quarta-feira, 13 de março de 2013

MÃE AFIRMA QUE CONSULTA OS FILHOS "À PRESTAÇÃO"


Uma mãe daqui de São Pedro foi até a escola onde um de seus cinco filhos estuda para justificar a ausência da criança em sala de aula. Segundo relatou a mãe, seus cinco filhos estão doentes, com sintomas de febre, dores de garganta e cabeça, além de vômito.
Ela foi até a unidade de saúde da cidade e tentou marcar uma consulta para os filhos, porém foi informada que não é permitido fornecer mais de uma "ficha" por residência. Dessa forma, a mãe levou um filho na segunda-feira, outro na terça e levaria outro hoje, quarta-feira. Mas foi logo informada que hoje não pode pois é o dia das gestantes.
Sem saber o que fazer, a senhora ainda tentou que o médico fornecesse os atestados médicos para justificar a falta dos filhos na escola. Mais uma vez, a mãe ficou frustrada, pois o médico alegou, com razão, que não poderia dar o atestado, já que não consultou as outras crianças.
Este fato mostra a falta de humanização no atendimento das pessoas na área da saúde, não só aqui como em todo o Brasil. Os governos sempre citam a humanização como uma prioridade, porém o cidadão não recebe o atendimento à altura.

5 comentários:

  1. Cadê o pronunciamento da nossa secretária de saúde ??
    Queria vê se isso fosse na família "deles", aí sim o negócio funcionava!

    ResponderExcluir
  2. Pode crê, vamos colocar esse povo pra trabalhar até o final do expediente!! Só aí mesmo pra médico e enfermeiro trabalhar até 15h da tarde... Por isso é essa agonia de acabar logo com as fichas, daí dão essa desculpa pelo não atendimento de mais de um parente na família !!

    Essa vista grossa da falta de humanização ocorre pq a administração é pública e desorganizada, se fosse privado, neguinho trabalhava até o FINAL DO EXPEDIENTE !

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Estou vindo aqui para dar alguns esclarecimentos sobre a minha conduta como gestora. Bem, eu acho que é muito fácil falar e criticar quem está de fora, muitos pensam que o meu trabalho se resume apenas em dar conta daquele posto de saúde, quando na verdade é muuuuito além disso, não queiram saber da burocracia que é imposta a nós gestores e a responsabilidade que temos que assumir. Nós temos programas para alimentar, nós temos que ir em busca de recursos (porque n pensem que para vim dinheiro do ministério da saúde é rápido e prático não, tudo tem que ser muito bem legalizado e mediante elaboração de projetos e todo o gasto que nós temos tem que ser justificado).

    Se uma consulta demora a ser marcada, é culpa da secretaria de saúde, se um exame demora a ser marcado é culpa da secretaria se saúde... só que as coisas não funcionam desse jeito, existe um pactuação que é realizada com outros municípios para que eles nos forneçam os serviços que nós não temos, e se eles não realizarem??? São Paulo do Potengi ainda não realizou os exames que pacturam com a gnt, que segundo a Secretária Dailva, estavam em processo de licitação (depois de muita cobrança e ligações da minha parte, os exames serão marcados a partir do dia 20 deste mês). Natal, outro município que temos pactuação, no começo do ano não estava realizando nenhum exame e nenhuma consulta para nós porque a prefeitura de Natal não pagou o sistema que realiza marcação de consultas (para marcarmos qualquer tipo de procedimento em Natal somos obrigados a faze-lo por um sistema e não existe outra forma). Exames de alta complexidade como tomografia computadorizada e ressonância magnética também são marcados por outro sistema, a gente cadastra o paciente no mesmo e ainda temos que esperar que uma médica lá autorize o exame. Mas tudo isso é culta da secretatia de saúde aos olhos do povo. Sem contar também, que o SUS só nos permite marcar uma quantia determinada de consulta por mês. Ex: Temos direito a apenas 5 cirurgias de catarata no mês que São realizadas/pactuadas em Santa Cruz, e a fila de pacientes é enorme, fora que vão 5 pacientes fazer a cirurgia do primeiro olho esse mês e no proximo mês vão os mesmos 5 fazer o segundo olho, e só depois que posso colocar outros outros 5 novos. Isso tudo é um absurdo??? É sim, mas vai muito além de mim, a culpa é do sistema que não funciona como deveria.

    ResponderExcluir
  4. (cont)
    Existe, para quem não sabe, um número máximo de consultas que o médico deve fazer e, mesmo que não houvesse, infelizmente, não temos como atender a todos e acaba que ficamos em uma situação muito difícil principalmente quando temos uma fila de pessoas querendo ficha. O que aconteceria se eu tenho 15 fichas para entregar e uma pessoa tirasse 5 fichas para a mesma casa??? Tenham noção da quantidade de reclamações que eu teria??? Não tô justificando os nossos erros, mas quero que vocês também tenham bom senso, porque essa mãe da qual fala poderia ter conversado comigo (pq estou aberta a qualquer) que com toda certeza tentaria contornar essa situação, mesmo que eu não conseguisse fazer o médico atender a todos os filhos dela, teria encaminhado à enfermeira, pq para a escola a declaração dada por esta profissional de que a criança está doente também é válida. E é importante lebrar aqui que enfermeiros sabem avaliar um paciente e também sabem medicar, só que infelizmente, para a maioria dos pacientes só é válida uma consulta que é feita pelo médico. Eu já escutei inúmeras vezes que se for para ter visita domiciliar feita só pelo enfermeiro, eles não querem e gente, não tem nenhum profissional melhor do que o enfermeiro para dar orientações do que cuidados básicos, não tem profissional melhor do que o enfermeiro para dar uma orientação com relação a feridas.

    Dr. Campos atende, na quarta feira, apenas gestantes e urgências, mas isso acontece para dar melhor assistência a essa mulher, até porque, uma consulta de pré-natal é muito mais demorada. E pode perguntar a qualquer gestante se não houve melhora das consultas do ano passado pra cá. Dr. Pablo também atende nas quatas, mas s mesmo adoeceu e não compareceu ao serviço hoje e só lembrando, os profissionais de saúde também adoecem.

    E não, quando eu vou a uma consulta particular, o médico não atende também o meu pai e a minha mãe e nem as minhas irmãs. Há, só pra ficar claro, passo um mês, dois meses ou mais para conseguir uma consulta particular e, ainda, quando vou para consulta fico esperando duas horas, três horas ou mais para ser atendida. Desculpem a ironia, mas ninguém vê o meu lado, quando vários pacientes chegam no posto querendo ser atendido naquela hora, exigindo que sejam atendido. Ninguém vê o meu lado quando chega alguém que caiu em casa há 5 dias atrás e tá com dor no braço e quer ser atendido ás 9h da manhã sem ficha. Ninguém vê que eu coloquei um médico na segunda-feira lá no posto só pra atender a demanda que vem do sítio que não teve como chegar mais cedo para pegar ficha. Ninguém vê a dificuldade que tenho para conseguir um médico pra trabalhar dois dias e meio e sair as 15h da tarde, quem dirá um que trabalhe a semana todo e até o fim do dia. São Paulo do Potengi está com um defcit de 5 médicos na Estratégia de Saúde da Família e assim também ocorre em muitos outros municípios e vcs pensam que o Governo Federal quer mandar mais recurso pra contornar essa situação??!!

    Olha, estou tentando melhorar o nosso serviço, só que isso não acontece da noite para dia. O hospital que passou anos fechado, está engatinhando para abrir de vez as suas portas. Estou tentando trazer outros serviços para o município como a abertura do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com fisioterapeuta, psicólogo para a comunidade entre outros, mas isso também não depende só do meu querer e também não acontecerá na proxima semana.

    O que eu tenho a dizer é estou tentando melhorar o nosso serviço, só quero que entendam que não é fácil e que nem vai acontecer da noite para o dia! Estou aberta a dar qualquer tipo de informação e podem me procurar pessoalmente que darei todas as informções que desejarem.

    Agradeço pela atenção

    Carina Leite Chaves
    Secretária de Saúde

    ResponderExcluir
  5. Cara Secretária eu entendo todas as suas dificuldades, porem a pasta da saúde não pode esbarrar nos obstáculos pois trabalha-se com uma coisa chamada urgência e emergência -a vida do outro- se a burocracia está travando algumas coisas busque auxiliares, por exemplo busque um diretor para a unidade de saúde que tenha autonomia para resolver pequenos problemas que venham a surgir como esse. Não centralize tudo em torno da Secretaria de saúde, pois, terá tempo para se dedicar a burocracia, a respeito de alimentar sistema isso não é função da Secretária e sim deve ter um funcionário devidamente capacitado para fazer. Agora acredito que não cabe a quem tag fora da gestão a orientar a forma correta de administra uma pasta importante como a da saúde. Outra coisa já está na hora dos profissionais da saúde a colocar em pratica as teorias aprendidas em sala de aula e tratar melhor a população... Fica a dica....

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço.