domingo, 20 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DE CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam
Esse é, portanto, um momento que a sociedade deve se questionar os problemas causados pela falta de valorização e desigualdade social e racial. Hoje o negro conquistou muitos espaços, porém, ainda existem pessoas que não os respeitam. Isso mostra que é preciso lutar e conquistar os espaços merecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.