domingo, 22 de maio de 2011

AMANDA GURGEL NO FAUSTÃO

“Eu acredito que faz parte do processo educacional ensinar a luta pelos seus direitos. Eu ensino meus alunos a lutarem, portanto eu tenho que ser a primeira” Amanda Gurgel
Professora potiguar vai ao Programa do Faustão na poderosa Rede Globo e, mais uma vez, expõe com precisão uma realidade  que só quem está em sala de aula conhece e reconhece. Apontando os maiores problemas e a forma como os governantes tem encarado a situação da educação no Brasil, a educadora expressou o sentimento e as vontades de todos os professores que se sentem oprimidos e desvalorizados na atual caracterização da educação em nosso país, Estado e município.
Trabalhar três expedientes para garantir um mínimo de condição de vida, as dificuldades de planejar, se informar e lecionar, os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, como: material insuficiente, condições precárias dos prédios e móveis escolares, merenda insuficiente e a miséria de proibir o professor de comer um pouco dessa ração que se serve... Foram alguns dos problemas enfrentados todos os dias e colocados com propriedade pela educadora.
Dois aspectos merecem atenção especial: uma pessoa entrevistada que disse que estudando para ser professora desistiu pelas condições que percebeu nas escolas e o fato citado pela entrevistada de que o salário de um deputado paga o salário de 30 professores e nós que somos os responsáveis por tudo que acontece no país. É hora de valorizar a educação e do governo deixar de jogar os pais contra os professores e oferecer as condições de trabalho e, assim, exigir o compromisso destes.
“O salário de um deputado só é suficiente para pagar o de 30 professores.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.