segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANO NOVO NA CHINA

Procissões e festas prestam homenagens à chegada do Ano Novo chinês, comemorado nesta segunda-feira em todo o mundo. Segundo o horóscopo oriental, a data marca o início do ano do dragão, considerado o melhor animal do zodíaco do país.
Em Pequim, há diversas comemorações: a dança do amor; uso de trajes da Dinastia Qing (1644-1911) e cerimônia de adoração em Tiantan Park ou Templo do Céu, em Pequim. Além disso, o comércio aproveita para aumentar as vendas com símbolos do dragão para comemorar a chegada do novo ano.
Assim como a comemoração natalina, o Ano Novo também é um evento que reúne a família. Durante o feriado prolongado, aeroportos, estações de trem e rodoviárias da China recebem uma grande quantidade de passageiros, evento que recebe o nome de Transporte da Primavera.
Símbolo do Ano Novo Chinês
Em 2011, o dragão é o símbolo do Ano Novo chinês. Segundo a mitologia chinesa, ele foi um dos quatro animais sagrados convocados por Deus.
O dragão chinês é diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e outras características.
O animal representa a energia do fogo e permite o nascimento do novo. Para a tradição chinesa, ele simboliza a transformação e a sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.