domingo, 1 de novembro de 2015

SAÚDE NOTA DEZ: NUTRICIONISTA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ALIMENTOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro azul chegou e como é de costume, não poderíamos deixar passar por despercebido esse importantíssimo mês que é extremamente especial e dedicado à saúde do homem. É que todos os anos no mês de novembro é feito uma campanha de prevenção a nível nacional chamada de novembro azul, que tem como objetivo alertar os cuidados que todos nos homens deveríamos ter com nossa saúde, principalmente com a próstata que é um órgão “extremamente delicado” e que dependendo de seus hábitos e estilo de vida podem-se desenvolver problemas mais sérios como o câncer de próstata.
Pensando nisso o nutricionista Arthur Silva que pertence ao núcleo de apoio a saúde da família – NASF, esclarece para todos nos usuários de saúde desse município a importância de consumir alguns alimentos que tem como função prevenir esse tipo de câncer e que não pode faltar na alimentação do homem: “Em primeiro lugar gostaria de falar sobre o licopeno que é um pigmento que dá cor aos alimentos e que reduz o risco de câncer de próstata, além de outros tipos de câncer como o de mama e o de bexiga, e ainda diminui o colesterol. Essa substancia estar presente em alguns alimentos de cor vermelho em especial no tomate que pode ser consumido de forma natural numa salada crua, por exemplo, ou aquecê-lo ao fogo através de preparações como o molho de tomate que é muito utilizado em diferentes pratos, um bom exemplo disso é o apetitoso macarrão ao sugo.
Não esquecendo que quanto mais maduro for o fruto, maior a concentração desse nutriente. Outros alimentos também apresentam substancias funcionais que desenvolve funções semelhantes na prevenção ao câncer de próstata e por isso devem estar presente na mesa e serem consumidos sempre, são eles: linhaça, melancia, goiaba vermelha, soja, brócolis, couve, cenoura, repolho (levemente refogado), mamão papaia, cebola, alho e leite desengordurado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.