Eleitor é o alvo e continua na dúvida |
Os meios de comunicações em geral tratam neste inicio de ano das sucessões municipais. Em vários municípios as tentativas de articulações as especulações, estas últimas em maior quantidade, tentam definir as chapas que concorrerão no pleito de outubro e serão os responsáveis pelas cidades a partir de 1º de janeiro de 2013.
Em São Pedro a situação não é diferente. Especulações, articulações, suposições, tentativas de se chegar ao melhor. A única parte que diferencia de algumas cidades que temos conhecimentos é a pobreza de opções que se apresentam. Muitos nomes, mas pouquíssima segurança para o eleitor. Esse que clama por melhoras e que o município consiga engrenar de vez um crescimento, mas se ver diante de um quadro onde as opções não são suficientes para visualizar um futuro diferente.
Do lado da situação se apresentam diversos nomes, todos esperando a benção de Chagas Ribeiro, que ainda é a maior força política dentro do município e tem as maiores possibilidades de eleger-se ou eleger o seu indicado. O grupo é organizado, tem uma liderança e segue os seus princípios. Com o poder na mão há muito tempo o grupo também mantém o poderio econômico e o domínio do eleitorado mais carente que depende de favores para sobreviver. Essa ainda é a política praticada nas pequenas cidades e vai demorar para mudar.
A oposição apresenta o Doutor João Pereira, rodeado de pessoas que saíram revoltados com o atual prefeito e de outros que a muito tentam se organizar para retomar o poder. O que o diferencia do primeiro grupo é a falta de organização, talvez causada pela falta de uma liderança. As opiniões são muito convergentes e se o Doutor conseguir tomar as rédeas pode ser um adversário de peso na campanha, mas precisa de muito jogo de cintura.
A terceira opção é encabeçada pelo PT. A possível candidatura de Fortaleza, que é um homem cheio de ideias e sonhos de renovação, mas que ainda vai apanhar muito na política, tem uma estrutura muito carente. A principal figura é a da ex-professora Graça Ribeiro que já se candidatou diversas vezes nas últimas eleições ao cargo de vereadora e mostrou que não tem força para obter a vitória. Tem uma forma ditatorial de liderar e acaba mais afastando que reunindo pessoas. Se Marcia, Fortaleza, João Machado e outros novos que estão se organizando, tiverem um projeto e tomarem a frente neste grupo, quem sabe nas próximas eleições venham a compor uma oposição mais estruturada.
É gente estamos pobres de opções, mas vamos esperar para ver as definições oficiais e poder debater em cima de nomes concretos.
Por Chiquinho Luíz
AMIGO CHIQUINHO LUIZ, FORTALEZA É UM BOM NOME VISTO QUE NELE SOBRA CARÁTER E VONTADE POLÍTICA, DESEJOS REAIS DE MUDANÇAS MELHORES PRA TODOS, NÃO SÓ DA PARTE DELE, MAS TAMBÉM DE TODOS QUE COMPÕEM ESSE NOVO GRUPO DO PT. ESSES SÃO ALGUNS DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA UM BOM POLÍTICO, NÃO ACHA? ADMINISTRAR PRA TODOS E NÃO PRA UM PEQUENO GRUPO. ELES SABEM O QUE É PRECISO SER FEITO E FARÃO COM CERTEZA! O QUE PRECISAM MESMO É DE PESSOAS CORAJOSAS QUE SE ENGAJEM NESSA LUTA JUNTO COM ELES E DO BOM SENSO DA POPULAÇÃO, QUE DEVE APRENDER QUE TODO SERVIÇO OU BENEFÍCIO QUE VEM DA PREFEITURA OU DO GOVERNO FEDERAL É DE NOSSO DIREITO E NÃO UM FAVOR! É ASSIM QUE DEVE SER A VERDADEIRA POLÍTICA! POBREZA MESMO É SABER O QUE ESTÁ ERRADO, CONTINUAR ERRANDO E O PIOR COLABORAR PARA PIORAR ESSA SITUAÇÃO, VOTANDO NESSA FAMÍLIA AÍ SEM COMPROMISSO NENHUM COM A POPULAÇÃO. MUDANÇAS NÃO OCORREM DO DIA PRA NOITE NÃO É MESMO? NADA CONSEGUIREMOS SEM LUTAR!
ResponderExcluirAMIGO CHIQUINHO LUIZ, FORTALEZA É UM BOM NOME VISTO QUE NELE SOBRA CARÁTER E VONTADE POLÍTICA, DESEJOS REAIS DE MUDANÇAS MELHORES PRA TODOS, NÃO SÓ DA PARTE DELE, MAS TAMBÉM DE TODOS QUE COMPÕEM ESSE NOVO GRUPO DO PT. ESSES SÃO ALGUNS DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA UM BOM POLÍTICO, NÃO ACHA? ADMINISTRAR PRA TODOS E NÃO PRA UM PEQUENO GRUPO. ELES SABEM O QUE É PRECISO SER FEITO E FARÃO COM CERTEZA! O QUE PRECISAM MESMO É DE PESSOAS CORAJOSAS QUE SE ENGAJEM NESSA LUTA JUNTO COM ELES E DO BOM SENSO DA POPULAÇÃO, QUE DEVE APRENDER QUE TODO SERVIÇO OU BENEFÍCIO QUE VEM DA PREFEITURA OU DO GOVERNO FEDERAL É DE NOSSO DIREITO E NÃO UM FAVOR! É ASSIM QUE DEVE SER A VERDADEIRA POLÍTICA! POBREZA MESMO É SABER O QUE ESTÁ ERRADO, CONTINUAR ERRANDO E O PIOR COLABORAR PARA PIORAR ESSA SITUAÇÃO, VOTANDO NESSA FAMÍLIA AÍ SEM COMPROMISSO NENHUM COM A POPULAÇÃO. MUDANÇAS NÃO OCORREM DO DIA PRA NOITE NÃO É MESMO? NADA CONSEGUIREMOS SEM LUTAR!
ResponderExcluirParabenizo a excelente reportagem feito pelo prof. Chiquinho Luiz. Mas não concordo quando, cita que a oposição liderada por Dr. João Pereira esteja desorganizada. Muito pelo contrário, a oposição está organizada, não há ninguém dentro da oposição que seja contra a pré-candidatura de Dr. João Pereira a prefeito. Agora, o que ocorre, é que muita gente quer que o pré-candidato preste serviços que são de responsabilidade do poder público, coisa que não é de responsabilidade de nenhum pré-candidato. Cito ainda, que não há pobreza de nomes para concorrer a prefeitura, pois a nossa pré-candidatura encabeçada por Dr. João Pereira, é um nome novo, uma nova proposta administrativa, diferentemente da que é proposta pela situação, que todos já conhecem sua forma administrativa que é totalmente assistencialista e coronelista, então digo e repito a oposição liderada por Dr. João Pereira está unida e é um nome novo que vai oxigenar a administração municipal.
ResponderExcluirGrato,
Ilden Rocha - Pte. do PMDB
desejo de mudar vota em fortaleza acho k vc está errado desejo de mudar é j. pereira, alem do mais acho que a candidata é marcia, pois a mesma tem mais perfil ou seja conhece melhor o povo.
ResponderExcluirTEXTO BEM SENSATO E REALISTA "NA SUA MAIORIA" SÓ ACHO QUE TEREMOS CHAPA UNICA VAMOS ESPERAR QUE VEREMOS
ResponderExcluirVAMOS POR PARTE:
ResponderExcluir. MUITOS NOMES, CONCORDO MAS PARA SER O VICE DE UM DOS CANDIDATOS
. CHAGAS É VERDADEIRAMENTE A MAIOR LIDERANÇA POLITICA DA CIDADE
. CHAGAS TEM AS MAIORES COM "S" MESMO POSSIBILIDADES DE ELEGER-SE OU ELEGER SEU CANDIDATO ISSO É DE FATO E MUITO NOTORIO NADA DE NOVO
. O GRUPO É ORGANIZADO, TEM LIDERANÇA E PRINCÍPIO, TB NADA DE NOVO
. POUCOS DA OPOSIÇÃO ATUAL SAIRAM REVOLTADOS COM JOÃO E OS QUE SAIRAM "ALGUNS" AINDA ASSIM VOTAM EM CHAGAS OU SEU CANDIDATO
. A MAIOR DIFERENÇA ALEM DA ORGANIZAÇÃO SÃO OS VOTOS ISSO SIM
. ADVERSARIO DE PESO NA CAMPANHA, HA ISSO NÃO TEM COMO ACONTECER, NÃO NESSA AGORA "2012" , E VC OU A GRANDE MAIORIA SABE DISSO, PODE ATÉ FINGIR MAS QUE SABEM ISSO SABEM, NO FUNDO NO FUNDO SABEM SÓ ESCONDEM
GRANDE POST CHIQUINHO, SÓ PODERIA VIR DE ALGUEM SÉRIO, CAPACITADO, CLARO REALISTA E CONHECEDOR DO ATUAL MOMENTO POLITICO DA NOSSA CIDADE.
MEUS PARABÉNS.
OH ANÔNIMO COMO VC É DESINFORMADO, POIS TANTO MÁRCIA QUANTO O RESTANTE DO PESSOAL DO PT, CONHECEM BEM A REALIDADE DE BOA PARTE DESSE POVO. NÃO É PRECISO ANDAR MUITO NO MUNICÍPIO PARA CONHECER AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS EM Q VIVE BOA PARTE DESSA POPULAÇÃO. BASTA OLHARMOS AO NOSSO REDOR E CONSTATAMOS ESSA PRECARIEDADE: FALTA DE MÉDICOS E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS, POSTOS DE SAÚDE FECHADOS FALTANDO MATERIAIS E MÉDICOS PARA SEU FUNCIONAMENTO, AS ESCOLAS SUCATEADAS CORRENDO O RISCO DE FECHAMENTO DE ALGUMAS, A COMEÇAR POR ESTE ANO POR CAUSA DO DESCASO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA COM OS ALUNOS, SUAS FAMÍLIAS E PROFESSORES, POIS OS MESMOS NÃO SÃO OUVIDOS, ENTRE OUTROS INÚMEROS PROBLEMAS. E EM QUALQUER LOCAL QUE SE CHEGA, AS RECLAMAÇÕES DO POVO SÃO ESSAS MESMAS.
ResponderExcluir-ONDE TÁ O TRABALHO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO FEITO PARA O POVO?
-FALANDO EM SAÚDE, A SECRETARIA DE SAÚDE DEVERIA EXPLICAR PARA O POVO, PORQUE PERDERAM A VERBA DO PSF-PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
-O POVO QUER SABER PQ NÃO TEM MÉDICOS NAS COMUNIDADES E QUANDO VEM AO POSTO DE SAÚDE DAQUI DA CIDADE PLANEJANDO PEGAR UMA FICHA, QUASE NUNCA ENCONTRA . HÁ INÚMERAS PESSOAS DOENTES NESSAS COMUNIDADES, NECESSITANDO DE CONSULTAS, REMÉDIOS, MAS NÃO CONSEGUEM SEQUER PEGAR UMA FICHA...COMO FICA A SAÚDE DESSE POVO? ESTA GESTÃO TÁ MESMO É UM CAOS! ASSUMAM ISSO!
RESPOSTAS...
Esta postagem foi muito injusta com 3 pessoas que merecem o respeito do povo de São Pedro que são Doutor João Pereira, Fortaleza e Dona Graça. Dizer que eles são pobres opções foi uma crueldade, prezado Chiquinho. A opinião é sua, mas tá bom de vc rever os seus conceitos. Que vc tem sua opção política é uma coisa, mas se lembre da responsabilidade que vc tem aqui como formador de opinião.
ResponderExcluirObrigado pela colocação prezado leitor. Inclusive seria muito bom que se identificasse. Gostaria de colocar que não tive a intenção de denegrir ninguém. Quando falei de "pobres opções" não quis retirar os seus valores, como também não me restringi a eles. Não tenho uma preferência política. Quero o melhor para mim e para a sociedade de São Pedro, e tenho uma opinião particular de que não temos uma opção com características de mudança que queremos, em nenhum dos grupos. Isso pode mudar quando alguém provar sua competência e terei prazer em colocar aqui no blog que me equivoquei. Quanto aos três citados pelo amigo posso dizer que: Fortaleza é meu amigo e sabe minha opinião sobre seu potencial; Seu João Pereira é um homem que tenho pouco contato, mas merece todo o meu respeito; e Dona Graça, tenho minhas restrições quanto ao seu potencial e não falei nenhuma inverdade sobre ela. Meu comentário foi sobre a política e continuo achando que estamos pobres, mas torço fervorosamente que me provem o contrário. Grande abraço e continue participando e contribuindo.
ResponderExcluir