sábado, 13 de junho de 2015

HOJE É DIA DE SANTO ANTÔNIO "O SANTO CASAMENTEIRO"

A tradição junina, cristã e católica comemorar hoje, 13 de junho, o dia de Santo Antônio. O Santo é conhecido como "casamenteiro" por fazer com que moças encontrem seus noivos, pra isso a tradição manda que coloque-se a imagem de ponta-cabeça dentro de um copo com água e se coloca no congelador ou guarda-roupa, além de outras "simpatias".
Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. Ele nasceu em 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal. A igreja de Santo Antônio foi construída próxima a Sé, local onde segundo a tradição nasceu o santo português. 
Começou sua vida religiosa atuando como frade agostinho no Convento de São Vicente de Fora, e depois foi para o Convento de Santa Cruz, onde estudou as leituras da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Em 1220 se tornou franciscano e começou a viajar frequentemente. Ele morreu aos 36 anos, aproximadamente, na cidade de Pádua, na Itália. 
Ele foi o primeiro DOutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro.