segunda-feira, 12 de maio de 2014

DICAS PARA QUEM DESEJA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O café da manhã é a primeira refeição do dia, sendo importante a presença de alimentos de grupos diferentes, assim como no lanche da tarde também, exemplo: leite ou queijo ou iogurte com pão ou biscoito e fruta.
Procure comer arroz com feijão diariamente. O feijão é um alimento que faz parte do hábito alimentar do brasileiro, que combinado com o arroz, proporciona uma mistura de excelente valor nutritivo.
Prefira carne de boi sem gordura, peixes e aves sem pele.
Aumente o uso de alimentos ricos em fibras, pois elas melhoram o funcionamento intestinal e ajudam a reduzir o colesterol. As fibras estão presentes nas verduras folhosas, nos legumes como quiabo, berinjela, abóbora, vagem, cenoura crua, nas leguminosas como feijões e lentilha, nos cereais integrais e nas frutas.
Procure escolher como sobremesa fruta que forneçam boa quantidade de vitamina C, como laranja, tangerina, acerola, kiwi, goiaba, caju, abacaxi, pois aumenta a absorção do ferro presente no organismo, prevenindo a anemia.
Dê preferência a alimentos crus, cozidos, ensopados, refogados ou grelhados. Evite frituras. Uma família de 4 pessoas deve consumir em torno de 1 lata de óleo por mês
Procure utilizar temperos naturais como alho, cebola, pimentão, salsa, coentro, louro, orégano, hortelã etc. Evite temperos prontos como os caldos de carne, de galinha, shoyo, ketchup e produtos que acentuem o sabor, pois são ricos em sódio.
É importante não substituir o almoço e jantar por lanches, pois não são suficientes para atingir as necessidades diárias de vitaminas e minerais e podem ser mais calóricos.
•Aproveite para consumir as verduras, os legumes e as frutas da época, pois são mais nutritivos, saborosos e baratos.
•Utilize alimentos frescos, evite os industrializados principalmente os enlatados, as sopas de pacote, as conservas, os defumados, os embutidos como salsicha, linguiça etc.
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia, assim como outros líquidos: sucos, refrescos ou chás naturais, evitando beber durante as refeições.
Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes

Arthur Emanoel da Silva
Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro/RN
E Colaborador da Coluna Saúde e Nutrição do Blog Atualidade SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é o seu espaço.