Boatos de tsunami chegaram a ser difundidos em Natal em função do tremor. Mas o sismo não provocou ondas gigantes
Um terremoto de 6,0 graus na Escala de Momento (MMS) – correspondente a 6,3 graus na Escala Richter – registrado no oceano Atlântico entre o Brasil e a África levou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Natal a declararem estado alerta neste domingo. Boatos de tsunami chegaram a ser difundidos em Natal em função do tremor, segundo nota no site do governo estadual. O tipo de sismo registrado, porém, não provoca ondas gigantes, de acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nenhum incidente foi registrado.
"Para se gerar um tsunami é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada abruptamente. E não foi o que aconteceu", disse Mendes em comunicado. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) a 1.276 quilômetros de distância de Natal, com epicentro a uma profundidade de 10 quilômetros. O tremor ocorreu praticamente na metade do caminho entre Natal e Cabo Verde, na África, de acordo com dados do serviço dos EUA. A ação dos bombeiros em Natal foi normalizada após a confirmação de que não havia riscos em função do tremor.
Fonte: site oficial da revista Veja
Mas não há motivos para pânico.
ResponderExcluirExplico o porquê.
Os terremotos ocorrem quando duas placas tectonicas se encontram, causando o tremor.
Se o encontro dessas placas estiver situado no mar corre um risco de provocar uma tsunami se, e somente se, o movimento for vertical e em alta escala.
Mas no caso do Brasil nós podemos ficar tranquilos.
Nós estamos situados exatamente no meio de uma placa tectonica e os riscos de terremotos maiores e de tsunamis chegam quase a zero.