quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

EFEITOS DA LONGA ESTIAGEM EM SÃO PEDRO

O longo período de seca em todo nordeste brasileiro, em especial no RN e em São Pedro, vem causando uma onda insuportável de calor e consequente esvaziamento dos reservatórios naturais de água. Um exemplo disso são açudes que nunca secaram, desde suas construções, e neste período chegam ao término de suas reservas.
Açude localizado na Fazenda Jandaíra nunca havia secado desde que foi construído.
Outro fator causado pela diminuição das reservas de água são as mortes de peixes que se registra no açude localizado na entrada da nossa cidade, nas proximidades do Bairro Boa Sorte. O fato que já aconteceu em anos anteriores dar-se em função da alta temperatura alcançada pela água e consequente falta de oxigenação.
Apesar de não ter alcançado um nível muito baixo de águas, as altas temperaturas causam morte de peixes.
Distante das possibilidades humanas de modificação do atual quadro, resta a todos alimentar as esperanças de que as chuvas caiam e diminuam o sofrimento de todos, seres humanos e animais.
Com imagens de Dedé de Titico.

Um comentário:

  1. A temperatura não é o fator principal responsável pela morte dos seres aquáticos. Vale lembrar que os dejetos da nossa cidade, estão sendo depositados nesse açude do bairro Boa Sorte ocasionando a eutrofização desse ambiente, causando assim a falta de oxigênio disponível para os peixes.

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.