quarta-feira, 23 de novembro de 2011

“NOVEMBRO AZUL” CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em Mossoró, através dos Núcleos de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT) e de Saúde do Trabalhador (NURSAT), promoveu, nesta quarta-feira (23), nas dependências da unidade, uma campanha de sensibilização contra o câncer de próstata direcionada aos servidores da instituição e usuários da Unidade Descentralizada de Agentes Terapêuticos (UNICAT).

"Os homens relutam em fazer o toque retal por dois motivos: primeiro, por preconceito cultural típico do machismo latino. Segundo, por receio de sentir dor. Eles são muito mais medrosos do que a mulher, que encara melhor qualquer situação dolorosa", disse o técnico do NHQVT, Erialdo Rebouças.

"Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista e ao mastologista - e depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra -, os homens não possuem esse hábito e como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas. Pensando nesse problema cultural, estamos realizando esta campanha sobre esta doença exclusivamente masculina: o câncer de próstata", disse a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira.

Houve distribuição de laços de fita azul, símbolo mundial da campanha e de poemas de literatura de cordel "Câncer de Próstata - Um toque de consciência" de autoria do cordelista e técnico do NHQVT, Erialdo Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.