende tanto a saúde de nosso município ,
    e que na sua família ninguém sinta a dor de perde um ente tão amado.
    Pq no que eu posso ver, vc nem mesmo se ama.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por um diagnostico tão rápido, que eu saiba o laudo nem chegou,
    e vc nem tem piedade pela família que passa por essa imensa dor!
    Que Deus te proteja!

    ResponderExcluir
  13. Senhor q quase sei quem é , pq vc não mostra quem é,e este é um blog e respeito eque mostra a indignação da população, acredito q a senhora Rosa, não comentou nada que não deveria.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.