sábado, 20 de setembro de 2014

POPULAÇÃO MAIS POBRE TEVE ACESSO A MAIS BENS DURÁVEIS

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nessa quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou o crescimento da posse de bens duráveis pelos brasileiros, como máquinas de lavar, computadores e veículos. A melhoria do acesso a esses bens ocorreu principalmente para a parcela mais pobre da população, conforme avaliou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

A pesquisa aferiu que, em 2013, houve crescimento de 7,8% nas unidades domiciliares com máquina de lavar, alcançando uma proporção de 58,3% no País. A proporção de domicílios que apresentaram fogão (98,8%) e televisão (97,2%) se manteve a mesma em relação a 2012. Já a respeito dos computadores, houve crescimento de 8,8% de presença nos domicílios, ressaltando a região Nordeste, com crescimento de 14%, com 686,6 mil novos domicílios. Em 2013, dos 32,2 milhões de domicílios brasileiros que apresentaram microcomputador em casa, 28 milhões estavam com acesso à Internet.

“A vida continua melhorando para todos os brasileiros. (…) Acho que merece destaque a melhoria do acesso a bens e serviços por todos, em especial para os mais pobres. Todos os bens e serviços, se vocês olharem uma série histórica, vocês veem um crescimento do acesso de forma consistente e sistemática. Alguns que já chegam a patamares elevados”, afirmou a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.