terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

QUEDA DE BRAÇOS ENTRE SEEC E PREFEITURAS TEM UM ÚNICO PREJUDICADO: O ESTUDANTE

A SEEC - Secretaria Estadual de Educação e Cultura - e as prefeituras, em especial as da região Potengi, veem desenvolvendo uma queda de braços que só prejudica os estudantes da Rede Estadual nestes municípios. De  um lado a SEEC "obriga" as escolas estaduais a iniciarem suas atividades e, de outro, as prefeituras alegam dificuldades para ofertar o transporte e os estudantes ficam sem aulas.
Vejamos um pouco da situação em nosso município, a partir da perspectiva atual:
Escola Estadual: A diretora da Escola, Professora Adália Liegy, pressionada pela Secretaria de Educação do Estado, através da 4ª Dired, teve que iniciar as aulas na última segunda-feira, 03 de fevereiro. No entanto, os estudantes da zona rural que estudam nos horários vespertino e noturno não estão podendo comparecer às aulas porque a prefeitura não enviou os transportes até suas localidades.
A Prefeitura: A prefeita, Robenice Ribeiro, alega que não tem condições de oferecer os transportes para os alunos em função de ainda está em fase de licitação e outros tramites burocráticos. Ainda de acordo com as palavras da própria gestora, várias prefeituras da região Potengi se reuniram e discutiram a situação chegando à conclusão de que não teriam condições de oferecer o transporte apenas aos estudantes da rede estadual, tendo em vista que a maioria deverão iniciar o ano letivo nos dias 17 ou 24 de fevereiro. A ata da reunião e um documento foi entregue ao Ministério Público e à Dired informando a decisão tomada.
Os estudantes: alheios à toda essa questão, os estudantes continuam esperando a decisão para poderem darem início às suas atividades estudantis. Recebemos a informação de que vários grupos de estudantes teriam se concentrado nas comunidades para esperar os transportes durante os dias de segunda e terça-feira, mas foram frustrados em suas expectativas.
Conclusão: A prefeitura já se posicionou de que transportes só no dia 17, quando começam as aulas da rede municipal. A escola deverá comunicar à Dired da impossibilidade de se desenvolver as atividades sem os estudantes da zona rural. No entanto, fica evidente a necessidade de que ambas as partes venham a entrar em um acordo para que os estudantes não continuem sendo prejudicados.

Um comentário:

  1. As aulas das da Escola Estadual do Município de SÃO TOMÉ só iniciarão 17.FEVEREIRO.2014. Ou seja, seguem o Município, segundo os Professores de lá. Não entendo essa pressão q a Secretaria de Educação do Estado faz com a Diretora Liegi.
    Falta o Glog postar a falta de Professores na Escola Estadual Pedro Alexandrino, mesmo tendo aula! Maria de Lurdes

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.