Os parques de diversões trazem muitas atrações e são, principalmente para as crianças, o principal motivo para esperarem com tanta expectativa a festa de Reis em nossa cidade. Um dos atrativos, além dos jogos, é a famosa batatinha frita e é sobre ela que queremos falar aqui.
Por ocasião de nossa visita ao parque vimos que estavam sendo preparadas e um popular nos informou que, desde ontem à tarde os sacos contendo o produto encontravam-se expostos ao sol e todo tipo de eventos da natureza. Não queremos polemizar, mas apenas alertar aos pais que tenham cuidado com o que vão dar para seus filhos, pois sabemos que é sempre assim e não vai ser aqui que vai mudar, mas a saúde é algo muito valioso e o cuidado deve ser tomado para que depois os problemas não sejam maiores.
O reaproveitamento de óleo e dos próprios produtos também é preocupante e nos deve deixar em sinal de alerta.
o óleo comestível produz naturalmente centenas de substâncias quando é submetido a altas temperaturas , ou seja,quando é levado ao fogo (cocção).
ResponderExcluirNo processo de fritura, o alimento é submerso em óleo quente na presença de ar. Há ainda a interação com outros agentes, como água e componentes dos alimentos. Isso já é o início da sua degradação, deixando-o inapropriado para a reutilização sucessivas vezes.
“Não é degradação por causa da contaminação por bactérias, mas por substâncias químicas que podem ter efeito irritante no estômago”.
Entre essas substâncias químicas posso destacar ACROLEÍNA substancia potencialmente tóxica (câncerigena),além de irritar os olhos e o sistema respiratório.
A degradação é inevitável uma vez que o óleo foi aquecido. Para tornar esse processo mais lento, o ideal é deixar a panela tampada sempre que possível durante a fritura, para diminuir o contato do produto com o oxigênio (Ar) e com a luz.
Após o uso, o ideal é jogá-lo fora, mas não diretamente na pia. Coloque o produto dentro de uma garrafa plástica, por exemplo, e jogue-o no lixo .
Arthur Silva
Nutricionista