terça-feira, 11 de março de 2014

SECRETÁRIA FALA SOBRE PSIQUIATRA EM SÃO PEDRO

A Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura Municipal de São Pedro, tem o grande prazer em comunicar que contaremos com um Médico Psiquiatra a partir desse mês de março no Município e passaremos também a ofertar mais um exame, o eletroencefalograma.
Serão realizadas 20 consultas em Psiquiatria e 05 eletroencefalogramas por mês no Hospital-maternidade João Ribeiro Campos. O primeiro momento acontecerá nesta terça-feira, dia 11 de março, e daremos andamentos aos encaminhamentos que já estão na secretaria de saúde.
Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.
O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica. Geralmente se realiza o eletroencefalograma quando há suspeita de epilepsia ou, em casos em que ela já é conhecida, para diagnosticar o seu tipo. Pode-se ainda usá-lo na avaliação de coma, morte encefálica, intoxicações, encefalites diversas, síndromes demenciais, crises não epilépticas devidas a distúrbios metabólicos e em tumores cerebrais.
A Secretaria de Saúde está disponível para maiores esclarecimentos. Esse é mais um grande avanço na Saúde de São Pedro.
Atenciosamente,
Carina Leite Chaves

Secretária Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.