quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

REGIONAL POTENGI DO SINTE SE REÚNE EM SÃO TOMÉ

Sindicalistas reunidos em São Tomé
Aconteceu na tarde de hoje, na sede da Regional do Sinte em São Tomé, a reunião para o planejamento das ações 2015. Representantes da própria regional, de São Pedro, São Paulo do Potengi e Santa Maria estiveram presentes e desenvolveram a pauta prevista para o encontro. Confira abaixo os principais pontos em debate:
Reajuste do Piso Salarial dos Professores em 13,01%: A nível Estadual a informação é de que, com a aprovação na AL, o pagamento será realizado em fevereiro, retroativo a janeiro. Nos municípios, apesar dos prefeitos estarem se propondo a pagar o reajuste em fevereiro, apenas a Prefeitura de São Pedro, na região, já efetivou o pagamento referente a janeiro.
Hora/Atividade I: O Secretario de Estado da Educação afirmou para o Sinte que não cumprirá a recomendação do MP, visto que não se trata de uma Lei e já existe uma decisão a nível Federal dando direitos aos professores do cumprimento de 2/3 de horas/aulas com estudantes e 1/3 para atividades extras. Com essa decisão as Prefeituras deverão seguir a mesma decisão e, em caso contrário, o Sinte deverá intensificar a luta pelo cumprimento da Lei e mobilizar os sindicalizados visando a garantia do direito.
Hora/Atividade II: O Juiz de Direito Ricardo Pires de Amorim determinou que a prefeitura de São Tomé cumpra a lei do Piso que determina que os professores trabalhem 2/3 das horas-aulas com os estudantes e 1/3 em atividades extraclasse. Na mesma sentença o magistrado determina que a Prefeitura pague retroativo a abril de 2011 a diferença por não cumprimento da carga horária de trabalho aos professores. Além de São Tomé, os professores das cidades de Barcelona e Lagoa de Velhos ganharam o mesmo direito. As demais cidades da região esperam resultados dos julgamentos.
Plano Municipal de Educação: Diante da situação em que vários municípios estão trabalhando a construção dos seus PME, o Sinte, mais uma vez, se coloca à disposição para contribuir nessa elaboração e já decidiu pela realização de Seminários nas cidades da Região. O primeiro Seminário deverá acontecer em São Pedro no dia 20 de março com as presenças de especialistas na área e é pretensão da Regional e dos Núcleos contar com as presenças dos educadores, do poder público, através das Secretarias de Educações dos municípios e de outras instituições da sociedade.
E mais: Também foram discutidas questões como Seminário Diálogos com Paulo Freire, Plano de Carreira dos Funcionários das prefeituras e questões jurídicas do Sinte.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar a prefeita d São Pedro pelo pagamento do piso, apenas vcs estão em dia, meus parabéns prefeita.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.