segunda-feira, 3 de outubro de 2011

HOJE É FERIADO NO RN: UM POUCO DA HISTÓRIA

A Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, nesta segunda-feira, 3 de outubro. No Rio Grande do Norte é feriado estadual.
Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). O que motivou a chacina? A intolerância calvinista dos invasores que não admitiam a prática da religião católica: isso custou-lhes a própria vida.
Três meses depois aconteceu o martírio de mais 80 pessoas, e sempre pelas mãos dos calvinistas holandeses. Entre elas estava o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". Isso aconteceu na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante (a 18 km de Natal).
Contam os cronistas que as notícias dos graves e dolorosos acontecimentos de Cunhaú se espalharam rapidamente por toda a capitania do Rio Grande do Norte e capitanias vizinhas. A população ficou assustada e temia novos ataques dos tapuias e potiguares, instigados pelos holandeses.
Os Bem Aventurados Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados, pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Um comentário:

  1. Uma data marcante para aqueles que compreendem verdadeiramente o significado destes fatos historicos. Parabens ao blog por colocar esta informação hoje escondida em muitos meios de comunicação. Me pergunto, pq esconder?

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.