quinta-feira, 14 de março de 2013

SECRETÁRIA ESCLARECE REAL SITUAÇÃO DE NOSSA SAÚDE

O nosso blog tem, ao longo de sua existência, buscado aperfeiçoar os serviços para oferecer à população a melhor informação sobre tudo que acontece em nosso município. Temos observado uma relação de abertura nas comunicações das informações vindas do poder público e elogiamos o interesse destes na ligação direta com a população.
Durante esta semana o Blog Jovens de São Pedro trouxe uma informação de uma mãe que havia tido problemas para consultar seus cinco filhos doentes. Repercutimos a notícia e liberamos alguns comentários na esperança de que viesse um pronunciamento oficial para esta situação que todos julgam, porém, muitas vezes, faltam estas informações que a muito esperamos.
Na tarde de hoje recebemos, na forma de comentários, um pronunciamento da atual Secretária de Saúde Carina Leite, que demonstra, além de coragem, a sua indignação com a situação e a burocracia que os gestores enfrentam para oferecer o atendimento que desejam, em virtude da forma como os recursos são repassados. Alguns leitores podem não concordar com as palavras da Secretária, porém, todos temos que admitir que foi de uma honradez imensa a sua iniciativa de expor-se de forma tão simples e direta demonstrando a versão de quem está do outro lado da situação.
Confira abaixo todo o conteúdo dos comentários deixados pela Secretária.
Boa tarde,
Estou vindo aqui para dar alguns esclarecimentos sobre a minha conduta como gestora. Bem, eu acho que é muito fácil falar e criticar quem está de fora, muitos pensam que o meu trabalho se resume apenas em dar conta daquele posto de saúde, quando na verdade é muuuuito além disso, não queiram saber da burocracia que é imposta a nós gestores e a responsabilidade que temos que assumir. Nós temos programas para alimentar, nós temos que ir em busca de recursos (porque n pensem que para vim dinheiro do ministério da saúde é rápido e prático não, tudo tem que ser muito bem legalizado e mediante elaboração de projetos e todo o gasto que nós temos tem que ser justificado).
Se uma consulta demora a ser marcada, é culpa da secretaria de saúde, se um exame demora a ser marcado é culpa da secretaria se saúde... só que as coisas não funcionam desse jeito, existe um pactuação que é realizada com outros municípios para que eles nos forneçam os serviços que nós não temos, e se eles não realizarem??? São Paulo do Potengi ainda não realizou os exames que pacturam com a gnt, que segundo a Secretária Dailva, estavam em processo de licitação (depois de muita cobrança e ligações da minha parte, os exames serão marcados a partir do dia 20 deste mês). Natal, outro município que temos pactuação, no começo do ano não estava realizando nenhum exame e nenhuma consulta para nós porque a prefeitura de Natal não pagou o sistema que realiza marcação de consultas (para marcarmos qualquer tipo de procedimento em Natal somos obrigados a faze-lo por um sistema e não existe outra forma). Exames de alta complexidade como tomografia computadorizada e ressonância magnética também são marcados por outro sistema, a gente cadastra o paciente no mesmo e ainda temos que esperar que uma médica lá autorize o exame. Mas tudo isso é culta da secretatia de saúde aos olhos do povo. Sem contar também, que o SUS só nos permite marcar uma quantia determinada de consulta por mês. Ex: Temos direito a apenas 5 cirurgias de catarata no mês que São realizadas/pactuadas em Santa Cruz, e a fila de pacientes é enorme, fora que vão 5 pacientes fazer a cirurgia do primeiro olho esse mês e no proximo mês vão os mesmos 5 fazer o segundo olho, e só depois que posso colocar outros outros 5 novos. Isso tudo é um absurdo??? É sim, mas vai muito além de mim, a culpa é do sistema que não funciona como deveria.
Existe, para quem não sabe, um número máximo de consultas que o médico deve fazer e, mesmo que não houvesse, infelizmente, não temos como atender a todos e acaba que ficamos em uma situação muito difícil principalmente quando temos uma fila de pessoas querendo ficha. O que aconteceria se eu tenho 15 fichas para entregar e uma pessoa tirasse 5 fichas para a mesma casa??? Tenham noção da quantidade de reclamações que eu teria??? Não tô justificando os nossos erros, mas quero que vocês também tenham bom senso, porque essa mãe da qual fala poderia ter conversado comigo (pq estou aberta a qualquer) que com toda certeza tentaria contornar essa situação, mesmo que eu não conseguisse fazer o médico atender a todos os filhos dela, teria encaminhado à enfermeira, pq para a escola a declaração dada por esta profissional de que a criança está doente também é válida. E é importante lebrar aqui que enfermeiros sabem avaliar um paciente e também sabem medicar, só que infelizmente, para a maioria dos pacientes só é válida uma consulta que é feita pelo médico. Eu já escutei inúmeras vezes que se for para ter visita domiciliar feita só pelo enfermeiro, eles não querem e gente, não tem nenhum profissional melhor do que o enfermeiro para dar orientações do que cuidados básicos, não tem profissional melhor do que o enfermeiro para dar uma orientação com relação a feridas.
Dr. Campos atende, na quarta feira, apenas gestantes e urgências, mas isso acontece para dar melhor assistência a essa mulher, até porque, uma consulta de pré-natal é muito mais demorada. E pode perguntar a qualquer gestante se não houve melhora das consultas do ano passado pra cá. Dr. Pablo também atende nas quatas, mas s mesmo adoeceu e não compareceu ao serviço hoje e só lembrando, os profissionais de saúde também adoecem.
E não, quando eu vou a uma consulta particular, o médico não atende também o meu pai e a minha mãe e nem as minhas irmãs. Há, só pra ficar claro, passo um mês, dois meses ou mais para conseguir uma consulta particular e, ainda, quando vou para consulta fico esperando duas horas, três horas ou mais para ser atendida. Desculpem a ironia, mas ninguém vê o meu lado, quando vários pacientes chegam no posto querendo ser atendido naquela hora, exigindo que sejam atendido. Ninguém vê o meu lado quando chega alguém que caiu em casa há 5 dias atrás e tá com dor no braço e quer ser atendido ás 9h da manhã sem ficha. Ninguém vê que eu coloquei um médico na segunda-feira lá no posto só pra atender a demanda que vem do sítio que não teve como chegar mais cedo para pegar ficha. Ninguém vê a dificuldade que tenho para conseguir um médico pra trabalhar dois dias e meio e sair as 15h da tarde, quem dirá um que trabalhe a semana todo e até o fim do dia. São Paulo do Potengi está com um defcit de 5 médicos na Estratégia de Saúde da Família e assim também ocorre em muitos outros municípios e vcs pensam que o Governo Federal quer mandar mais recurso pra contornar essa situação??!!
Olha, estou tentando melhorar o nosso serviço, só que isso não acontece da noite para dia. O hospital que passou anos fechado, está engatinhando para abrir de vez as suas portas. Estou tentando trazer outros serviços para o município como a abertura do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com fisioterapeuta, psicólogo para a comunidade entre outros, mas isso também não depende só do meu querer e também não acontecerá na proxima semana.
O que eu tenho a dizer é estou tentando melhorar o nosso serviço, só quero que entendam que não é fácil e que nem vai acontecer da noite para o dia! Estou aberta a dar qualquer tipo de informação e podem me procurar pessoalmente que darei todas as informções que desejarem.
Agradeço pela atenção
Carina Leite Chaves
Secretária de Saúde

15 comentários:

  1. PARABENIZO A EXCLS. SECRETARIA DE SAUDE PELA " TRANSPARENÇIA".

    ResponderExcluir
  2. Que bom terem aberto um espaço para quem está do outro lado falar. Fica fácil criticar, apontar as falhas, mas as melhorias que aconteceram ninguém comenta.
    Segunda-feira haviam 3 médicos na unidade onde foram atendidos por eles 45 pacientes com fichas, juntamente com 6 atendimentos extras (Urgências) e 53 atendimentos de Enfermagem, feitos por mim, que na ocasião era a única Enfermeira no serviço, todos documentados. Nenhum paciente saiu sem assistência do estabelecimento de saúde. Foram 103 atendimentos em um único turno, isso ninguém comentou, pois é bem mais fácil falar que hoje só teve um médico porque a outra foi embora do serviço.
    Muitas vezes o tratamento e as críticas que recebemos são desumanas. Muitos profissionais se esforçam para ajudar.
    Amo meu trabalho, estudo todos os dias pra prestar a melhor assistência que posso, não espero retribuição. Quero apenas que as pessoas olhem com menos maldade para o trabalho dos outros.
    Peço desculpa pelo desabafo, mas a muito tempo era necessário.

    Enfermeira Ana Elisa Mariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ana Elisa, o espaço sempre esteve e agora, mais que nunca, estará aberto. Infelizmente há razão incontestável quando afirma que as pessoas preferem criticar a elogiarem e os meios de comunicações em geral dão maior ênfase às notícias negativas, não é um "privilégio" nosso. Porém, creio que esta realidade poderá ser mudada se, com a certeza do espaço aberto, as instituições como esta Secretaria mostrarem os seus serviços. Agradecerei muito, assim como os leitores conscientes do blog, sempre que as boas notícias nos sejam enviadas e os convites feitos para cobertura de eventos realizados pela Secretaria. Obrigado pela contribuição, acompanhamento do blog e fique na certeza de que nas horas de criticar, não nos omitiremos, mas o meu maior prazer é divulgar as boas notícias.

      Excluir
  3. Todos nós sabemos que a saúde pública atravessa um dos seus piores momentos, mas não devemos usar isso como desculpa e sim, como um incentivo para se buscar as soluções. Me permita, discordar da secretária, no tocante de que enfermeiros podem medicar, ou seja, clinicar é exclusivo dos médicos e não dos enfermeiros, por que se os enfermeiros podem medicar, eles poderiam também clinicar e receituar os medicamentos. De acordo com o Decreto 94.406/87 Art. 8º – Ao enfermeiro incumbe:

    I – privativamente:

    a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem;

    d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

    e) consulta de Enfermagem;

    f) prescrição da assistência de Enfermagem;

    g) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

    Então, não é função do enfermeiro prescrever medicamentos. Mas, parabenizo a atitude da secretária em dar uma satisfação a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada professor Chiquinho. Sou leitora do blog e gosto muito do trabalho prestado. Parabéns.

    Caro Ilden, a consulta de Enfermagem prevista pelo Conselho Federal de Enfermagem inclui a solicitação de exames complementares para diagnóstico, exceto os de alta complexidade e a prescrição de mesicamentos dos programas de Atenção Primária, que estão listados no Remame nacional. São aqueles que fazem parte da farmácia básica e são dispensados na própria unidade de saúde, para os programas de Saúde da Criança, DST/AIDS, Saúde da mulher, Tuberculose, Hanseníase, Controle de doenças diarreicas, entre outros. O único tipo de medicamentos de
    prescrição exclusiva dos médicos são os injetáveis.

    ResponderExcluir
  5. Amigas Carina e Ana Eliza, fiquei realmente feliz, e de certa forma aliviado, pq sei exatamente como vcs se sentem, e o quanto queriam expor essas poucas verdades(sim poucas, pq ainda ha muito mais), que as pessoas NUNCA pararam pra pensar, no pq dos problemas acontecerem, tentar analisar as coisas de outros ângulos. Parabéns pelo caráter e coragem para expor aquilo que outros não sabem (ou preferem não saber). Sabia que vcs fariam algo assim pq as conheço e sei de suas personalidades, e era isso msm que esperava.
    Como amigo desejo que vcs continuem com o exelente trabalho de vcs neste desafio que é a saúde publica, e como cidadão agradeço pela transparência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Darlan, só sabe a realidade quem a vivencia.
      Mas continuo na luta por uma Atenção Primária mais qualificada, multiprofissional e eficiente. Quem sabe um dia, em vida, eu ainda veja isso.

      Excluir
  6. Elizama Brito 15 de março 2013
    caro Ilden Rocha O COFEN baixou a Resolução N.º 271, em 12 de Julho de 2002, que regulamenta ações do enfermeiro na consulta, prescrição de medicamentos e requisição de exames. Segundo esse documento, o enfermeiro tem autonomia na escolha dos medicamentos e respectiva posologia, respondendo integralmente pelos atos praticados. Assim, a prescrição de medicamentos é uma ação de enfermagem, quando praticadas pelo enfermeiro, como integrante da equipe de saúde. No entanto, os limites legais para a prática desta ação são os Programas de Saúde Pública e rotinas que tenham sido aprovadas em instituições de saúde, pública ou privada.
    Para orientar o enfermeiro quanto à segurança na prescrição de medicamentos, o COFEN baixou a Resolução n.º 195, de 18 de fevereiro de 1997, segundo a qual o enfermeiro pode solicitar exames de rotina e complementares(4). Essa Resolução se pautou na própria Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86 e no seu Decreto regulamentador n.º 94.406/87(5). Essa resolução encontra-se respaldada nos seguintes programas do Ministério da Saúde: Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS da Coordenadoria de Assistência à Saúde; Viva Mulher; Assistência Integral; e Saúde da Mulher e da Criança; Controle de Doenças Transmissíveis, dentre outros. Encontra respaldo também nos Manuais de Normas Técnicas publicados pelo mesmo Ministério, tais como: Capacitação de enfermeiros em Saúde Pública para Sistema Único de Saúde Controle das Doenças Transmissíveis; Pré-natal de baixo risco (1986); Capacitação do instrutor/supervisor enfermeiro na área de controle da hanseníase (1988); Procedimento para atividade e controle da tuberculose (1989); Normas Técnicas e Procedimentos para utilização dos esquemas de poliquimioterapia no tratamento da hanseníase (1990); Guia de controle de hanseníase (1994); e, Normas de atenção à saúde integral do adolescente, de 1995.

    ResponderExcluir
  7. boa tarde amigos leitores venho aqui fazer meu comentário, é dever e obrigaçao do gestor ou gestora, contratar medicos e dar asistencia ao povo da cidade e do municipio, vocês estao admirados porque tinha tres medicos na segunda feira de manhã e o restante da semana ou alguem precise de um medico a noite, então quer dizer que só pode adoecer na segunda feira de manhã caso contrario tem que ir pra são paulo dp potengi levar chincada.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de agradecer a Ana Elisa Mariz e a Elizama Brito pelos esclarecimentos. Pela primeira vez, vi comentário que acrescenta neste processo de ideias. Apesar que eu tenha juízo formado em relação a esta Resolução, mas respeito.
    Ilden Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ilden. Entendo e respeito a sua opinião, de verdade! Não são todos os Enfermeiros que são capacitados para tal fim, muitos não saem dos bancos da faculdade com o conhecimento e responsabilidade para o ato de consultar e medicar. Sou graduada e pós-graduada e todos os dias aprendo algo novo. Sou professora e o Senhor como professor deve entender o que estou dizendo, conhecimento nunca é suficiente.
      Quando saí da faculdade, não tinha segurança, confesso, mas fiz diversos cursos, hoje estou em fase de conclusão da minha 5ª pós-graduação, então posso dizer que sou capaz, tenho conhecimento que me permite realizar todos os procedimentos legais da minha profissão.
      Agradeço a gentileza e fico feliz que a informação tenha acrescentado algo.
      Estou sempre à disposição.

      Excluir
  9. Não é isso anônimo, estamos apenas dizendo que nem só de problemas se faz um serviço. Médicos estão difíceis, Dra.Clarissa passou na Residência em Recife, por esse motivo deixou o município. São Paulo está trabalhando com déficit de 5 médicos, Rui Barbosa, 1, entre outros municípios que estão à procura. Não está fácil conseguir esses profissionais. ESTÁ FALTANDO MÉDICO PARA O INTERIOR. São Paulo do Potengi é nossa referência, sendo assim, o município PAGA para São Paulo atender a população, eles são referência para a região Potengi e NÃO PODEM RECUSAR ATENDIMENTO, pois recebem para isso. Caso receba "chincada" em São Paulo, pode dizer que aquele atendimento foi pactuado e que ele recebe para atender. Mesmo que São Pedro suportasse um Pronto Atendimento, a referência regional continuaria sendo São Paulo, pois é determinação do Governo Estadual e Federal.
    Quando aqui estamos expondo os nossos esclarecimentos, não tentamos justificar, tentamos apenas passar para vocês que não é tão simples como parece.
    O meu desejo como profissional não é diferente do de vocês, moro em uma cidade que passou 10 meses com médicos em greve, sem medicamentos para a população, pessoas morrendo a míngua sem assistência e os governantes sem dar a menor importância pra isso. Natal está um caos, bem pior do que vocês imaginam. Quando resolvi estudar, queria, acima de tudo, salvar vidas. Muitas barreiras são impostas pela sociedade, mas aos poucos o caminho certo vai sendo trilhado.
    Muitas vezes, vocês descontam em quem não tem nada a ver, são agressivos e grosseiros. Creio que muitas coisas precisam ser revistas.

    ResponderExcluir
  10. Elizama brito
    Ilden lhe agradeço pela compreensão,e respeito sim, a sua opinião; quero lhe dizer que na verdade ainda existe uma resistência por parte da população, mas com o tempo vamos conquistando cada vez mais o nosso espaço e o que está conciliado a nossa profissão, quando terminei a minha graduação era insegura pois não saímos da faculdade sabendo de tudo, já fiz vários cursos e estou fazendo especialização e a cada dia estamos a aprender algo novo, sou consciente da minha responsabilidade como enfermeira e aos procedimentos legais da minha profissão.

    ResponderExcluir
  11. parabéns as minhas colegas enfermeiras elizama brito e ana elisa mariz , excelentes profissionais da enfermagem...eu acredito no potencial de vocês !

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.