quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SOLDADINHOS DE PORCELANA

Por Guilherme Garcia



Qualquer governo sério do mundo deve prestar, por obrigação, três serviços básicos: educação, saúde e segurança.

E, por mais triste que pareça, nenhum dos serviços citados são atendidos com eficiência.

Sempre fica algo a desejar. E esse algo é realmente grandioso.

Grandioso porque me refiro a um país com cerca de 192 milhões de habitantes. E, não exagerando, 80% do geral sofre as conseqüências de uma sociedade dislexa.

Hospitais com muitas filas e poucos médicos; delegacias corruptas; escolas deterioradas no ensino e na estrutura.

Por falar em delegacia, assistindo a novela “Cordel Encantado” pude perceber a ligeira semelhança da delegacia de Brogodó com a de São Pedro.

E aí, fica ao seu critério, amigo leitor, deduzir tal semelhança.

Peço licença para essa suposição surreal e maldosa, mas se chegasse um Timóteo Cabral em São Pedro?

É notória a dificuldade que a policia tem de combater o crime.

A polícia que São Pedro dispõe, venhamos e convenhamos, não tem preparo nenhum.

São soldadinhos de porcelana.

Que, além de outras coisas, servem para pedir educadamente para reduzir o volume do som dos carros, inclusive na Festa de Reis.

São soldados, são policiais militares, que não tem condições de combater algo maior. Que, talvez, alguns deles tenham sim preparo e coragem (muita coragem!) para exercer tal função.

São mestres em dar uma falsa segurança.

Mas eles são fracos, são frágeis, são ineficazes, pois não tem armas boas, não possuem seguro de um retorno, não possuem segurança própria para enfrentar um tráfico de drogas, que está cada vez mais presente em São Pedro.

Não tem apoio do governo, são mal pagos e não tem incentivo.

Daí vem as propinas que alguns dos policiais brasileiros recebem.

Os serviços particulares que esses policiais prestam por fora.

Um dinheiro extra para completar o leite da criança.

E a corrupção rolando solta em um país onde ser honesto é anormal.


*Toda e qualquer opinião exposta é de INTEIRA responsabilidade do seu autor, Guilherme Garcia.

7 comentários:

  1. POLICIAL DE SÃO PEDRO25 de agosto de 2011 às 08:25

    Policial de São Pedro, Agora Esse Blog ta ferrado, que conversa é esse que o Policiamento de São Pedro vive de Propina! Vou intimar esse Guilherme a provar que vivemos de Propina. Agora ele mexeu em Merda esse filho da puta. Aí sim ele vai ser o SOLDADINHO DE PORCELANA atuando. Vamos vê se ele tem coragem quando ele tive na PEIA.

    ResponderExcluir
  2. AO AMIGO BLOGUEIRO, PASSANDO PARA PRESTIGIAR SEU ILUSTRE BLOG, QUE É MUITO ACESSADO.
    UM ABRAÇO E BOM DIA!
    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

    ResponderExcluir
  3. Caro "Policial de São Pedro",
    As propinas a que me referi foi de um modo geral, não fiz referencia exatamente aos policiais de São Pedro.
    Até porque não tenho tamanha audácia para falar o que não posso provar.
    Fica aqui a minha explicação.

    ResponderExcluir
  4. Esse Guilherme é muito sem noção mesmo. Parabens rapaz! Gosto da sua ousadia!

    ResponderExcluir
  5. calixtosdpm@yahoo.com.br25 de agosto de 2011 às 20:49

    caro diretor.quero aqui deixar a minha mensangem ao dia do soldado,que muito eu acredito nesta profissao .tao ardua que nunca vai agradar a todos ou todas.existe uma frase bem pequenininha,as vezes a policia e igual a crinça perto incomonda e longe fas falta hein.mais o melhor de tudo e que a maioria precisa deste guerreiro que sai de casa sem saber a hora de regressa ao lar de suas familias como e meu caso.aqui deixo os meus sinceros votos a todos os policias da minha cidade sao pedro e do meu rio grande do norte.parabens pelo dia do soldado .um abraço a vcs que faze esta divugaçao um abraço do none.hein....

    ResponderExcluir
  6. Senhor, "Policial de São Pedro",
    Entendo que tenha ficado magoado com o comentário sobre propina, mas, quem não deve não teme, correto?
    Ainda mais quando não se lê o post corretamente e entende tudo errado.
    Meu caro, INTERPRETAÇÃO É TUDO, pena que é pra poucos.
    De qualquer forma, me pergunto o que o senhor estaria fazendo comentando nesse post tendo uma cidade dominada pelo tráfico de drogas pra tomar conta.
    Quem teria que ser intimado, afinal?

    ResponderExcluir
  7. Meu caro "Policial de São Pedro", Como leitor és um ótimo policial. Que sinceramente, nem sei se isso é verdade... Hoje em dia o que podemos afirmar com total certeza, né??? Só lamento informar que ao invés de "ameaças" infantis, por ter seu orgulho ferido, o senhor procurasse uma melhor forma de mostrar seu trabalho na cidade. Que, pelo visto, não anda muito bom não. E eu entendo completamente a categoria, pois tenho como sogro um policial. Sabendo da falta de apoio por parte do governo, de fato, fica difícil mostrar um trabalho honroso. Pois ao meu ver, antes de atingir a categoria dos policiais, o têxto publicado pelo amigo Guilherme Garcia é uma crítica ao Governo. Antes que o sr. queira bater em mais alguém. E aprenda uma coisa, esconder-se atrás de uma farda não significa nada... Pois amanhã, o sr. pode estar sem ela. Abraços

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.