domingo, 2 de janeiro de 2011

ROMARIA AO MONTE SANT'ANA

Chegada dos romeiros, tendas colocadas ao pé do monte amenizavam o calor forte

Na manhã do dia 1º de janeiro, como ocorre todos os anos, houve a tradicional romaria ao Monte Sant'Ana. Muitas barracas de vendedores ambulantes, visitantes de vários destinos, missas, subida ao monte, pagamento de promessas ou simples visitas, marcaram o dia festivo no ponto turístico-religioso de nossa cidade.
Cantinho das promessas
Imagem de Santana na capela
As visitas começaram nas primeiras horas da manhã e logo às 8 horas foi celebrada a primeira missa do dia. Enquanto o Pe. Ramos celebrava na chegada do monte, as pessoas que subiam a pedra podiam acompanhar as músicas católicas cantadas pelo componente do Terço do Homens, Canindé Brito, ao lado da capela. Dentro da capela as pessoas pagavam suas promessas e adquiriam os cds de Nossa Senhora de Santana e os lencinhos vendidos para arrecadar recursos para manutenção da estrutura.
As visitas ao Monte Sant'Ana, uma elevação rochosa que fica a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade de São Pedro, tiveram início no ano de 1952, quando um Senhor, por nome Apolônio, construiu uma pequena capela no ponto mais alto da pedra com a ajuda de pessoas que moravam próximo. Entre as pessoas que colaboraram estava o Senhor Luiz Idelfonso que ainda hoje faz parte da comissão que organiza as visitas.



Como pode-se ver nas imagens, enquanto os fiéis participam da missa, os vendedores aproveitam para comercializar de tudo, desde comida até lembrancinhas que os romeiros levarão de volta aos seus destinos.

3 comentários:

  1. marcos diz:parabéns prof. chiquinho pelo blog,que esta bombando,fotos muito bem colocadas, informações quentinhas e isso ai,e o noticiario classe A da cidade de são pedro,continue assim abastecendo esse povo de noticias. valeu amigo

    ResponderExcluir
  2. "Parabéns colega pela a iniciativa,pois São Pedro necessitava de um veículo de comunicação;para divulgação de seus eventos e cultura e a história do seu povo sempre batalhador e nada melhor do que internet para mostrar o cotidiano desta gente tão aguerrida mas ainda não valorizada pelas autoridades,mais com o tempo isto mudará"

    Paulo.Diadema/Sp

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo, eu não sabia que existia uma divulgação assim do nosso monte de santana, parabéns mesmo, espero que continue sempre divulgando São Pedro nossa terriha.

    abraços, joseedvanm@bol.com.br

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.