sábado, 1 de outubro de 2016

#ATUALIDADESPELEIÇÕES2016: INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O ELEITOR

HORÁRIOS DAS ELEIÇÕES 2016
As eleições municipais de 2016 vão acontecer no dia 2 de outubro de 2016 no primeiro turno e no dia 30 de outubro de 2016 nos casos em que seja disputado o segundo turno. Os eleitores podem votar entre as 8 (oito) e as 17 (dezessete) horas.

IDADE PARA VOTAR
O voto ainda é obrigatório no Brasil. As pessoas que tem entre 18 e 70 anos devem votar ou justificar suas ausências quando for o caso. Apenas quem tiver entre 16 e 18 anos de idade e os maiores de 70 anos não são obrigados a votar nem justificar a ausência do voto.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Título de eleitor: É importante porque é possível consultar o número de inscrição, a zona e a seção onde o eleitor irá votar. Mas não é obrigatório. Documento oficial com foto: É obrigatório. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.

É PERMITIDO...
É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência pelo partido ou candidato, com bandeiras, broches e adesivos. O eleitor também pode levar os números dos candidatos anotados para facilitar a votação.

NÃO É PERMITIDO
Não é permitido fazer boca de urna no dia da eleição, ou seja, divulgar propaganda de partidos ou candidatos com alto-falantes, comícios ou carreatas. O eleitor também não pode usar celular, máquina fotográficas, filmadoras que possam comprometer o sigilo do voto.

COMO JUSTIFICAR O VOTO?
Há duas formas de justificar, uma no dia da votação, preenchendo o formulário de justificativa e entregando a qualquer mesário, ou depois da eleição, em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor até 60 dias após a votação.

QUEM NÃO VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, PODE VOTAR?
Depende. Só pode votar quem não tiver votado por no máximo duas eleições consecutivas, onde cada turno equivale a uma eleição. Os eleitores que não votaram por três eleições seguidas podem ter o título cancelado e precisam regularizar a situação para votar.