quinta-feira, 5 de março de 2015

PROFESSORES EM GREVE EM 4 MUNICÍPIOS NO RN

4 municípios do RN já decretaram greve e estão com suas atividades parcialmente paralisadas. O último a decretar greve foi o município de Parnamirim onde 518 professores estão em greve, o que representa 39,66% dos 1.306 educadores do município. Das 66 unidades educacionais (46 escolas e 20 centros infantis), sete não estão tendo aulas, 34 estão funcionando parcialmente e 25 não tiveram suas atividades prejudicadas.
Os professores de Parnamirim querem o reajuste de 13,01% nos salários e a Prefeitura diz que já paga acima do piso. O valor do piso nacional passou a ser de R$ 1.438,36, por 30 horas trabalhadas, e o valor adotado como piso em Parnamirim, por este mesmo período de trabalho, é de R$ 1.639,19. No entanto, ainda admite que a partir de abril pode vir a negociar.
Canguaretama, Goianinha e Senador Georgino Avelino também entraram em greve no dia 2 deste mês. O primeiro também tem por principal reivindicação o ajustamento no piso salarial, proporcional ao piso nacional, e os dois últimos estão relacionados ao pagamento do terço de hora-atividade que os professores recebiam em 2014 e que as prefeituras pretendem extinguir.

DO BLOG: O pagamento ou extinção da hora-atividade são procedimentos que não devem ser aceitos diante da Lei e da luta implementada pelos educadores ao longo dos anos. Há a conquista de um dia para o planejamento e, ao "vender" esse dia o professor descaracteriza o direito adquirido e a luta desprendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.