quinta-feira, 10 de outubro de 2013

VOZ DO POVO, DE CHICO DO BARRACO, 45 ANOS DE EXISTÊNCIA

Chico do Barraco
Quem mora, morou ou, simplesmente, passeia por São Pedro, reconhece de imediato que, além do monte Sant'Ana, da Igreja Católica e outros pontos que caracterizam nossa cidade, um detalhe chama a atenção: a voz inconfundível de "Chico do Barraco" na sua "Voz do Povo". Uma amplificadora de som que fica localizada à Rua Francisco Cabral, no centro da cidade, precisamente na "Sorveteria do Amigão". O meio de comunicação mais antigo da cidade completa hoje, 10 de outubro, 45 anos de existência e o Atualidadesp foi até lá registrar o outro lado da voz ouvida por toda cidade.
Francisco Antônio da Silva, o "Chico do Barraco", tem 70 anos, é pai de 5 filhos e está no seu terceiro casamento. Personalidade reconhecida na cidade ocupou uma cadeira na Câmara Municipal como vereador durante 5 mandatos, destaca como sua maior alegria na vida o nascimento dos filhos e como maior tristeza a morte de seus pais.
o Início foi aqui
Barraco de Elias
Chico nos contou que em 1968, no mês de outubro, surgiu a ideia de colocar o serviço de som para realizar a festa das crianças e nunca mais parou. Inicialmente funcionava no barraco que hoje é conhecido como "Barraco de Elias", na esquina das ruas Francisco Cabral e Getúlio Vargas, onde permaneceu até o ano de 1972 quando se transferiu para o Bar da Brahma que em 1990 passou a se chamar "Sorveteria do Amigão".
Sorveteria do Amigão
As 3003 campanhas em favor de pessoas carentes do município são apenas uma das façanhas que Chico se orgulha de ter realizado na "Boca de Ferro" que faz diariamente anúncios como avisos, notas de falecimento, missas, festas, ações da prefeitura, classificados de compra e venda, entre outros. O destaque fica também para o fato de já terem utilizado o microfone personalidades como os deputados Marcio marinho, Eugênio Neto e João Faustino, além de receber a visita de Garibaldi Alves, Lavoisier Maia e José Agripino.
Chico do Barraco em ação na Voz do Povo
Perguntado, Chico destacou como melhores informações dadas na "Voz do Povo" as conquistas dos títulos mundiais do Brasil em 1970, 1994 e 2002; a informação de que José Agripino havia conseguido a construção da estrada entre as Marias e São Pedro e a doação, pela ex-prefeita Marli, da antiga escola para construção da maternidade. Como a informação que não gostaria de ter dado ele destacou a morte de Francisco Cabral, fundador de São Pedro.
Apesar da tradição de 45 anos e das poucas condições de funcionamento da "Voz do Povo", "Chico do Barraco" nos informou que não tem projetos de modernização nem de crescimento do meio de comunicação.


Um comentário:

  1. cresci ouvindo chico do barraco na epoca (vereador do povo), uma pessoa muito legal com a população de são pedro. parabens chico pelos serviços prestado a nossa população e tambem pela amizade!!!


    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.