“Eu acredito que faz parte do processo educacional ensinar a luta pelos seus direitos. Eu ensino meus alunos a lutarem, portanto eu tenho que ser a primeira” Amanda Gurgel |
Professora potiguar vai ao Programa do Faustão na poderosa Rede Globo e, mais uma vez, expõe com precisão uma realidade que só quem está em sala de aula conhece e reconhece. Apontando os maiores problemas e a forma como os governantes tem encarado a situação da educação no Brasil, a educadora expressou o sentimento e as vontades de todos os professores que se sentem oprimidos e desvalorizados na atual caracterização da educação em nosso país, Estado e município.
Trabalhar três expedientes para garantir um mínimo de condição de vida, as dificuldades de planejar, se informar e lecionar, os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, como: material insuficiente, condições precárias dos prédios e móveis escolares, merenda insuficiente e a miséria de proibir o professor de comer um pouco dessa ração que se serve... Foram alguns dos problemas enfrentados todos os dias e colocados com propriedade pela educadora.
Dois aspectos merecem atenção especial: uma pessoa entrevistada que disse que estudando para ser professora desistiu pelas condições que percebeu nas escolas e o fato citado pela entrevistada de que o salário de um deputado paga o salário de 30 professores e nós que somos os responsáveis por tudo que acontece no país. É hora de valorizar a educação e do governo deixar de jogar os pais contra os professores e oferecer as condições de trabalho e, assim, exigir o compromisso destes.
“O salário de um deputado só é suficiente para pagar o de 30 professores.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui é o seu espaço.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.