Na cidade de Riachuelo a irmã da atual prefeita Mara Cavalcanti, a senhora Nataly Pessoa, denunciou ao Ministério Público, através do juiz da Comarca de São Paulo do Potengi, a conduta de nepotismo na administração municipal. De acordo com a recomendação do MP, a prefeitura terá que demitir, no prazo de 30 dias, todo o corpo de funcionários, nomeados em comissão
ou em cargos de confiança, de livre nomeação e exoneração, bem como
contratados, dos mais diversos órgãos, que tenham parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral ou por afinidade em até terceiro grau, com a administradora da cidade.
A prefeita divulgou, no blog Riachuelo em Ação um esclarecimento à população e afirmou que vai cumprir a determinação que deverá prejudicar, aproximadamente, 150 famílias com a perca de um emprego.
Este é mais um exemplo de que o cerco está se fechando e as administrações públicas já não são autônomas no sentido de decidir quem vai ou não ocupar os cargos. Os concursos em cidades pequenas deverão ter maior frequência e a escolha de pessoas para o trabalho deverá ser voltado para a competência e não para o direcionamento de favorecimento pessoal e familiar dos gestores.
É importante destacar que, segundo especialistas, a Súmula Vinculante nº 13 do
STF, em sua proibição de contratação de parentes nas administrações federais,
estaduais e municipais, não engloba agentes políticos. Ou seja: ficam ausentes
da restrição da lei, Ministros de Estado, Secretários de Estado e Secretários
Municipais, por serem agentes políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui é o seu espaço.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.