sábado, 18 de abril de 2015

HOJE É DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Quem nunca viajou em uma história infantil? Quem nunca segurou um livro nas mãos e sonhou ser ou criar um daqueles personagens que povoaram nossas mentes infantis? Quem não sabe que é a leitura o maior inspirador dos sonhos, das esperanças e da produção imaginativa?
Sim, sabemos que algumas pessoas não tiveram essa oportunidade, mas, você que lê essa postagem agora, talvez faça parte desse grupo que teve o prazer do contato com a leitura infantil. E é para isso que surge o apelo de fazer a alegria de uma criança lembrando este dia que é dedicado ao livro infantil. Que sejamos os orientadores nas trilhas da leitura e levemos nossas crianças ao maravilhoso mundo da fantasia que só o livro infantil é capaz de oferecer.
Que este dia seja comemorado com um livro na mão, o olhar atento de uma criança e a capacidade de se fazer voar pelo mundo, apenas com a imaginação.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto juvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infanto juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.