segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MANTEIGA OU MARGARINA? CONHEÇA AS DIFERENÇAS


Muito utilizadas em nossa culinária, à manteiga e a margarina são duas fontes de gorduras que acrescentam um “toque” especial nas mais variadas preparações, cada uma delas apresentam sabores típicos e originais, ambas estão cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, sendo assim apreciados diariamente por todos nós consumidores.
A Manteiga é um produto derivado do leite, ou seja, de origem animal e é obtida por meio do batimento da “nata”, além de ser calórica é também fonte de gordura saturada e de colesterol que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares, por outro lado a mesma é de origem alimentar e contem vitamina A que é importante para a visão, pele e sistema imunológico. Prefira as que não contêm sal e dentro de uma dieta saudável e equilibrada uma colher de chá de manteiga na tapioca de vez em quando não acarretara problemas.
Atualmente a Margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial dos óleos vegetais, alem de conter gordura láctea, soro de leite e aditivos. São de origem sintética da indústria alimentícia, algumas margarinas apresentem em sua composição a gordura trans, um tipo de gordura mais nocivo que a gordura saturada, pois essa obstrui as artérias além de aumentar o LDL “colesterol ruim” e diminuir o HDL “colesterol bom”. Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, também prejudicial à saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.·.
               
Arthur Emanoel da Silva
Nutricionista/CRN-6 9353

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.