quinta-feira, 2 de abril de 2015

SEMANA SANTA CELEBRA ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES DO MISTÉRIO PASCAL

A Páscoa é uma data cheia de símbolos. Para a maioria das crianças, é uma festa diretamente relacionada a ovos de chocolate e aos coelhinhos. Os ovos significam vida nova, os coelhos, a fertilidade abundante de vida. E a ceia pascal? A memória da ceia, com o pão repartido e o vinho bebido por todos, remete à fraternidade universal.
A Semana Santa é o ponto culminante de todo o ano litúrgico. Nela são celebrados os acontecimentos mais importantes do mistério pascal, mais significativos da vida de Cristo: a ceia de despedida, a agonia no jardim das Oliveiras, o caminho do Calvário, a morte salvadora e a ressurreição.
Inicia-se com a recordação da entrada triunfante do Senhor em Jerusalém, domingo de Ramos, continua com a bênção dos Santos óleos e a evocação da instituição do Sacramento do amor, quinta-feira Santa, seguindo-se a celebração do mistério da Cruz, sexta-feira Santa, culminando com a celebração sacramental do batismo e da eucaristia que são o centro da Vigília Pascal e a meta de toda a Quaresma.
De acordo com o diácono da paróquia de Santa Luzia, José Alberto, mais conhecido como o diácono Zequinha, na Semana Santa o tempo de graças é expressado pelas leituras, as orações, os cânticos, além dos sinais e símbolos. Em entrevista ao portal Nominuto.com (VEJA AQUI), ele explicou o que significa cada dia durante o período da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.