quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RAIO-X DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A educação brasileira, em especial a pública, tem sido foco de questionamentos e críticas, muitas vezes contundentes e que minam gradativamente a sua credibilidade já tão debilitada.
Diante de um quadro tão desfavorável buscamos a palavra oficial da Secretaria Municipal de Educação, principal órgão responsável pelo setor no município. Apresentamos a seguir a visão e os projetos que a Secretaria mantém e pretende desenvolver em 2011, de acordo com a palavra oficial da instituição.

OBJETIVO
A Secretária de Educação tem como objetivo a ampliação de projetos já existentes que propõem a superação de desafios como a elevação dos índices educacionais e a melhoria da qualidade na educação.

PROJETOS E AÇÕES
Dentre os projetos a serem desenvolvidos como fundamentais para a educação municipal em 2011 a Secretaria tem como destaques os programas:
PDE
O PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) é um plano detalhado, elaborado pela escola por meio de uma metodologia processual de planejamento estratégico, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Ao elaborar  o PDE-Escola, a Escola realiza um diagnóstico de sua situação a partir do qual são definidos os objetivos, estratégias e metas a serem alcançados a longo, médio e curto prazo, e define a distribuição dos recursos que recebe anualmente.
ALFA E BETO
Um avanço na melhoria do processo ensino-aprendizagem foi o Programa Alfa e Beto que oferece uma abordagem integrada e sistemática para apoiar o trabalho dos professores, escolas e sistemas de ensino na área da alfabetização de crianças no Ensino Fundamental. Este programa apresenta visão sistêmica, integrada e consistente, pela sua estratégia de acompanhamento e pela utilização de material variado e abrangente, suficiente para o apoio do trabalho escolar e docente na área de trabalho de alfabetização, as escolas Izabel Moura e Luiz Varela foram presenteadas durante o ano de 2010 e houve sucessos, com todo esse avanço durante o ano de 2011, a Escola Izabel Moura vai dar continuidade ao Programa sob a orientação da Secretaria de Educação local.
PROINFO
Vale lembrar a importância do Proinfo que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações como cursos a distância, complemento e cursos presenciais para professores e alunos e diversas outras formas de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
ESCOLA ATIVA
Em especial pode-se citar o Programa Escola Ativa que combina componentes e estratégias metodológicas de caráter pedagógico e de gestão que tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes de classes multisseriadas.


AVALIAÇÕES
PES
Cabe destacar o Plano Estratégico da Secretaria como norteador de ações que favorecem a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
O PES auxilia a secretaria na organização de seus processos, analisando seu desenvolvimento, nas relações internas e externas, as condições de funcionamento de suas escolas e seus resultados educacionais, estabelecendo a direção a ser seguida pela organização.
Aliado a tudo que foi citado existe ainda o projeto de avaliação das instituições de Ensino realizado pela Secretaria de Educação que permite dimensionar e direcionar as intervenções.
Como resultado esperamos minimizar o baixo rendimento, detectar possíveis falhas funcionais e incentivar a atuação dos conselhos escolares na solução de problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.