segunda-feira, 28 de novembro de 2011

HOMENAGEM DO BLOG

Hoje, 28 de novembro de 2011, completam 11 anos da morte de Terezinha Araújo de Oliveira, "Dona Terezinha". Ela que dedicou sua vida à educação e à comunidade onde nasceu e viveu ajudando seus pais a cuidar dos irmãos e, em seguida, cuidando também dos filhos daqueles que um dia passaram por suas salas de aulas. Em sua homenagem, o blog traz uma biografia desta que foi um ícone na educação são-pedrense.
BIOGRAFIA: DONA TEREZINHA
Terezinha Araújo de Oliveira, nascida no dia 31 de janeiro de 1941 na comunidade de Telha, estudou o 1º Grau no Sítio Sombra com a professora Maria Cícera. O 2º Grau foi realizado em São Paulo do Potengi. Começou lecionar em sua própria casa no ano de 1960, ensinando pelo projeto de Escola Radiofônica da Rádio Rural de Natal.
O seu sonho de ver construída uma escola na comunidade teve início quando, em 1975 foi construída uma sala de aula e concluiu-se em 1985 com o prédio atual. Esta escola recebe o seu nome em sua homenagem.
No dia 28 de novembro do ano de 2000, Dona Terezinha, como era conhecida, veio a falecer. Ali se encerravam 40 anos de trabalho ininterrupto dentro da comunidade. Além da educação escolar ela desenvolveu trabalhos comunitários e religiosos.
Após sua morte, suas irmãs, juntamente com a comunidade construíram a capela que foi o seu maior sonho não realizado em vida. Hoje as lembranças que se tem de Dona Terezinha são suas obras e muitas saudades dos que gostavam e admiravam seu trabalho.

4 comentários:

  1. Antes de mais nada, quero aqui me solidarizar com toda a família da inesquecível Dona Terezinha. Pessoa de respeito, honesta, dedicada, leal, passaria a tarde toda adjetivando as muitas qualidades de Dona Terezinha, mas quero aqui deixar o meu testemunho da lealdade partidária e política que tinha com meu avô José Rocha e com o PMDB.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de afirmar que a saudosa Professora Terezinha Arújo ou Dona Terezinha como gostava de ser chamada, foi uma personalidade ímpar para a historia do nosso municipio, pois quantos de nós hoje estamos formados graças a sua dedicação ao ensino,Terezinha Araújo, seu Dedé Felix e outros são pessoas que nós sãopedreses temos uma eterna gratidão por eles, por tudo quanto fizeram em defesa de nossa educação...saudades.

    ResponderExcluir
  3. Professor Antônio Félix29 de novembro de 2011 às 21:20

    Dona Terezinha, minha inesquecível professora, que deixou um legado muito importante para a nossa educação. É possível que a localidade de Telha tenha o maior número de professores atuando não somente em São Pedro, bem como nos municípios vizinhos, muitos deles tiveram nela sua inspiração.

    ResponderExcluir
  4. D.Terezinha... Ela teve a chance de participar de tempos diferentes na EDUCAÇãO,fazer comparações das realidades educacionais distintas que ela viveu.Considerada uma EDUCADORA, da sua forma é claro, sabia por em prática a questão da cidadania interagindo de forma consciente com a comunidade em que participava,tendo em vista sempre objetivos que suprissem as necessidades coletivas, sabendo que isso iria refletir de forma bastante positiva em todo o desenvolvimento local e consequentemente em toda a sociedade.É muito bom termos exemplo de pessoa como esta na memória do nosso município e podermos observarmos que as sementes que ela plantou brotaram tão grandiosamente.Um abração a todos da sua família!

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.